14303
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar a redução dos impactos que as atividades humanas causam ao ambiente.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o quinto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME04.

A proposta dessa aula é propor uma trilha que leve o aluno a avaliar as necessidades de adquirir bens e serviços pautados pelo conhecimento de tudo o que está implícito na produção dos mesmos e, a partir desses dados, sejam capazes de pensar o significado da expressão “consumo consciente” e de fazer escolhas com a preocupação de diminuir o impacto negativo ao ambiente natural e social. A ideia é que reflitam sobre os aspectos que minimizem o uso de recursos naturais, seja na redução do consumo de água e energia elétrica nos processos produtivos, seja para pensar nos descartes e destinos à reciclagem, buscando contribuir na formação de um aluno mais consciente que planeje as suas compras para economizar energia e reduzir o volume do lixo.

É importante, professor, lembrar que quando falamos em ambiente não estamos falando apenas da Natureza, mas também considerando os ambientes urbanos, que em nosso país são, em geral, desprovidos de árvores e parques, e do ambientes social, que impacta imediatamente na vida das pessoas, como exploração do trabalho infantil, condições de trabalho de semi-escravidão etc.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete ou distribua cópias do slide e leia-o com a turma.

Para ajudá-los a expressar mais sentido, incentive-os a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, consciência social e impacto negativo às próximas gerações, de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Esta aula visa mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para a Atividade 1, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, ou organize pelo menos quatro computadores para que todos os alunos possam assistir ao filme. O link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10 filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018).

Em seguida, promova uma roda de conversa com os alunos, questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às próximas gerações etc.

Use essa oportunidade para motivá-los na busca de novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo, incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc.

Com as respostas que os alunos registraram, é possível perceber as relações que eles têm com os componentes do ambiente (natural e social) e reconhecer que o seu dia a dia tem grande capacidade de interferência, tanto na Natureza quanto na vida de milhões de pessoas, muitas vezes pessoas que vivem muito distante de nós, em outras cidades ou países.

Para esse momento da aula reserve 10 minutos, providencie um cronômetro para a marcação do tempo.

Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da Atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique a Atividade 2 lendo as informações, ou projete o slide. Cada grupo terá o desafio de projetar e confeccionar uma ecobag utilizando apenas tecido e amarrações, sem costura, sem linha ou sem acessórios. Disponibilize diferentes tipos de tecidos e barbante em uma mesa para que cada grupo pegue o material necessário. Você também pode pedir que os alunos tragam diferentes tecidos de casa, com uma semana de antecedência.

A proposta de realizar esse tipo de atividade é enfatizar o compartilhamento de conhecimentos e postura dos alunos perante a desafios. A habilidade de executar um projeto com problemas reais, interliga disciplinas e estabelece foco na integração, motivação, tudo feito em grupo. A atividade permite que os alunos entendam a problemática com base em situações cotidianas, busca a solução de problemas enquanto praticam as etapas, cria-se repertório que possibilita a compreensão da consciência ambiental e o papel de cada um no mundo de hoje.

Para esta parte da atividade reserve 20 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem as sacolas confeccionadas por eles. Permita que troquem ideias e observem como cada grupo fez a sua sacola. Pergunte a eles como podem verificar qual sacola é mais resistente. Projete o slide, se achar necessário, e permita que façam o teste.

Pergunte a eles qual é a relação entre o desafio da sacola e a questão disparadora. É provável que eles respondam que reaproveitaram tecidos usados para fabricar uma sacola mais duradoura e que com ela podem substituir o uso de sacolas plásticas.

Você pode instigar os alunos a pensarem em uma exposição das sacolas produzidas para que toda a escola se inspire e aprenda com eles. Você pode também propor que, para cada um dos vídeos da série Consciente Coletivo, eles produzam textos, desenhos ou vídeos para compartilhar com a turma. Ou que eles mesmos pensem em novos desafios que possam ser propostos para toda a comunidade escolar, incluindo suas famílias. A frase coletiva pode ser usada como ponto de partida para dar continuidade a este tema através da criação de um mural/painel na escola. Incentive-os a produzir esse painel com as dicas e caminhos que receberam e divulguem as formas de minimizar o uso dos recursos naturais em diversos ambientes como em casa, na escola, no trabalho, entre outros. Como sugestão para o painel, peça que eles tragam notícias que informem, mostrem compartilhem e promovam exemplos de projetos desenvolvidos por pessoas comuns/simples da sociedade e empresas que fazem a diferença e que construíram modelos de projetos que preservam e conservam os recursos naturais e o meio ambiente, garantindo que eles sejam usados por gerações futuras. Aproveite o engajamento e a sensibilização dos alunos para que eles mostrem o que aprenderam compartilhando, através do mural, o conhecimento, as reflexões e as conclusões a que chegaram.

As opções são muitas, use da criatividade, a sua e a deles, para compartilhar conhecimento e o trabalho de cada grupo!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o quinto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME03 e CIE6_04ME04.

