Com base em ideias elaboradas em uma atividade anterior, as crianças irão detalhar ações possíveis para melhorar um espaço de brincar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabiana Bechara
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Abordagem didática: A construção da identidade das crianças passa pela apropriação progressiva do seu lugar no mundo. Isso se dá por meio das suas interações e descobertas, relativas a si mesma, à sua família, ao seu lugar de pertencimento, além do conhecimento daquilo que não lhe é tão próximo. Dessa forma, nesse processo investigativo sobre o mundo social, a cultura local é um importante componente do currículo da educação infantil. Fomentar descobertas, valorizando saberes locais e problematizando questões sociais e do meio ambiente, observáveis para as crianças e relativas aos seus bairros, colabora com o sentimento de pertencimento aos seus lugares, além de promover a inserção de pessoas da comunidade neste processo de aprendizagem.
Código: EDI3_29UND05
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes