Plano de Aula
Plano de aula: Rodas de leitura
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são: artístico-literário / vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Nesse nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 5º ano do Ensino Fundamental é o universo da 7ª arte: o cinema. O direcionamento das ações de curadoria e compartilhamento é a possível adaptação de uma obra literária em um filme.
Justificativa: Essa atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.
Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.
Referências sobre o assunto:
COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf.
BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D. & RIZO, G. (Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010. p. 59-66.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 15 minutos
Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.
Introdução
A leitura é uma atividade que todos os estudantes precisam valorizar: estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nessa dinâmica, há a proposta de comparar o universo cinematográfico com a atividade de curadoria e atribuição de sentidos na leitura individual e coletiva em uma situação de transposição do livro ao filme hipotética como situação lúdica de compartilhar leituras.
Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?
Nessa fase, como as crianças provavelmente já relacionam elementos verbais e não verbais, e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos e para atender essa progressão de leitura no ano em questão, indique que compartilhem elementos do livro e que recursos precisaríamos para colocá-los no filme, como:
- Título da obra (meu livro é esse e no filme o título poderia ser este…);
- Nome do autor (o autor é este, mas no filme existe o diretor que vai adaptar a história para caber em algumas horas);
- A relação entre o texto verbal e as ilustrações (estes desenhos do livro poderiam virar cenários…);
- Capa (a capa do livro pode ser diferente da capa de um filme, mesmo falando do mesmo assunto? E neste livro que leu, como poderia ser? Que elementos são semelhantes, quais são diferentes?) ;
- Gênero (que gênero é o livro que escolhi: conto de mistério, fantasia, conto de humor? E os tipos de filme que gosto? Tem relação com meu livro? Qual?);
- História interessante (podem virar cenas interessantes…).
Ao comparar recursos narrativos dentro de uma ambientação lúdica do cinema, estimulamos o protagonismo do aluno e a circulação das leituras feitas pelos alunos.
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