14039
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Textos normativos: descobrindo o regimento escolar

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: “data-show” e computador. Caso não disponha desses dispositivos, os textos que constam nesta apresentação podem ser impressos. Há, ainda, uma atividade anexada que deverá ser impressa e distribuída aos alunos, em grupos, como atividade de fechamento da aula.

Informações sobre o gênero: O Regimento Escolar é um recurso fundamental para a organização de uma Instituição escolar tanto no aspecto pedagógico quanto no administrativo. Todas as atividades escolares podem estar previstas nele e quando isso acontece a comunidade escolar passa a ganhar amparo e proteção de normas e regras que regulam os processos desenvolvidos por cada um de seus segmentos. A construção do Regimento Escolar deve ser fundamentada na legislação vigente e realizar-se sempre de modo democrático, pois a gestão participativa garante a valorização dos elementos constituintes da comunidade escolar e, consequentemente, um ensino de qualidade, cuja autonomia reflete a construção bem organizada do Projeto Político Pedagógico da escola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para entender o conceito de garantia de direitos a partir das normas coercitivas.

Referências sobre o assunto:

<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657> Acesso em 01 de julho de 2018.

<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_marlei_boito_reyes.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Leia com os alunos, ou para eles, o tema da aula.

2. Deixe que os alunos demonstrem brevemente sua opinião.

3. Não será necessário problematizar nenhum aspecto nesse contexto. Esse é apenas um momento para iniciar a mobilização de conhecimento dos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia cada um dos três primeiros questionamentos (você pode projetá-los ou escrever no quadro) e estimule os alunos a exporem seus conhecimentos prévios, suas hipóteses e opiniões, tendo o cuidado de valorizar suas respostas. Não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção neste momento, ou seja, não é necessário buscar uma “resposta correta”.
  • Na última questão, no entanto, problematize a presença ou ausência de um código escolar de conduta. Para isso questione a classe acerca de questões como: Quem definiu o horário de entrada? Por que existe um processo de recuperação de notas (ou por que não existe?). Enfatize, após ouvir as respostas dos alunos, que existe o código em questão. Explique que as escolas são organizadas por várias leis e normas, mas que existe uma, em especial, que organiza seu funcionamento. Explique, então, que se trata do Regimento Escolar, que é um código de normas que estrutura e regulamenta as várias áreas de uma escola como a secretaria, os diferentes níveis de ensino, as obrigações dos agentes escolares e dos alunos, enfim, todo o movimento que existe na escola deve ter seu funcionamento previsto nesse código de normas. São alguns elementos do regimento que serão descobertos pelos alunos nesta aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “docente” aos alunos.
  • Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
  • Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo docente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
  • Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “discente” aos alunos.
  • Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
  • Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo discente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
  • Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide (que pode ser escrito no quadro, se necessário) e reflita brevemente com os alunos sobre o fato de que todos têm funções e obrigações dentro da comunidade escolar. Quando alguém as deixa de cumprir, outras pessoas passam a ser prejudicadas. Assim, o Regimento Escolar, além normatizar essas obrigações, também garante o bom relacionamento entre todos.
  • Sugere-se que seja utilizado o Regimento Escolar de sua instituição, mas se não for possível, projete o arquivo disponibilizado nos materiais complementares.
  • Faça uma apresentação do texto projetado, evidenciando que existem estruturas que justificam ou explicam informações sobre a escola, ou ainda apenas a identificam, logo no início do documento.
  • Faça uma espécie de “tour” pelo documento passando pelas seções. Nesse momento, identifique as muitas áreas que aparecerão, assim, será possível que os alunos percebam a existência de normas para as diferentes áreas, já citadas, que compõem a escola.
  • Leia brevemente alguns trechos que julgue interessantes (evite as seções “Do corpo docente” e “Do corpo discente”, pois elas serão utilizadas na atividade seguinte.
  • Familiarize os alunos com a leitura de leis. Faça uma observação sobre a estrutura (divisão de seções, parágrafos, incisos). Não é interessante aprofundar-se nesses quesitos neste momento.
  • Para finalizar a atividade atual, pergunte aos alunos quem criou o Regimento Escolar de sua escola. As respostas precisam culminar com a explicação do professor sobre a construção das normas pela própria comunidade escolar, assim, direção, pais, professores, funcionários e alunos podem propor alterações que melhorem o Regimento.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 15 minutos.

Materiais complementares: acesse o material para a aula aqui.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o questionamento do slide e ouça as sugestões dos alunos. Espera-se que eles percebam que se a escola funcionar corretamente o aluno não será prejudicado em seu estudo e, assim, poderá ter assegurada uma aprendizagem efetiva. Além disso, questões ligadas à inibição da violência e ao respeito mútuo garantem qualidade de vida e, consequentemente, de aprendizagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: “data-show” e computador. Caso não disponha desses dispositivos, os textos que constam nesta apresentação podem ser impressos. Há, ainda, uma atividade anexada que deverá ser impressa e distribuída aos alunos, em grupos, como atividade de fechamento da aula.

Informações sobre o gênero: O Regimento Escolar é um recurso fundamental para a organização de uma Instituição escolar tanto no aspecto pedagógico quanto no administrativo. Todas as atividades escolares podem estar previstas nele e quando isso acontece a comunidade escolar passa a ganhar amparo e proteção de normas e regras que regulam os processos desenvolvidos por cada um de seus segmentos. A construção do Regimento Escolar deve ser fundamentada na legislação vigente e realizar-se sempre de modo democrático, pois a gestão participativa garante a valorização dos elementos constituintes da comunidade escolar e, consequentemente, um ensino de qualidade, cuja autonomia reflete a construção bem organizada do Projeto Político Pedagógico da escola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para entender o conceito de garantia de direitos a partir das normas coercitivas.

Referências sobre o assunto:

<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657> Acesso em 01 de julho de 2018.

<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_marlei_boito_reyes.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Leia com os alunos, ou para eles, o tema da aula.

2. Deixe que os alunos demonstrem brevemente sua opinião.

3. Não será necessário problematizar nenhum aspecto nesse contexto. Esse é apenas um momento para iniciar a mobilização de conhecimento dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia cada um dos três primeiros questionamentos (você pode projetá-los ou escrever no quadro) e estimule os alunos a exporem seus conhecimentos prévios, suas hipóteses e opiniões, tendo o cuidado de valorizar suas respostas. Não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção neste momento, ou seja, não é necessário buscar uma “resposta correta”.
  • Na última questão, no entanto, problematize a presença ou ausência de um código escolar de conduta. Para isso questione a classe acerca de questões como: Quem definiu o horário de entrada? Por que existe um processo de recuperação de notas (ou por que não existe?). Enfatize, após ouvir as respostas dos alunos, que existe o código em questão. Explique que as escolas são organizadas por várias leis e normas, mas que existe uma, em especial, que organiza seu funcionamento. Explique, então, que se trata do Regimento Escolar, que é um código de normas que estrutura e regulamenta as várias áreas de uma escola como a secretaria, os diferentes níveis de ensino, as obrigações dos agentes escolares e dos alunos, enfim, todo o movimento que existe na escola deve ter seu funcionamento previsto nesse código de normas. São alguns elementos do regimento que serão descobertos pelos alunos nesta aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “docente” aos alunos.
  • Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
  • Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo docente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
  • Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Inicie a atividade lendo o título e o subtítulo. Questione a classe sobre o local de origem desse texto (o regimento escolar). Também questione-os sobre quais informações eles esperam encontrar no trecho a ser analisado. Pode ser necessário explicar o termo “discente” aos alunos.
  • Inicie, então, a leitura (pode-se solicitar para que vários alunos leiam os incisos).
  • Peça para os alunos identificarem, ao fim da leitura, quais normas e regras eles acreditam que são cumpridas pelo corpo discente, quais são cumpridos em parte e aquelas que não são respeitadas.
  • Reflita com eles se as regras que eles apontaram como não respeitadas são importantes, ou não, para o bom funcionamento da escola.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 12 minutos.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide (que pode ser escrito no quadro, se necessário) e reflita brevemente com os alunos sobre o fato de que todos têm funções e obrigações dentro da comunidade escolar. Quando alguém as deixa de cumprir, outras pessoas passam a ser prejudicadas. Assim, o Regimento Escolar, além normatizar essas obrigações, também garante o bom relacionamento entre todos.
  • Sugere-se que seja utilizado o Regimento Escolar de sua instituição, mas se não for possível, projete o arquivo disponibilizado nos materiais complementares.
  • Faça uma apresentação do texto projetado, evidenciando que existem estruturas que justificam ou explicam informações sobre a escola, ou ainda apenas a identificam, logo no início do documento.
  • Faça uma espécie de “tour” pelo documento passando pelas seções. Nesse momento, identifique as muitas áreas que aparecerão, assim, será possível que os alunos percebam a existência de normas para as diferentes áreas, já citadas, que compõem a escola.
  • Leia brevemente alguns trechos que julgue interessantes (evite as seções “Do corpo docente” e “Do corpo discente”, pois elas serão utilizadas na atividade seguinte.
  • Familiarize os alunos com a leitura de leis. Faça uma observação sobre a estrutura (divisão de seções, parágrafos, incisos). Não é interessante aprofundar-se nesses quesitos neste momento.
  • Para finalizar a atividade atual, pergunte aos alunos quem criou o Regimento Escolar de sua escola. As respostas precisam culminar com a explicação do professor sobre a construção das normas pela própria comunidade escolar, assim, direção, pais, professores, funcionários e alunos podem propor alterações que melhorem o Regimento.
  • O tempo sugerido para essa atividade é de 15 minutos.

Materiais complementares: acesse o material para a aula aqui.

Observação: o Regimento Escolar utilizado neste slide foi cedido por escola privada da cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A instituição possui atendimento escolar a todas as etapas da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o questionamento do slide e ouça as sugestões dos alunos. Espera-se que eles percebam que se a escola funcionar corretamente o aluno não será prejudicado em seu estudo e, assim, poderá ter assegurada uma aprendizagem efetiva. Além disso, questões ligadas à inibição da violência e ao respeito mútuo garantem qualidade de vida e, consequentemente, de aprendizagem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano