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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Estratégias de conservação ambiental

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre as principais estratégias de conservação da biodiversidade adotadas pelo governo brasileiro.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Nery

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano de uma sequência didática de cinco planos sobre a preservação da biodiversidade e as unidades de conservação. Nesta aula vamos abordar os diferentes tipos de unidades de conservação para identificar as estratégias governamentais em prol da biodiversidade.

Materiais necessários para a aula: datashow para exibição destes slides e o seguinte material impresso . Na falta de datashow o professor pode imprimir estes slides para auxiliá-lo durante a aula. Imprima o material com antecedência, um para cada equipe é suficiente.

Informações relevantes sobre o histórico de conservação bem como sobre as atuais estratégias de conservação no Brasil podem ser encontradas no artigo de Rylands e Brandon: Unidades de conservação brasileiras, disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s2017/Biogeografia/Resumo_7_Unidades_de_Conservacao_Brasileiras.pdf. Já informações sobre as diferenças entre as categorias de unidades de conservação podem ser adquiridas por meio do dicionário ambiental do site “O Eco”, disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/>.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com a turma para extrair deles o que sabem e pensam sobre conservação ambiental. Pergunte se eles já visitaram algum parque ou reserva ambiental e se eles conhecem a importância dessas áreas. Esse é o momento de extrair deles os conhecimentos adquiridos na prática social cotidiana.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide e peça que eles relacionem as duas imagens. Pergunte o que aconteceu com Rondônia nas últimas décadas. Qual terá sido a causa? Se você tiver exibido o plano anterior desta sequência, relembre os valores atribuídos a biodiversidade, tanto o valor econômico e quanto o valor intrínseco das espécies.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e ouça os conhecimentos prévios deles a esse respeito.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes. Diga que eles vão fazer o papel de gestores ambientais de alto escalão com poder de criar áreas de conservação. Você precisa disponibilizar para as equipes um mapa e o texto de apoio disponíveis aqui . O ideal é você baixar um mapa do seu estado ou da sua cidade para os estudantes observarem as áreas verdes existentes e pensarem em estratégias de conservação para cada uma delas. Para enriquecer a proposta, coloque informações sobre locais com presença de povos indígenas ou outras comunidades tradicionais, bem como sobre presença de nascentes, de espécies endêmicas, etc. Porém, se você não tiver tempo ou meios para baixar o mapa (o Google Earth e o Google Maps são ideais para isso), você pode usar o próprio mapa de Rondônia mostrado na contextualização e disponível após o texto de apoio no link indicado acima.

A seguir, instruções para você passar aos estudantes.

  • Leia o texto sobre os diferentes tipos de áreas de preservação, destaque as características de cada uma.
  • Discuta com a sua equipe qual a importância das unidades de conservação ambiental.
  • Segundo o texto, há dois objetivos principais que orientam em qual categoria a área protegida se encaixa. Que objetivos são esses?
  • O que são corredores ecológicos e qual a sua importância?
  • O que são áreas tampão e qual a sua importância
  • Faça a demarcação das unidades de conservação no mapa disponibilizado pelo professor. Mais tarde você terá que justificar suas escolhas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as instruções do slide para a turma e verifique se ficou alguma dúvida.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Cada equipe deve apresentar o mapa construído, falando sobre as estratégias de conservação escolhidas. Elas devem explicar as diferenças entre os tipos de unidades de conservação que colocaram no mapa. Após essa exposição, faça uma demarcação das unidades de conservação de maneira coletiva, a partir das opiniões já expostas sobre as áreas verdes remanescentes. Faça a demarcação escrevendo com o pincel sobre a imagem do mapa projetada no quadro branco. Lembre-se de incluir reservas com o papel de áreas tampão e de corredores ecológicos, caso os estudantes não tenham lembrado.

ATENÇÃO: é importante comentar que a criação de unidades de conservação, na prática, segue um longo caminho burocrático que envolve muitas pesquisas sobre a biodiversidade local, o uso dos recursos pelas comunidades, reuniões com autoridades, consultas públicas entre outras etapas, até a consolidação e implantação da unidade de conservação de fato. Outro fato importante a se comentar é sobre as reservas indígenas que, devido a sua grande extensão, prestam um enorme serviço a preservação da biodiversidade brasileira.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano de uma sequência didática de cinco planos sobre a preservação da biodiversidade e as unidades de conservação. Nesta aula vamos abordar os diferentes tipos de unidades de conservação para identificar as estratégias governamentais em prol da biodiversidade.

