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Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Rodas de leitura

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são: artístico-literário / vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Nesse nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 5º ano do Ensino Fundamental é o universo da 7ª arte: o cinema. O direcionamento das ações de curadoria e compartilhamento é a possível adaptação de uma obra literária em um filme.

Justificativa: Essa atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D. & RIZO, G. (Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010. p. 59-66.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.

Introdução

A leitura é uma atividade que todos os estudantes precisam valorizar: estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nessa dinâmica, há a proposta de comparar o universo cinematográfico com a atividade de curadoria e atribuição de sentidos na leitura individual e coletiva em uma situação de transposição do livro ao filme hipotética como situação lúdica de compartilhar leituras.

Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?

Nessa fase, como as crianças provavelmente já relacionam elementos verbais e não verbais, e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos e para atender essa progressão de leitura no ano em questão, indique que compartilhem elementos do livro e que recursos precisaríamos para colocá-los no filme, como:

  • Título da obra (meu livro é esse e no filme o título poderia ser este…);
  • Nome do autor (o autor é este, mas no filme existe o diretor que vai adaptar a história para caber em algumas horas);
  • A relação entre o texto verbal e as ilustrações (estes desenhos do livro poderiam virar cenários…);
  • Capa (a capa do livro pode ser diferente da capa de um filme, mesmo falando do mesmo assunto? E neste livro que leu, como poderia ser? Que elementos são semelhantes, quais são diferentes?) ;
  • Gênero (que gênero é o livro que escolhi: conto de mistério, fantasia, conto de humor? E os tipos de filme que gosto? Tem relação com meu livro? Qual?);
  • História interessante (podem virar cenas interessantes…).

Ao comparar recursos narrativos dentro de uma ambientação lúdica do cinema, estimulamos o protagonismo do aluno e a circulação das leituras feitas pelos alunos.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Preparação: Para adentrar na ideia de um estúdio de gravação, prepare uma claquete e uma câmera (que podem ser construídos com papel) no intuito de que os alunos simulem a gravação da leitura em voz alta. Reserve uma parte da sala para que essa simulação seja desenvolvida.

Desenvolvimento:

Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem para o compartilhamento do livro.

Inicie o momento das discussões, para que os estudantes apresentem ações de curadoria recontando oralmente o que leram, destacando elementos textuais e relacionem o texto com a própria realidade para que sirva para uma possível transposição para a “telona” (cine).

Nesse momento, o aluno se dirige para o espaço da cena, que pode ser um lugar reservado na sala, com uma suposta câmera na frente, remetendo a um estúdio. Em seguida, o professor bate a claquete e diz "Ação"! A partir disso, o aluno faz a paráfrase oral, conta sobre o livro, diz como ele viraria filme, que personagens são mais interessantes, que cenário se poderia construir para gravar a história do livro, assim revisitando os elementos da narrativa.

Assim, as características da obra selecionada são compartilhadas com a turma.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Crie capas de filmes para desenvolver memórias de leitura. Essas capas podem apresentar espaços, lacunados, onde o aluno pode preencher, na parte da frente, o título do livro que leu, ano de publicação, o autor, quantidade de páginas e, na parte posterior, uma breve opinião sobre a obra lida.

Fechamento: Indique aos os estudantes que preencham pequenas fichas em formato de capas de filmes para registrar as memórias de leitura, nas quais anotarão informações e impressões sobre a obras literária lida e compartilhada na roda de leitura.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, os estudantes podem gravar vídeos (com a câmera do celular) da leitura em voz alta (como a declamação de poemas) ou encenada das obras literárias.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, é indicado que os estudantes leiam obras que abordem lendas de diferentes locais do Brasil e do mundo, valorizando elementos culturais da própria região e de outras. Nesse caso, é priorizada a valorização cultural textos literários enquanto patrimônio artístico da humanidade.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, pode-se incluir algum filme, trecho de filme ou animação adaptadas de uma obra literária lida pelos estudantes. É possível comparar algumas semelhanças e diferenças entre cinema e literatura, palavra e imagem.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são: artístico-literário / vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Nesse nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 5º ano do Ensino Fundamental é o universo da 7ª arte: o cinema. O direcionamento das ações de curadoria e compartilhamento é a possível adaptação de uma obra literária em um filme.

Justificativa: Essa atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D. & RIZO, G. (Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010. p. 59-66.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.

Introdução

A leitura é uma atividade que todos os estudantes precisam valorizar: estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nessa dinâmica, há a proposta de comparar o universo cinematográfico com a atividade de curadoria e atribuição de sentidos na leitura individual e coletiva em uma situação de transposição do livro ao filme hipotética como situação lúdica de compartilhar leituras.

Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?

Nessa fase, como as crianças provavelmente já relacionam elementos verbais e não verbais, e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos e para atender essa progressão de leitura no ano em questão, indique que compartilhem elementos do livro e que recursos precisaríamos para colocá-los no filme, como:

  • Título da obra (meu livro é esse e no filme o título poderia ser este…);
  • Nome do autor (o autor é este, mas no filme existe o diretor que vai adaptar a história para caber em algumas horas);
  • A relação entre o texto verbal e as ilustrações (estes desenhos do livro poderiam virar cenários…);
  • Capa (a capa do livro pode ser diferente da capa de um filme, mesmo falando do mesmo assunto? E neste livro que leu, como poderia ser? Que elementos são semelhantes, quais são diferentes?) ;
  • Gênero (que gênero é o livro que escolhi: conto de mistério, fantasia, conto de humor? E os tipos de filme que gosto? Tem relação com meu livro? Qual?);
  • História interessante (podem virar cenas interessantes…).

Ao comparar recursos narrativos dentro de uma ambientação lúdica do cinema, estimulamos o protagonismo do aluno e a circulação das leituras feitas pelos alunos.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Preparação: Para adentrar na ideia de um estúdio de gravação, prepare uma claquete e uma câmera (que podem ser construídos com papel) no intuito de que os alunos simulem a gravação da leitura em voz alta. Reserve uma parte da sala para que essa simulação seja desenvolvida.

Desenvolvimento:

Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem para o compartilhamento do livro.

Inicie o momento das discussões, para que os estudantes apresentem ações de curadoria recontando oralmente o que leram, destacando elementos textuais e relacionem o texto com a própria realidade para que sirva para uma possível transposição para a “telona” (cine).

Nesse momento, o aluno se dirige para o espaço da cena, que pode ser um lugar reservado na sala, com uma suposta câmera na frente, remetendo a um estúdio. Em seguida, o professor bate a claquete e diz "Ação"! A partir disso, o aluno faz a paráfrase oral, conta sobre o livro, diz como ele viraria filme, que personagens são mais interessantes, que cenário se poderia construir para gravar a história do livro, assim revisitando os elementos da narrativa.

Assim, as características da obra selecionada são compartilhadas com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Crie capas de filmes para desenvolver memórias de leitura. Essas capas podem apresentar espaços, lacunados, onde o aluno pode preencher, na parte da frente, o título do livro que leu, ano de publicação, o autor, quantidade de páginas e, na parte posterior, uma breve opinião sobre a obra lida.

Fechamento: Indique aos os estudantes que preencham pequenas fichas em formato de capas de filmes para registrar as memórias de leitura, nas quais anotarão informações e impressões sobre a obras literária lida e compartilhada na roda de leitura.

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, os estudantes podem gravar vídeos (com a câmera do celular) da leitura em voz alta (como a declamação de poemas) ou encenada das obras literárias.

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, é indicado que os estudantes leiam obras que abordem lendas de diferentes locais do Brasil e do mundo, valorizando elementos culturais da própria região e de outras. Nesse caso, é priorizada a valorização cultural textos literários enquanto patrimônio artístico da humanidade.

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Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, pode-se incluir algum filme, trecho de filme ou animação adaptadas de uma obra literária lida pelos estudantes. É possível comparar algumas semelhanças e diferenças entre cinema e literatura, palavra e imagem.

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