A proposta dessa aula é propor uma trilha que leve o aluno a avaliar as necessidades de adquirir bens e serviços pautados pelo conhecimento de tudo o que está implícito na produção dos mesmos e, a partir desses dados, sejam capazes de pensar o significado da expressão “consumo consciente” e de fazer escolhas com a preocupação de diminuir o impacto negativo ao ambiente natural e social. A ideia é que reflitam sobre os aspectos que minimizem o uso de recursos naturais, seja na redução do consumo de água e energia elétrica nos processos produtivos, seja para pensar nos descartes e destinos à reciclagem, buscando contribuir na formação de um aluno mais consciente que planeje as suas compras para economizar energia e reduzir o volume do lixo.

É importante, professor, lembrar que quando falamos em ambiente não estamos falando apenas da Natureza, mas também considerando os ambientes urbanos, que em nosso país são, em geral, desprovidos de árvores e parques, e do ambientes social, que impacta imediatamente na vida das pessoas, como exploração do trabalho infantil, condições de trabalho de semi-escravidão etc.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em semicírculo. Em seguida, projete ou distribua cópias do slide e leia-o com a turma.

Para ajudá-los a expressar mais sentido, incentive-os a pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, consciência social e impacto negativo às próximas gerações, de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Esta aula visa mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para a Atividade 1, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, ou organize pelo menos quatro computadores para que todos os alunos possam assistir ao filme. O link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10 filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018).

Em seguida, promova uma roda de conversa com os alunos, questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às próximas gerações etc.

Use essa oportunidade para motivá-los na busca de novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo, incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc.

Com as respostas que os alunos registraram, é possível perceber as relações que eles têm com os componentes do ambiente (natural e social) e reconhecer que o seu dia a dia tem grande capacidade de interferência, tanto na Natureza quanto na vida de milhões de pessoas, muitas vezes pessoas que vivem muito distante de nós, em outras cidades ou países.

Para esse momento da aula reserve 10 minutos, providencie um cronômetro para a marcação do tempo.

Materiais necessários para a aula: Datashow, computadores para que todos os alunos possam assistir ao vídeo da Atividade 1, tecidos diversos, barbante, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Slide Plano Aula

Orientações: Explique a Atividade 2 lendo as informações, ou projete o slide. Cada grupo terá o desafio de projetar e confeccionar uma ecobag utilizando apenas tecido e amarrações, sem costura, sem linha ou sem acessórios. Disponibilize diferentes tipos de tecidos e barbante em uma mesa para que cada grupo pegue o material necessário. Você também pode pedir que os alunos tragam diferentes tecidos de casa, com uma semana de antecedência.

A proposta de realizar esse tipo de atividade é enfatizar o compartilhamento de conhecimentos e postura dos alunos perante a desafios. A habilidade de executar um projeto com problemas reais, interliga disciplinas e estabelece foco na integração, motivação, tudo feito em grupo. A atividade permite que os alunos entendam a problemática com base em situações cotidianas, busca a solução de problemas enquanto praticam as etapas, cria-se repertório que possibilita a compreensão da consciência ambiental e o papel de cada um no mundo de hoje.

Para esta parte da atividade reserve 20 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem as sacolas confeccionadas por eles. Permita que troquem ideias e observem como cada grupo fez a sua sacola. Pergunte a eles como podem verificar qual sacola é mais resistente. Projete o slide, se achar necessário, e permita que façam o teste.

Pergunte a eles qual é a relação entre o desafio da sacola e a questão disparadora. É provável que eles respondam que reaproveitaram tecidos usados para fabricar uma sacola mais duradoura e que com ela podem substituir o uso de sacolas plásticas.

Você pode instigar os alunos a pensarem em uma exposição das sacolas produzidas para que toda a escola se inspire e aprenda com eles. Você pode também propor que, para cada um dos vídeos da série Consciente Coletivo, eles produzam textos, desenhos ou vídeos para compartilhar com a turma. Ou que eles mesmos pensem em novos desafios que possam ser propostos para toda a comunidade escolar, incluindo suas famílias. A frase coletiva pode ser usada como ponto de partida para dar continuidade a este tema através da criação de um mural/painel na escola. Incentive-os a produzir esse painel com as dicas e caminhos que receberam e divulguem as formas de minimizar o uso dos recursos naturais em diversos ambientes como em casa, na escola, no trabalho, entre outros. Como sugestão para o painel, peça que eles tragam notícias que informem, mostrem compartilhem e promovam exemplos de projetos desenvolvidos por pessoas comuns/simples da sociedade e empresas que fazem a diferença e que construíram modelos de projetos que preservam e conservam os recursos naturais e o meio ambiente, garantindo que eles sejam usados por gerações futuras. Aproveite o engajamento e a sensibilização dos alunos para que eles mostrem o que aprenderam compartilhando, através do mural, o conhecimento, as reflexões e as conclusões a que chegaram.

As opções são muitas, use da criatividade, a sua e a deles, para compartilhar conhecimento e o trabalho de cada grupo!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano