14282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Organizando a refeição

POR: Deborah Cristina Conceição Paiva 30/11/2018
Código: EDI2_04UND01

2º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Crianças bem Pequenas sobre compartilhar os objetos e organiza-los

Resumo

ilustracao

Nesta atividade, as crianças vão ajudar a organizar talheres, pratos, copos e outros objetos no espaço onde irão comer.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Organize os itens que a crianças sempre usam na escola no momento da alimentação de um jeito diferente para que, a partir daquele dia, elas passem a ajudar na organização do espaço para comer (talheres, guardanapos, toalhinha, garrafinhas, recipientes etc.).

Materiais:

Serão necessários os materiais usuais do momento de alimentação: pratos, talheres, copos, guardanapos, recipientes etc.

Espaços:

Espaço em que normalmente as crianças se alimentam.Disponibilizar os itens que elas costumam usar nos momentos de refeição sobre uma mesa na altura delas, para que elas possam pegá-los e organizá-los para o momento da refeição.

Tempo sugerido:

35 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças compartilham o espaço e os objetos com as demais?

2. Quais atitudes de cuidado e solidariedade as crianças demonstraram no momento da alimentação?

3. Quais os sentimentos descritos no diálogo após a atividade?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Procure ajudar as crianças a escolher papéis para desempenhar que valorizem seus interesses e potencializem suas capacidades. Não necessariamente todas precisam ajudar com a distribuição manual dos itens, cantar uma canção enquanto aguarda também é importante para dinâmica.

O que fazer durante?

1

Após fazer o levantamento dos itens que as crianças costumam usar na escola no momento da alimentação e deixá-los dispostos sobre uma mesa na altura delas, direcione o grande grupo para o espaço em que os pequenos se alimentam, converse com eles em grande roda sobre a proposta, explique que hoje eles irão ajudar a organizar esse momento. Mostre os itens dispostos e questione as crianças sobre quais são as funções e a importância deles, inclusive problematizando o seu uso de acordo com os tipos de alimentos que costumam comer em sua região. Aproveite os questionamentos e apontamentos delas para explorar a temática.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês sabem os nomes desses objetos e para que servem? Hoje nós iremos, juntos, organizá-los! Quem gostaria de me ajudar?


2

Neste momento, organize a turma para que cada criança escolha uma função e um parceiro com o qual irá dividi-la, formando assim pequenos grupos. Fique atento a possíveis conflitos que podem surgir pela disputa das atividades, é comum que as crianças queiram fazer a mesma coisa e, caso isso aconteça, será preciso negociar, chamar a atenção delas para as atividades menos concorridas, valorizando a importância delas.

O levantamento das atividades pode ser feito pelas próprias crianças, junto com o professor, considerando interesses e capacidades. Para aquelas que não demonstrarem disposição em ajudar manualmente com os itens, incentive-as a cantar uma canção com o grupo enquanto aguardam a organização do momento da refeição.

Possíveis falas do professor neste momento: Bom, nós temos as seguintes funções (de acordo com contexto), quem gostaria de me ajudar com os guardanapos? Entregar os pratos também é muito importante, mas também é difícil, quem será que consegue? Tudo bem se você não quiser tentar hoje… Que tal enquanto isso a gente cantar uma canção para animar os amigos que estão organizando tudo? Você conhece alguma?


3

Enquanto os pequenos grupos desempenham suas atividades, esteja atento à dinâmica e à movimentação, demonstrando seu apoio para auxiliar caso seja requisitado. Observe as ações gerais, como compartilham o espaço e os objetos, suas habilidades ao manusear os utensílios e em desenvolver atividades de cooperação. Direcione pequenos conflitos que possam surgir, como por exemplo, mesmo com o pequeno grupo estabelecido, uma criança pode querer levar os itens sozinha, converse sobre a importância da divisão de tarefas, incentivando-a a cooperar.

Possíveis ações da criança neste momento: Ações de posse como querer agrupar vários itens e levá-los sem ajuda. Possíveis falas do professor neste momento: Que legal! Vocês dois conseguem levar os copos, poderiam então fazer isso juntos? Seria ainda mais rápido!


Para finalizar:

Conforme finalizam a organização do espaço, avise previamente às crianças para que comecem a se sentar antes do momento da alimentação começar. Dialogue com o grande grupo sobre a atividade, como se sentiram ao planejar funções e ao organizar o ambiente. É um momento também para que percebam a ajuda dada pelos colegas e a importância que cada um teve para promover o momento da refeição.

Desdobramentos

Essa atividade pode ser repetida rotineiramente por meio de um rodízio entre os pequenos grupos, para que todas as crianças transitem dentre todas as funções de organização da refeição. Para turmas muito grandes também é possível fazer uma divisão entre os grupos, sendo um responsável por organizar tudo antes da alimentação e o outro grupo responsável por realizar tarefas após a refeição.

Engajando as famílias

Peça para que as famílias deem continuidade à proposta em casa, desempenhando com os filhos uma atividade do interesse deles, que possa servir como ajuda no momento da alimentação, por exemplo, colocar e retirar pratos da mesa, distribuir guardanapos, se servir etc. Registros da criança desempenhando a ajuda ou até mesmo fazendo a refeição com a própria família após auxiliar na organização podem ser feitos e expostos na escola. Assim cada uma poderá mostrar a própria foto e, se desejar, falar um pouco dos momentos de refeição da sua casa.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Deborah Cristina Conceição Paiva

Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Sugestão de idade: 3 anos.

Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base:

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

Abordagem didática: Os momentos de alimentação são ricos em aprendizagens. Eles permitem trocas afetivas e inserção social, além de conscientização sobre o próprio corpo e o do outro também. O professor pode organizar essa experiência de maneira a permitir às crianças conhecerem seus gostos e preferências, desenvolverem hábitos alimentares saudáveis e entrarem em contato com elementos de nossa cultura – o que e como comemos, como organizamos a mesa, quais talheres usamos etc. Nessas atividades, são propostas ações para que as crianças possam adquirir autonomia no cuidado de si mesmas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 01

Organizando a refeição

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes