Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Contexto”, acesso à internet, equipamentos para projeção de imagens (se disponível em sua escola), materiais diversos para criação de modelos na etapa “Mão na massa” (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e a reprodução assexuada (podem ser impressas ou projetadas), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais diversos de consulta/pesquisa para os estudantes para a etapa “Mão na massa” (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem diversas formas de reprodução entre os seres vivos. Questione-os a respeito do tema e valorize as suas respostas.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o aúdio “Hidra” do projeto “Na onda da vida”: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=3434.
Nesse material, é possível perceber uma comparação entre a Hidra da mitologia Grega com a Planária, um platelminto. Por ser um áudio é interessante que apresente também imagens dos dois seres. Elas podem ser impressas ou projetadas.
Se não for possível transmitir o áudio, compartilhe as informações contidas no áudio de outra maneira e apresente aos estudantes junto com as imagens. Explique aos alunos como ocorre a regeneração de uma planária ao ter o corpo dividido, por exemplo, ela complementa a parte perdida.
Diante deste material, estimule os alunos com questionamentos como:
- Quais comparações podemos estabelecer entre o ser mitológico grego e o ser vivo conhecido como planária?
- Quais características o áudio relata sobre a forma de reprodução das planárias?
- Você acredita que este tipo de reprodução permite a variação das características dos indivíduos da mesma espécie? Por que?
Materiais necessários: Equipamento de som para transmissão do áudio, acesso à internet e equipamentos para projeção de imagens (se estiver disponível em sua escola).
Material de apoio:
http://gnosisbrasil.com/artigos/o-mito-da-hidra-de-lerna/
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Materiais de apoio:
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 20 minutos. Os alunos deverão dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos, peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução. Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.
Atente-se aos tipos de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos dentro dos grupos de seres vivos sugeridos.
Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Após as construções dos modelos, os grupos deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todos suas descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes?
Materiais necessários: Materiais diversos para criação de modelos (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).
MÃO NA MASSA
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 3 minutos. Agora você mostrará duas imagens aos alunos: uma que representa um exemplo de reprodução assexuada e outra que representa a reprodução sexuada. Também deverá indicar os conceitos dos dois tipos de reprodução e pedir que os alunos identifiquem qual tipo de reprodução se encaixa em cada situação apresentada na atividade anterior. Ao fazer a relação, os alunos terão que expor os argumentos que os levaram a estabelecer estas conexões, retomando as suas pesquisas e os modelos construídos.
Materiais necessários: Figuras e textos que ilustram a reprodução sexuada e assexuada (impressas ou projetadas).
Materiais de apoio:
http://cienciahoje.org.br/coluna/para-que-serve-o-sexo/
http://chc.org.br/sem-pais/
http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os alunos deverão montar uma tabela no quadro com a sua ajuda, que permitirá diferenciar os tipos de reprodução e responder novamente a questão disparadora. Em seguida a tabela deverá ser transcrita no caderno. A tabela terá os seguintes tópicos:
- Modelos de reprodução: Assexuada e Sexuada
- Como ocorre
- Tipos existentes
- Exemplos de seres vivos
- Principais características
Esses temas ainda serão abordados e aprofundados nos próximos planos de aula.
Abaixo segue uma sugestão de resolução para esta tabela com base nos animais sugeridos para pesquisa na etapa anterior:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdb4qWERK3Ks3s6Rauf2jCrsEDvSvRDrXU5czmWMzHUymgpYYK9QxdbqRdrf/resolucao-da-tabela-sistematizacao-cie8-06ve01.pdf.
Materiais necessários: Caderno/bloco de papel e lápis/caneta.