Materiais necessários para a aula: datashow para exibição destes slides e o seguinte material impresso . Na falta de datashow o professor pode imprimir estes slides para auxiliá-lo durante a aula. Imprima o material com antecedência, um para cada equipe é suficiente.

Informações relevantes sobre o histórico de conservação bem como sobre as atuais estratégias de conservação no Brasil podem ser encontradas no artigo de Rylands e Brandon: Unidades de conservação brasileiras, disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s2017/Biogeografia/Resumo_7_Unidades_de_Conservacao_Brasileiras.pdf. Já informações sobre as diferenças entre as categorias de unidades de conservação podem ser adquiridas por meio do dicionário ambiental do site “O Eco”, disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com a turma para extrair deles o que sabem e pensam sobre conservação ambiental. Pergunte se eles já visitaram algum parque ou reserva ambiental e se eles conhecem a importância dessas áreas. Esse é o momento de extrair deles os conhecimentos adquiridos na prática social cotidiana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide e peça que eles relacionem as duas imagens. Pergunte o que aconteceu com Rondônia nas últimas décadas. Qual terá sido a causa? Se você tiver exibido o plano anterior desta sequência, relembre os valores atribuídos a biodiversidade, tanto o valor econômico e quanto o valor intrínseco das espécies.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e ouça os conhecimentos prévios deles a esse respeito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes. Diga que eles vão fazer o papel de gestores ambientais de alto escalão com poder de criar áreas de conservação. Você precisa disponibilizar para as equipes um mapa e o texto de apoio disponíveis aqui . O ideal é você baixar um mapa do seu estado ou da sua cidade para os estudantes observarem as áreas verdes existentes e pensarem em estratégias de conservação para cada uma delas. Para enriquecer a proposta, coloque informações sobre locais com presença de povos indígenas ou outras comunidades tradicionais, bem como sobre presença de nascentes, de espécies endêmicas, etc. Porém, se você não tiver tempo ou meios para baixar o mapa (o Google Earth e o Google Maps são ideais para isso), você pode usar o próprio mapa de Rondônia mostrado na contextualização e disponível após o texto de apoio no link indicado acima.

A seguir, instruções para você passar aos estudantes.

  • Leia o texto sobre os diferentes tipos de áreas de preservação, destaque as características de cada uma.
  • Discuta com a sua equipe qual a importância das unidades de conservação ambiental.
  • Segundo o texto, há dois objetivos principais que orientam em qual categoria a área protegida se encaixa. Que objetivos são esses?
  • O que são corredores ecológicos e qual a sua importância?
  • O que são áreas tampão e qual a sua importância
  • Faça a demarcação das unidades de conservação no mapa disponibilizado pelo professor. Mais tarde você terá que justificar suas escolhas.
Slide Plano Aula

Orientações: Leia as instruções do slide para a turma e verifique se ficou alguma dúvida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Cada equipe deve apresentar o mapa construído, falando sobre as estratégias de conservação escolhidas. Elas devem explicar as diferenças entre os tipos de unidades de conservação que colocaram no mapa. Após essa exposição, faça uma demarcação das unidades de conservação de maneira coletiva, a partir das opiniões já expostas sobre as áreas verdes remanescentes. Faça a demarcação escrevendo com o pincel sobre a imagem do mapa projetada no quadro branco. Lembre-se de incluir reservas com o papel de áreas tampão e de corredores ecológicos, caso os estudantes não tenham lembrado.

ATENÇÃO: é importante comentar que a criação de unidades de conservação, na prática, segue um longo caminho burocrático que envolve muitas pesquisas sobre a biodiversidade local, o uso dos recursos pelas comunidades, reuniões com autoridades, consultas públicas entre outras etapas, até a consolidação e implantação da unidade de conservação de fato. Outro fato importante a se comentar é sobre as reservas indígenas que, devido a sua grande extensão, prestam um enorme serviço a preservação da biodiversidade brasileira.

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