Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
Jogo de trilha e cartões, disponível aqui.
Um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.),
Papéis pequenos para escrever os motivos
1 dado por grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com as crianças. Questione quem sabe para que servem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que hoje pensarão melhor sobre esse assunto.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Questione: “ Quem sabe onde são guardados os produtos de limpeza e os remédios em casa?”, “Quem, na sua casa, é responsável por guardar esses produtos?” “ Em que situações usamos remédios e produtos de limpeza?” . Deixe que os alunos apresentem brevemente as situações em suas casas. Não é necessário, neste momento, atribuir certo ou errado às idéias apresentadas. O importante é motivar todos ao assunto.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Pergunte se já pensaram nos perigos que envolvem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que buscaremos responder à essa pergunta.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 crianças. Retome com as turma as regras do jogo de trilha: Cada jogador terá um objeto pequeno que o represente no tabuleiro (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.). O participante deverá jogar o dado e andar o número de casas sorteado. Em seguida é a vez do próximo jogador. Durante o percurso poderão aparecer imprevistos ou desafios que serão sinalizados solicitando que o jogador retire um cartão.. Siga sempre as instruções dos cartões. Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.
Entregue aos alunos o tabuleiro com o jogo de trilha e os cartões que deverão ficar com a escrita voltada para baixo. Oriente-os a, com o auxílio de um dado, seguir pelo caminho apresentado de acordo com o número tirado. Para cada vez que o jogador cair em uma casa onde tenha a orientação RETIRE UM CARTÂO, ele deve retirar o cartão, analisar a situação apresentada e escrever em um papel o motivo pelo qual ele acha que aquela casa representa um perigo. Para iniciar o jogo as crianças jogam o dado e quem tirar o número maior começa.
O professor deverá circular entre os grupos verificando onde cada um está e como estão escrevendo as situações de perigo. Faça perguntas como: “Porque essa situação representa um perigo?”, “Você já viu isso acontecer?”, “Quais riscos você percebe?”. Garanta que as situações não passem despercebidas ou sejam puladas, uma vez que o objetivo é proporcionar uma discussão e reflexão sobre os perigos possíveis no uso incorreto de medicamentos e produtos de limpeza.
Materiais necessários: Jogo de trilha (disponível nas Atividades para impressão), um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.), papéis pequenos para escrever os motivos, 1 dado por grupo.
Material de apoio:
http://criancasegura.org.br/dicas/dicas-de-prevencao-envenenamento-e-intoxicacao/
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Ainda com os alunos organizados em grupos, retome as casas do tabuleiro que apresentamos cartões que apresentaram situações de perigo. Peça que cada grupo leia os motivos que apontaram para aquela situação ser considerada de perigo. Discuta com a turma o que cada uma pode ocasionar. Siga assim com todas. Em um tabuleiro, cole as observações dos alunos na casa correspondente e deixe o jogo exposto na sala para possíveis consultas ou retomada do assunto.