14330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Solstício e equinócio

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM

http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf

Material Necessário para a seção mão na massa, por equipe:

  • Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
  • Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
  • Ambiente que possa ser escurecido;
  • Pedaço de arame rígido;
  • Lanterna;
  • Palito de dente;
  • Massa de modelar
  • Canetinha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

Sabemos que a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Quais são as principais consequências de uma iluminação desigual da superfície terrestre? O que marca o início de cada estação do ano?

Apresentar o objetivo da aula: descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.

Agradeça a participação da turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.

Será que o solstício e o equinócio são fenômenos importantes para o clima da Terra?

Qual é a importância das estações do ano?

Esta iluminação desigual da Terra ao longo do ano permite a alternância de frio e calor, períodos de cheia e de seca, períodos de ventos intensos e períodos abafados, contribuindo muito para o equilíbrio climático e o ciclo de vida da fauna e da flora, além da manutenção da diversidade de espécies na superfície terrestre.

Agradeça a participação da turma.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:

As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério.

Agradeça a participação da turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:

  • Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
  • Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
  • Ambiente que possa ser escurecido;
  • Pedaço de arame rígido;
  • Lanterna;
  • Palito de dente;
  • Massa de modelar
  • Canetinha.

  • Utilizar o arame rígido para abrir o caminho pelo centro da bolinha de isopor (cuidados: alerte ao grupo para fazer isso devagar e com atenção, protegendo sua outra mão para não se machucar);
  • A seguir, atravesse o palito de dente pelo centro da bolinha de isopor;
  • A bolinha de isopor representa a Terra e o palito, seu eixo de rotação imaginário. Usando a canetinha, desenhe a linha do Equador. Marque a letra N para o Hemisfério Norte e a letra S para o Hemisfério Sul;
  • Coloque a massa de modelar sobre o centro do papelão e fixe o palito de dente nela. O palito deve ficar inclinado, como o eixo de rotação terrestre. Conforme a figura acima. Coloque essa montagem sobre a mesa;
  • Acenda a lanterna e escureça o ambiente;
  • Posicione a lanterna e a bola das quatro maneiras mostradas na figura anterior;
  • Discuta com seus colegas o que foi possível observar no experimento feito.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizar para o aluno que os fatores mais importantes para o conceito, que são: a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Basta para isso observarmos que há períodos do ano em que os dias são mais longo e as noites mais curtas e períodos do ano em que as noites são mais longas e os dias mais curtos. Este percepção é maior nas regiões mais ao sul e ao norte da Terra, na região próxima à linha do Equador não é tão perceptível este fenômeno.

As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério. Veja a tabela a seguir com as datas:

Data do ano No hemisfério Sul No hemisfério Norte
Entre 20 e 21

de março Equinócio de outono Equinócio de primaveraEntre 22 e 23

de junho Solstício de inverno Solstício de verãoEntre 22 e 23

de setembro Equinócio de primavera Equinócio de outono
Entre 22 e 23

de dezembro Solstício de verão Solstício de inverno

As equipes devem se reunir para discutir a relação entre o movimento de translação da Terra e os fenômenos do solstício e do equinócio e construir um documento colaborativo listando as suas principais características.

Caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:

  • Será que o experimento foi iluminado igualmente pela a luz da lanterna?
  • Esta diferença de iluminação dependendo do movimento de translação da Terra caracteriza o quê?
  • Qual é a importância das estações do ano? Por quê?

O experimento mostrou uma iluminação desigual ao longo da elipse que representa a trajetória do movimento de translação da Terra em torno do Sol. Esta diferença de iluminação é responsável pela formação das estações do ano e consequentemente pelo ciclo de abastecimento das águas, frio e calor, etc., característica de cada estação do ano. E o início das estações são marcados pelo equinócio e o solstício. Sendo, portanto, as estações do ano muito importantes para a diversidade da vida e os ciclos de equilíbrio entre frio e calor, períodos de vento e períodos abafados, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM

http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf

Material Necessário para a seção mão na massa, por equipe:

  • Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
  • Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
  • Ambiente que possa ser escurecido;
  • Pedaço de arame rígido;
  • Lanterna;
  • Palito de dente;
  • Massa de modelar
  • Canetinha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

Sabemos que a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Quais são as principais consequências de uma iluminação desigual da superfície terrestre? O que marca o início de cada estação do ano?

Apresentar o objetivo da aula: descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.

Será que o solstício e o equinócio são fenômenos importantes para o clima da Terra?

Qual é a importância das estações do ano?

Esta iluminação desigual da Terra ao longo do ano permite a alternância de frio e calor, períodos de cheia e de seca, períodos de ventos intensos e períodos abafados, contribuindo muito para o equilíbrio climático e o ciclo de vida da fauna e da flora, além da manutenção da diversidade de espécies na superfície terrestre.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:

As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:

  • Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
  • Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
  • Ambiente que possa ser escurecido;
  • Pedaço de arame rígido;
  • Lanterna;
  • Palito de dente;
  • Massa de modelar
  • Canetinha.

  • Utilizar o arame rígido para abrir o caminho pelo centro da bolinha de isopor (cuidados: alerte ao grupo para fazer isso devagar e com atenção, protegendo sua outra mão para não se machucar);
  • A seguir, atravesse o palito de dente pelo centro da bolinha de isopor;
  • A bolinha de isopor representa a Terra e o palito, seu eixo de rotação imaginário. Usando a canetinha, desenhe a linha do Equador. Marque a letra N para o Hemisfério Norte e a letra S para o Hemisfério Sul;
  • Coloque a massa de modelar sobre o centro do papelão e fixe o palito de dente nela. O palito deve ficar inclinado, como o eixo de rotação terrestre. Conforme a figura acima. Coloque essa montagem sobre a mesa;
  • Acenda a lanterna e escureça o ambiente;
  • Posicione a lanterna e a bola das quatro maneiras mostradas na figura anterior;
  • Discuta com seus colegas o que foi possível observar no experimento feito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizar para o aluno que os fatores mais importantes para o conceito, que são: a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Basta para isso observarmos que há períodos do ano em que os dias são mais longo e as noites mais curtas e períodos do ano em que as noites são mais longas e os dias mais curtos. Este percepção é maior nas regiões mais ao sul e ao norte da Terra, na região próxima à linha do Equador não é tão perceptível este fenômeno.

As estações do ano são muito importantes para a o equilíbrio climática e consequentemente a manutenção da diversidade da vida na Terra. O evento que marca a chegada das estações do ano são o solstício e o equinócio. Tanto o solstício quanto o equinócio, ocorrem duas vezes ao ano em cada hemisfério. Veja a tabela a seguir com as datas:

Data do ano No hemisfério Sul No hemisfério Norte
Entre 20 e 21

de março Equinócio de outono Equinócio de primaveraEntre 22 e 23

de junho Solstício de inverno Solstício de verãoEntre 22 e 23

de setembro Equinócio de primavera Equinócio de outono
Entre 22 e 23

de dezembro Solstício de verão Solstício de inverno

As equipes devem se reunir para discutir a relação entre o movimento de translação da Terra e os fenômenos do solstício e do equinócio e construir um documento colaborativo listando as suas principais características.

Caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:

  • Será que o experimento foi iluminado igualmente pela a luz da lanterna?
  • Esta diferença de iluminação dependendo do movimento de translação da Terra caracteriza o quê?
  • Qual é a importância das estações do ano? Por quê?

O experimento mostrou uma iluminação desigual ao longo da elipse que representa a trajetória do movimento de translação da Terra em torno do Sol. Esta diferença de iluminação é responsável pela formação das estações do ano e consequentemente pelo ciclo de abastecimento das águas, frio e calor, etc., característica de cada estação do ano. E o início das estações são marcados pelo equinócio e o solstício. Sendo, portanto, as estações do ano muito importantes para a diversidade da vida e os ciclos de equilíbrio entre frio e calor, períodos de vento e períodos abafados, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano