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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Trava-línguas: sons, letras e cultura popular

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Trava-línguas: sons, letras e cultura popular

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Encape uma caixa de sapatos e a enfeite conforme seu gosto pessoal.
  • Faça um buraco no centro da caixa de modo a caber uma mão.
  • Imprima os trava-línguas. Link para impressão (fazer).
  • Recorte fichas com travas-línguas fatiados e coloque cada trava-língua em um saco plástico.
  • Coloque os plásticos dentro das caixas e tampe-as.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Caixa de sapatos enfeitada, plásticos e cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 17 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 0 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Informe aos alunos que na caixa há uma surpresa, que eles devem descobrir qual é.
  • Forme grupos e peça que escolham um representante.
  • Oriente o representante a colocar a mão no furo da caixa e retirar um plástico.

- Pergunte aos alunos o que eles acham que tem no saco plástico e espere que observem que é um texto.

- Que tipo de texto é este? A expectativa é que os alunos respondam que este texto é um trava-línguas ou um texto cuja as palavras podem “enrolar” a língua ao pronunciá-las.

  • Ganha a brincadeira quem montar o texto primeiro e responder que é um trava-línguas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que têm dificuldades com a leitura convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme grupos com saberes heterogêneos e incentive a aprendizagem colaborativa .

Materiais complementares: Projetor de slides, caixa de sapatos encapada, folhas impressas com os trava-línguas fatiados e plásticos transparentes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

- O que há de diferente? É esperado que eles respondam que nas palavras do trava-línguas recebido há a ocorrência de apenas uma vogal.

  • Peça a um representante de cada grupo que recite um trava-línguas da forma como está escrito.
  • Questione:

- É possível entender o trava-línguas da forma como foi lido? Os alunos deverão responder que não.

- É possível entender alguma palavra do trava-línguas? É esperado que os alunos consigam entender as palavras mais conhecidas e outras não.

- Qual é esta palavra? A expectativa é que os alunos construam hipóteses sobre quais palavras foram pronunciadas.

Caso algum aluno já conheça o trava-línguas de cor é possível que ele reconheça ao menos algumas partes ou palavras do texto, por isso é importante que os trava-línguas deste material não tenham sido trabalhados nas aulas anteriores.
Questione:

- É possível ler o trava-línguas da forma como foi escrito? Os alunos devem responder que não.

- O que precisamos fazer para que o trava-línguas fique correto para ser lido? É esperado que os alunos respondam que para que o trava-línguas fique compreensível devemos utilizar outras vogais na formação das sílabas.

- Quais as vogais que devemos utilizar? É esperado que os alunos respondam que devemos usar outras vogais (A - E - I - O - U) para que as palavras fiquem com o significado correto.

  • Após as considerações, distribua cópias impressas com o trava-línguas da forma correta. Link para impressão
  • Peça a cada representante do grupo que recite o trava-línguas correto.
  • Oriente os alunos a circular as vogais com lápis de cor colorido.

Sugestão: Grave o recital no celular ou outro meio de gravação, reproduza para os alunos, e questione sobre a percepção do som das vogais nas sílabas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira a leitura colaborativa.

Materiais complementares: Projetor de slides, cópias de folhas impressas celular ou outro meio de gravação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e oriente os alunos a escolher um dos trava-línguas do recital.
  • Peça que os alunos escrevam o trava-línguas escolhido em cópia de folha impressa ou no caderno, de maneira individual. Link para impressão do material

Dificuldades antecipadas: Caso os alunos tenham dificuldades em redigir o trava-línguas de forma individual faça a atividade de forma coletiva.

Materiais complementares: Cópias de folha impressa.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Encape uma caixa de sapatos e a enfeite conforme seu gosto pessoal.
  • Faça um buraco no centro da caixa de modo a caber uma mão.
  • Imprima os trava-línguas. Link para impressão (fazer).
  • Recorte fichas com travas-línguas fatiados e coloque cada trava-língua em um saco plástico.
  • Coloque os plásticos dentro das caixas e tampe-as.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Caixa de sapatos enfeitada, plásticos e cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 17 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 0 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap .

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Informe aos alunos que na caixa há uma surpresa, que eles devem descobrir qual é.
  • Forme grupos e peça que escolham um representante.
  • Oriente o representante a colocar a mão no furo da caixa e retirar um plástico.

- Pergunte aos alunos o que eles acham que tem no saco plástico e espere que observem que é um texto.

- Que tipo de texto é este? A expectativa é que os alunos respondam que este texto é um trava-línguas ou um texto cuja as palavras podem “enrolar” a língua ao pronunciá-las.

  • Ganha a brincadeira quem montar o texto primeiro e responder que é um trava-línguas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que têm dificuldades com a leitura convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme grupos com saberes heterogêneos e incentive a aprendizagem colaborativa .

Materiais complementares: Projetor de slides, caixa de sapatos encapada, folhas impressas com os trava-línguas fatiados e plásticos transparentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

- O que há de diferente? É esperado que eles respondam que nas palavras do trava-línguas recebido há a ocorrência de apenas uma vogal.

  • Peça a um representante de cada grupo que recite um trava-línguas da forma como está escrito.
  • Questione:

- É possível entender o trava-línguas da forma como foi lido? Os alunos deverão responder que não.

- É possível entender alguma palavra do trava-línguas? É esperado que os alunos consigam entender as palavras mais conhecidas e outras não.

- Qual é esta palavra? A expectativa é que os alunos construam hipóteses sobre quais palavras foram pronunciadas.

Caso algum aluno já conheça o trava-línguas de cor é possível que ele reconheça ao menos algumas partes ou palavras do texto, por isso é importante que os trava-línguas deste material não tenham sido trabalhados nas aulas anteriores.
Questione:

- É possível ler o trava-línguas da forma como foi escrito? Os alunos devem responder que não.

- O que precisamos fazer para que o trava-línguas fique correto para ser lido? É esperado que os alunos respondam que para que o trava-línguas fique compreensível devemos utilizar outras vogais na formação das sílabas.

- Quais as vogais que devemos utilizar? É esperado que os alunos respondam que devemos usar outras vogais (A - E - I - O - U) para que as palavras fiquem com o significado correto.

  • Após as considerações, distribua cópias impressas com o trava-línguas da forma correta. Link para impressão
  • Peça a cada representante do grupo que recite o trava-línguas correto.
  • Oriente os alunos a circular as vogais com lápis de cor colorido.

Sugestão: Grave o recital no celular ou outro meio de gravação, reproduza para os alunos, e questione sobre a percepção do som das vogais nas sílabas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira a leitura colaborativa.

Materiais complementares: Projetor de slides, cópias de folhas impressas celular ou outro meio de gravação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e oriente os alunos a escolher um dos trava-línguas do recital.
  • Peça que os alunos escrevam o trava-línguas escolhido em cópia de folha impressa ou no caderno, de maneira individual. Link para impressão do material

Dificuldades antecipadas: Caso os alunos tenham dificuldades em redigir o trava-línguas de forma individual faça a atividade de forma coletiva.

Materiais complementares: Cópias de folha impressa.

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