14224
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Rodas de leitura

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Dinâmica da atividade 3. Variação da atividade Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são: artístico-literário / vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Nesse nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 5º ano do Ensino Fundamental é o universo da 7ª arte: o cinema. O direcionamento das ações de curadoria e compartilhamento é a possível adaptação de uma obra literária em um filme.

Justificativa: Essa atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D. & RIZO, G. (Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010. p. 59-66.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.

Introdução

A leitura é uma atividade que todos os estudantes precisam valorizar: estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nessa dinâmica, há a proposta de comparar o universo cinematográfico com a atividade de curadoria e atribuição de sentidos na leitura individual e coletiva em uma situação de transposição do livro ao filme hipotética como situação lúdica de compartilhar leituras.

Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?

Nessa fase, como as crianças provavelmente já relacionam elementos verbais e não verbais, e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos e para atender essa progressão de leitura no ano em questão, indique que compartilhem elementos do livro e que recursos precisaríamos para colocá-los no filme, como:

  • Título da obra (meu livro é esse e no filme o título poderia ser este…);
  • Nome do autor (o autor é este, mas no filme existe o diretor que vai adaptar a história para caber em algumas horas);
  • A relação entre o texto verbal e as ilustrações (estes desenhos do livro poderiam virar cenários…);
  • Capa (a capa do livro pode ser diferente da capa de um filme, mesmo falando do mesmo assunto? E neste livro que leu, como poderia ser? Que elementos são semelhantes, quais são diferentes?) ;
  • Gênero (que gênero é o livro que escolhi: conto de mistério, fantasia, conto de humor? E os tipos de filme que gosto? Tem relação com meu livro? Qual?);
  • História interessante (podem virar cenas interessantes…).

Ao comparar recursos narrativos dentro de uma ambientação lúdica do cinema, estimulamos o protagonismo do aluno e a circulação das leituras feitas pelos alunos.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Preparação: Para adentrar na ideia de um estúdio de gravação, prepare uma claquete e uma câmera (que podem ser construídos com papel) no intuito de que os alunos simulem a gravação da leitura em voz alta. Reserve uma parte da sala para que essa simulação seja desenvolvida.

Desenvolvimento:

Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem para o compartilhamento do livro.

Inicie o momento das discussões, para que os estudantes apresentem ações de curadoria recontando oralmente o que leram, destacando elementos textuais e relacionem o texto com a própria realidade para que sirva para uma possível transposição para a “telona” (cine).

Nesse momento, o aluno se dirige para o espaço da cena, que pode ser um lugar reservado na sala, com uma suposta câmera na frente, remetendo a um estúdio. Em seguida, o professor bate a claquete e diz "Ação"! A partir disso, o aluno faz a paráfrase oral, conta sobre o livro, diz como ele viraria filme, que personagens são mais interessantes, que cenário se poderia construir para gravar a história do livro, assim revisitando os elementos da narrativa.

Assim, as características da obra selecionada são compartilhadas com a turma.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Crie capas de filmes para desenvolver memórias de leitura. Essas capas podem apresentar espaços, lacunados, onde o aluno pode preencher, na parte da frente, o título do livro que leu, ano de publicação, o autor, quantidade de páginas e, na parte posterior, uma breve opinião sobre a obra lida.

Fechamento: Indique aos os estudantes que preencham pequenas fichas em formato de capas de filmes para registrar as memórias de leitura, nas quais anotarão informações e impressões sobre a obras literária lida e compartilhada na roda de leitura.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, os estudantes podem gravar vídeos (com a câmera do celular) da leitura em voz alta (como a declamação de poemas) ou encenada das obras literárias.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, é indicado que os estudantes leiam obras que abordem lendas de diferentes locais do Brasil e do mundo, valorizando elementos culturais da própria região e de outras. Nesse caso, é priorizada a valorização cultural textos literários enquanto patrimônio artístico da humanidade.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, pode-se incluir algum filme, trecho de filme ou animação adaptadas de uma obra literária lida pelos estudantes. É possível comparar algumas semelhanças e diferenças entre cinema e literatura, palavra e imagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são: artístico-literário / vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Nesse nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 5º ano do Ensino Fundamental é o universo da 7ª arte: o cinema. O direcionamento das ações de curadoria e compartilhamento é a possível adaptação de uma obra literária em um filme.

Justificativa: Essa atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro desse foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia das adaptações das obras literárias para o cinema e, com isso, sejam criadas expectativas de leitura. Uma sugestão é transformar uma parte da sala em uma espécie de estúdio de gravação para que os estudantes compartilhem informações em voz alta.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf.

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: PLETSCH, M. D. & RIZO, G. (Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010. p. 59-66.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Preparação: Para sua própria exposição, estimulando o aluno, selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler, no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra literária adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal. Para os alunos, informe que precisam escolher um livro para transformar em filme, aquele que eles mais gostaram de ler, pensando nos elementos que poderiam ajudar em uma gravação: personagens principais, cenário/ilustrações ou descrições de espaço, partes da narrativa: começo, clímax, desfecho.

Introdução

A leitura é uma atividade que todos os estudantes precisam valorizar: estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nessa dinâmica, há a proposta de comparar o universo cinematográfico com a atividade de curadoria e atribuição de sentidos na leitura individual e coletiva em uma situação de transposição do livro ao filme hipotética como situação lúdica de compartilhar leituras.

