Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf
Material Necessário para a seção mão na massa, por equipe:
- Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
- Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
- Ambiente que possa ser escurecido;
- Pedaço de arame rígido;
- Lanterna;
- Palito de dente;
- Massa de modelar
- Canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
Sabemos que a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Quais são as principais consequências de uma iluminação desigual da superfície terrestre? O que marca o início de cada estação do ano?
Apresentar o objetivo da aula: descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Agradeça a participação da turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.
Será que o solstício e o equinócio são fenômenos importantes para o clima da Terra?
Qual é a importância das estações do ano?
Esta iluminação desigual da Terra ao longo do ano permite a alternância de frio e calor, períodos de cheia e de seca, períodos de ventos intensos e períodos abafados, contribuindo muito para o equilíbrio climático e o ciclo de vida da fauna e da flora, além da manutenção da diversidade de espécies na superfície terrestre.
Agradeça a participação da turma.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:
As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério.
Agradeça a participação da turma.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:
- Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
- Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
- Ambiente que possa ser escurecido;
- Pedaço de arame rígido;
- Lanterna;
- Palito de dente;
- Massa de modelar
- Canetinha.
- Utilizar o arame rígido para abrir o caminho pelo centro da bolinha de isopor (cuidados: alerte ao grupo para fazer isso devagar e com atenção, protegendo sua outra mão para não se machucar);
- A seguir, atravesse o palito de dente pelo centro da bolinha de isopor;
- A bolinha de isopor representa a Terra e o palito, seu eixo de rotação imaginário. Usando a canetinha, desenhe a linha do Equador. Marque a letra N para o Hemisfério Norte e a letra S para o Hemisfério Sul;
- Coloque a massa de modelar sobre o centro do papelão e fixe o palito de dente nela. O palito deve ficar inclinado, como o eixo de rotação terrestre. Conforme a figura acima. Coloque essa montagem sobre a mesa;
- Acenda a lanterna e escureça o ambiente;
- Posicione a lanterna e a bola das quatro maneiras mostradas na figura anterior;
- Discuta com seus colegas o que foi possível observar no experimento feito.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Contextualizar para o aluno que os fatores mais importantes para o conceito, que são: a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Basta para isso observarmos que há períodos do ano em que os dias são mais longo e as noites mais curtas e períodos do ano em que as noites são mais longas e os dias mais curtos. Este percepção é maior nas regiões mais ao sul e ao norte da Terra, na região próxima à linha do Equador não é tão perceptível este fenômeno.
As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério. Veja a tabela a seguir com as datas:
Data do ano No hemisfério Sul No hemisfério Norte
Entre 20 e 21
de março Equinócio de outono Equinócio de primaveraEntre 22 e 23
de junho Solstício de inverno Solstício de verãoEntre 22 e 23
de setembro Equinócio de primavera Equinócio de outono
Entre 22 e 23
de dezembro Solstício de verão Solstício de inverno
As equipes devem se reunir para discutir a relação entre o movimento de translação da Terra e os fenômenos do solstício e do equinócio e construir um documento colaborativo listando as suas principais características.
Caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:
- Será que o experimento foi iluminado igualmente pela a luz da lanterna?
- Esta diferença de iluminação dependendo do movimento de translação da Terra caracteriza o quê?
- Qual é a importância das estações do ano? Por quê?
O experimento mostrou uma iluminação desigual ao longo da elipse que representa a trajetória do movimento de translação da Terra em torno do Sol. Esta diferença de iluminação é responsável pela formação das estações do ano e consequentemente pelo ciclo de abastecimento das águas, frio e calor, etc., característica de cada estação do ano. E o início das estações são marcados pelo equinócio e o solstício. Sendo, portanto, as estações do ano muito importantes para a diversidade da vida e os ciclos de equilíbrio entre frio e calor, períodos de vento e períodos abafados, etc.