Regimento escolar
Plano de Aula
Plano de aula: Textos normativos: descobrindo o regimento escolar
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).
Materiais necessários: “data-show” e computador. Caso não disponha desses dispositivos, os textos que constam nesta apresentação podem ser impressos. Há, ainda, uma atividade anexada que deverá ser impressa e distribuída aos alunos, em grupos, como atividade de fechamento da aula.
Informações sobre o gênero: O Regimento Escolar é um recurso fundamental para a organização de uma Instituição escolar tanto no aspecto pedagógico quanto no administrativo. Todas as atividades escolares podem estar previstas nele e quando isso acontece a comunidade escolar passa a ganhar amparo e proteção de normas e regras que regulam os processos desenvolvidos por cada um de seus segmentos. A construção do Regimento Escolar deve ser fundamentada na legislação vigente e realizar-se sempre de modo democrático, pois a gestão participativa garante a valorização dos elementos constituintes da comunidade escolar e, consequentemente, um ensino de qualidade, cuja autonomia reflete a construção bem organizada do Projeto Político Pedagógico da escola.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para entender o conceito de garantia de direitos a partir das normas coercitivas.
Referências sobre o assunto:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_marlei_boito_reyes.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Leia com os alunos, ou para eles, o tema da aula.
2. Deixe que os alunos demonstrem brevemente sua opinião.
3. Não será necessário problematizar nenhum aspecto nesse contexto. Esse é apenas um momento para iniciar a mobilização de conhecimento dos alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia cada um dos três primeiros questionamentos (você pode projetá-los ou escrever no quadro) e estimule os alunos a exporem seus conhecimentos prévios, suas hipóteses e opiniões, tendo o cuidado de valorizar suas respostas. Não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção neste momento, ou seja, não é necessário buscar uma “resposta correta”.
- Na última questão, no entanto, problematize a presença ou ausência de um código escolar de conduta. Para isso questione a classe acerca de questões como: Quem definiu o horário de entrada? Por que existe um processo de recuperação de notas (ou por que não existe?). Enfatize, após ouvir as respostas dos alunos, que existe o código em questão. Explique que as escolas são organizadas por várias leis e normas, mas que existe uma, em especial, que organiza seu funcionamento. Explique, então, que se trata do Regimento Escolar, que é um código de normas que estrutura e regulamenta as várias áreas de uma escola como a secretaria, os diferentes níveis de ensino, as obrigações dos agentes escolares e dos alunos, enfim, todo o movimento que existe na escola deve ter seu funcionamento previsto nesse código de normas. São alguns elementos do regimento que serão descobertos pelos alunos nesta aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
- Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “docente” aos alunos.
- Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
- Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo docente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
- Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Desenvolvimento
Orientações:
- Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “discente” aos alunos.
- Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
- Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo discente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
- Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o slide (que pode ser escrito no quadro, se necessário) e reflita brevemente com os alunos sobre o fato de que todos têm funções e obrigações dentro da comunidade escolar. Quando alguém as deixa de cumprir, outras pessoas passam a ser prejudicadas. Assim, o Regimento Escolar, além normatizar essas obrigações, também garante o bom relacionamento entre todos.
- Sugere-se que seja utilizado o Regimento Escolar de sua instituição, mas se não for possível, projete o arquivo disponibilizado nos materiais complementares.
- Faça uma apresentação do texto projetado, evidenciando que existem estruturas que justificam ou explicam informações sobre a escola, ou ainda apenas a identificam, logo no início do documento.
- Faça uma espécie de “tour” pelo documento passando pelas seções. Nesse momento, identifique as muitas áreas que aparecerão, assim, será possível que os alunos percebam a existência de normas para as diferentes áreas, já citadas, que compõem a escola.
- Leia brevemente alguns trechos que julgue interessantes (evite as seções “Do corpo docente” e “Do corpo discente”, pois elas serão utilizadas na atividade seguinte.
- Familiarize os alunos com a leitura de leis. Faça uma observação sobre a estrutura (divisão de seções, parágrafos, incisos). Não é interessante aprofundar-se nesses quesitos neste momento.
- Para finalizar a atividade atual, pergunte aos alunos quem criou o Regimento Escolar de sua escola. As respostas precisam culminar com a explicação do professor sobre a construção das normas pela própria comunidade escolar, assim, direção, pais, professores, funcionários e alunos podem propor alterações que melhorem o Regimento.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 15 minutos.
Materiais complementares: acesse o material para a aula aqui.
Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia o questionamento do slide e ouça as sugestões dos alunos. Espera-se que eles percebam que se a escola funcionar corretamente o aluno não será prejudicado em seu estudo e, assim, poderá ter assegurada uma aprendizagem efetiva. Além disso, questões ligadas à inibição da violência e ao respeito mútuo garantem qualidade de vida e, consequentemente, de aprendizagem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: Padlet, para a construção interativa de um mural (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio do link do mural do Padlet.
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: As normas e leis são sugestões ou obrigações?
Previamente, crie um mural no aplicativo Padlet e dê a ele um título de sua escolha, mas relacionado ao tema das aulas. Pode ser: “Estudando as normas que regem a escola” ou “As regras da vida em sociedade”. Esse mural servirá como portfólio dos estudos sobre o gênero Regimento Escolar, e permitirá agrupar todas as atividades da aula em um só lugar, sendo uma importante ferramenta de interação com os alunos.
Entre em contato com eles, por e-mail ou WhatsApp, e diga que na sequência de atividades das próximas aulas vocês farão uma reflexão sobre a organização da vida em sociedade. Explique que viver em sociedade implica estabelecer e seguir regras; dê como exemplo a vida familiar, diga que para mantermos a harmonia sempre há regras e é possível que algumas das quais você vai citar sejam comuns em seus lares, como: não se alimentar no quarto e no sofá, ou não deixar acesas as luzes da casa toda, lavar seu próprio prato ou não deixar roupas sujas espalhadas pela casa. Explique que essas regras de convivência são negociadas dentro da própria família, ou mesmo impostas pelos responsáveis pelo lar. Conte aos alunos sobre a criação do Padlet, diga que lá eles poderão inserir suas respostas e ideias sobre a importância do cumprimento das regras e normas para a melhor organização da vida em sociedade. Diga que o foco das aulas é refletir sobre as regras e normas para o funcionamento da escola.
A partir dessa introdução, envie aos alunos o link do mural criado no Padlet, com as perguntas sugeridas na Introdução do plano LPO7_04SQA01:
Por que as leis são criadas? Quem cria as leis que organizam nossa sociedade? Como seria nossa sociedade se as leis não existissem? Existe um código de normas e leis que regulamente o funcionamento de uma escola?
Estabeleça um prazo não muito longo para que os alunos façam a reflexão e insiram suas respostas no próprio aplicativo. Se necessário, envie um tutorial explicando o funcionamento da ferramenta.
Depois que os alunos inserirem suas respostas no mural do Padlet, grave um áudio no próprio aplicativo comentando que existe o código em questão. Explique que as escolas são organizadas por várias leis e normas, mas que existe uma, em especial, que organiza seu funcionamento. Explique, então, que se trata do Regimento Escolar, que é um código de normas que estrutura e regulamenta as várias áreas de uma escola, como a secretaria, os diferentes níveis de ensino, as obrigações dos agentes escolares e dos alunos, enfim, todo o movimento que existe na escola deve ter seu funcionamento previsto nesse código de normas. Encerre a devolutiva dizendo aos alunos que irão estudar um pouco sobre esse gênero, o Regimento Escolar, e descobrir um pouco mais sobre como se estrutura e qual sua funcionalidade.
Desenvolvimento
Digite em Word os textos apresentados no primeiro e no segundo slides de Desenvolvimento do plano LPO7_04SQA01, a respeito das atribuições do corpo docente e dos direitos e deveres do corpo discente, e os envie aos alunos. Caso esteja trabalhando com o Regimento Escolar de sua escola, selecione os trechos indicados lá para serem enviados aos alunos. Oriente-os a realizarem a leitura dos dois textos e postarem no Padlet suas impressões sobre eles, respondendo às seguintes questões, previamente inseridas no mural por você: quais normas e regras vocês acreditam que sejam cumpridas pelos professores e pelos alunos? Quais não são respeitadas? Insira essas perguntas no próprio Padlet para que os alunos as respondam no mural. Estabeleça um prazo para que as respostas sejam inseridas e grave um áudio no próprio Padlet comentando as respostas e os textos. No próprio aplicativo, faça um convite: o Regimento Escolar é uma ferramenta que nos ajuda a buscar o melhor relacionamento entre os membros da comunidade escolar. Vamos conhecê-lo? Explique que este será o objetivo das próximas aulas: conhecer o Regimento Escolar. Escolha um trecho do Regimento de sua escola ou do disponibilizado pelo plano e envie aos alunos por e-mail, para que façam a leitura.
Fechamento
Para o fechamento da aula, insira no mural do Padlet a última pergunta do slide de Fechamento. Estimule os alunos a responderem a essa pergunta a partir dos fragmentos do Regimento Escolar lidos por eles. Abra a discussão e faça outras perguntas, como: vocês acham que as regras e normas do Regimento Escolar colaboram para inibir a violência e estimular o respeito mútuo no ambiente escolar?
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversarem com a família perguntando-lhes sobre o que eles sabem a respeito das normas da escola e se já participaram de alguma reunião para discutir o assunto. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.