Dessa maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias e estimule a participação da turma questionando: se eu pudesse escolher uma história para transformar em filme, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize uma breve paráfrase do livro). E continue: será que vocês podem escolher um livro que tem uma história tão interessante que poderia virar filme?

Nessa fase, como as crianças provavelmente já relacionam elementos verbais e não verbais, e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos e para atender essa progressão de leitura no ano em questão, indique que compartilhem elementos do livro e que recursos precisaríamos para colocá-los no filme, como:

  • Título da obra (meu livro é esse e no filme o título poderia ser este…);
  • Nome do autor (o autor é este, mas no filme existe o diretor que vai adaptar a história para caber em algumas horas);
  • A relação entre o texto verbal e as ilustrações (estes desenhos do livro poderiam virar cenários…);
  • Capa (a capa do livro pode ser diferente da capa de um filme, mesmo falando do mesmo assunto? E neste livro que leu, como poderia ser? Que elementos são semelhantes, quais são diferentes?) ;
  • Gênero (que gênero é o livro que escolhi: conto de mistério, fantasia, conto de humor? E os tipos de filme que gosto? Tem relação com meu livro? Qual?);
  • História interessante (podem virar cenas interessantes…).

Ao comparar recursos narrativos dentro de uma ambientação lúdica do cinema, estimulamos o protagonismo do aluno e a circulação das leituras feitas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Preparação: Para adentrar na ideia de um estúdio de gravação, prepare uma claquete e uma câmera (que podem ser construídos com papel) no intuito de que os alunos simulem a gravação da leitura em voz alta. Reserve uma parte da sala para que essa simulação seja desenvolvida.

Desenvolvimento:

Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem para o compartilhamento do livro.

Inicie o momento das discussões, para que os estudantes apresentem ações de curadoria recontando oralmente o que leram, destacando elementos textuais e relacionem o texto com a própria realidade para que sirva para uma possível transposição para a “telona” (cine).

Nesse momento, o aluno se dirige para o espaço da cena, que pode ser um lugar reservado na sala, com uma suposta câmera na frente, remetendo a um estúdio. Em seguida, o professor bate a claquete e diz "Ação"! A partir disso, o aluno faz a paráfrase oral, conta sobre o livro, diz como ele viraria filme, que personagens são mais interessantes, que cenário se poderia construir para gravar a história do livro, assim revisitando os elementos da narrativa.

Assim, as características da obra selecionada são compartilhadas com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação: Crie capas de filmes para desenvolver memórias de leitura. Essas capas podem apresentar espaços, lacunados, onde o aluno pode preencher, na parte da frente, o título do livro que leu, ano de publicação, o autor, quantidade de páginas e, na parte posterior, uma breve opinião sobre a obra lida.

Fechamento: Indique aos os estudantes que preencham pequenas fichas em formato de capas de filmes para registrar as memórias de leitura, nas quais anotarão informações e impressões sobre a obras literária lida e compartilhada na roda de leitura.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, os estudantes podem gravar vídeos (com a câmera do celular) da leitura em voz alta (como a declamação de poemas) ou encenada das obras literárias.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, é indicado que os estudantes leiam obras que abordem lendas de diferentes locais do Brasil e do mundo, valorizando elementos culturais da própria região e de outras. Nesse caso, é priorizada a valorização cultural textos literários enquanto patrimônio artístico da humanidade.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa se planejar por meio de outras opções.

Orientações:

Nessa variação, pode-se incluir algum filme, trecho de filme ou animação adaptadas de uma obra literária lida pelos estudantes. É possível comparar algumas semelhanças e diferenças entre cinema e literatura, palavra e imagem.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

5º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Emprego de -o ou -u

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O Emprego do -O ou -U

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Emprego das vogais “o” ou “u”

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

5º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação de oxítonas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP21 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP22 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Transformando discurso direto em indireto

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Características do discurso direto - Pontuação

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pontuação em diálogos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP23 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão de poemas concretos e visuais.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de poemas concretos e visuais

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP24 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Marcações de cena e de fala no texto dramático

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Que marcadores de fala e de cena usaremos?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramáticos

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Função dos poemas concretos e visuais.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão de poemas concretos e visuais.

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP27 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção de poemas concretos e visuais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretação do poema concreto e visual

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relações sonoras e gráficas para poema visual e concreto

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Imagem poética em poemas visuais e concretos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP28 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Declamação de poemas concretos e visuais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Declamação de poemas concretos e visuais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP02 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP31 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Composição de poemas concretos e visuais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Recursos sonoros em poemas concretos e visuais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estrutura de poemas concretos e visuais.

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Rimas e aliterações

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Rimas e aliterações

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Rimas e aliterações

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP01 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP02 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP14 da BNCC

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP15 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ouvir e contar histórias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção de verbetes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP10 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Jornal Mural: contextualização e planejamento

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP17 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretação de uma canção com o corpo

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de poemas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão de poemas concretos e visuais.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de poemas concretos e visuais

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP18 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão de poemas concretos e visuais.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de poemas concretos e visuais

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP19 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Reconto de lendas indígenas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Oralidade: Sarau de Fábulas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Reconhecendo as características de uma produção oral de contos de fadas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Preparando um reconto oral

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Preparando o reconto

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção oral de um Conto de Fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de encenar e recontar contos de fadas.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Oralidade: planejando um sarau

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conto e reconto: lenda indígena

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP11 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: diferentes variações linguísticas no gênero do discurso vlog.

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produzindo o texto oral

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos orais - A Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando a elaboração de um texto oral

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann