14276
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - As crianças e suas danças

Nesta atividade, a professora organiza uma votação para que os pequenos selecionem uma música para dançar.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Roselaine Pontes de Almeida

Apresente a proposta
Marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre as danças das quais elas gostam, e convide-as a se movimentarem junto com você ao som de algumas músicas. Se possível, utilize músicas que sugerem gestos e movimentos diversos. Depois do momento da dança, proponha um exercício de respiração para as crianças relaxarem e diga que elas ainda terão outras atividades que envolvem a dança junto com os familiares. Depois do encontro com as crianças, informe às famílias que irá lhes enviar um vídeo orientando as próximas atividades que você irá sugerir.

Adaptações necessárias
No plano “As crianças e suas danças”, caso as famílias não tenham em casa um papel de cartaz para escrever os nomes das músicas, sugira que escrevam em tirinhas de papel e, junto com a criança, sorteiem os papéis para saber que música será cantada a cada vez.
No plano “As danças e suas culturas”, sugira aos familiares que façam uma seleção prévia de vídeos com danças diferentes (indígenas, folclóricas, africanas, ballets etc.) das que costumam ver na região, e que convidem a criança a assisti-los. Explique para as famílias que o objetivo é que a criança conheça a diversidade de expressões corporais, deixando-a à vontade para dançar os novos ritmos.
No plano “Estações para brincar”, para facilitar a realização da atividade em família, oriente que aproveitem os vídeos selecionados com ritmos diferentes. Sugira que ofereçam adereços, como peças de roupa, tecidos e outros acessórios que haja em casa, para incrementar a brincadeira da criança com os movimentos.
Explique que os planos “Organizando coreografias” e “Dançando para os colegas” pedem para que a criança crie coreografias a partir das músicas exploradas e as apresente para os colegas. Em casa, peça para o adulto deixar a criança à vontade para criar e que a auxilie se for necessário, interagindo com ela nesse momento de criação. Em seguida, sugira que os familiares assistam às coreografias criadas, convidando a todos para participar. Caso a criança resida com apenas um adulto, sugira que montem uma plateia de faz de conta, utilizando, por exemplo, os bonecos ou brinquedos da criança.

Sugira às famílias
Para desenvolver esta sequência, é interessante que as famílias possam se envolver com as crianças, aproveitando esse momento de brincadeira com movimentos conjuntos.
1) As crianças e suas danças - Oriente que as famílias convidem a criança a conversar sobre suas músicas e danças preferidas, e anotem as escolhas dela no cartaz ou em tirinhas de papel. Após as escolhas e a escrita dos nomes das músicas nos papéis, oriente que os familiares peçam que a criança escolha uma música por vez para dançar. A escolha pode ser feita com uma marquinha da criança ao lado do nome da música ou com um sorteio das tirinhas de papel. Fale para as famílias convidarem a criança para dançar, cantar ou brincar da forma que ficarem mais à vontade. Diga para que se envolvam e deixem a criança livre para se expressar como quiser. Procure não interferir nas formas de manifestação delas. Dance junto se for convidado por elas ou se tiver vontade de fazer isso.

2) As danças e suas culturas - Oriente que os familiares convidem a criança para assistir aos vídeos das danças que selecionaram, identificando o nome de cada tipo de dança. Após a exibição, oriente aos familiares que conversem sobre o que viram, perguntando a criança o que achou e o que experimentou, e que permitam que elas continuem dançando se desejarem.

3) Estações para brincar - Convide os familiares a preparar cantinhos com os adereços diversos que conseguirem encontrar em casa. Se alguns adereços forem parecidos aos que aparecem no vídeo das danças, será ainda melhor. Oriente que coloquem novamente as músicas que foram selecionadas anteriormente e permitam que a criança dance e brinque à vontade com os adereços. Mostre que é muito interessante que os familiares se envolvam na brincadeira, incentivando e apoiando as iniciativas e a criatividade da criança.

4) Organizando coreografias e Dançando para os colegas - Oriente aos familiares que incentivem a criança a escolher uma das músicas dos vídeos selecionados e ajudem-na a pensar em uma coreografia, incentivando a sua livre expressão e criatividade. Mas, antes, para inspirar a criança, sugira que destaquem nos vídeos a sequência e os tipos de movimentos que aparecem nos dançarinos. Depois que a criança já tiver construído sua coreografia, convide os familiares a se reunir para assistir a sua apresentação, valorizando suas ações e participando da dança junto com ela.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias gravem um vídeo curtinho da apresentação da criança ou de outros momentos em que ela estiver explorando a dança, e envie para você através de WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que esteja sendo utilizada pela rede. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para as crianças, validando suas ações e parabenizando suas descobertas. Depois, edite os vídeos enviados pelas famílias e compartilhe com o grupo, de modo que as crianças possam apreciar as expressões umas das outras.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_09UND01

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas