13491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - Intoxicações: medicamentos e produtos de limpeza

Plano de aula de Ciências com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre os riscos para a saúde do uso/consumo indevido de medicamentos e produtos de limpeza

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Jogo de trilha e cartões, disponível aqui.

Um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.),

Papéis pequenos para escrever os motivos

1 dado por grupo.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com as crianças. Questione quem sabe para que servem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que hoje pensarão melhor sobre esse assunto.

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Questione: “ Quem sabe onde são guardados os produtos de limpeza e os remédios em casa?”, “Quem, na sua casa, é responsável por guardar esses produtos?” “ Em que situações usamos remédios e produtos de limpeza?” . Deixe que os alunos apresentem brevemente as situações em suas casas. Não é necessário, neste momento, atribuir certo ou errado às idéias apresentadas. O importante é motivar todos ao assunto.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Pergunte se já pensaram nos perigos que envolvem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que buscaremos responder à essa pergunta.

MÃO NA MASSA select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 crianças. Retome com as turma as regras do jogo de trilha: Cada jogador terá um objeto pequeno que o represente no tabuleiro (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.). O participante deverá jogar o dado e andar o número de casas sorteado. Em seguida é a vez do próximo jogador. Durante o percurso poderão aparecer imprevistos ou desafios que serão sinalizados solicitando que o jogador retire um cartão.. Siga sempre as instruções dos cartões. Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

Entregue aos alunos o tabuleiro com o jogo de trilha e os cartões que deverão ficar com a escrita voltada para baixo. Oriente-os a, com o auxílio de um dado, seguir pelo caminho apresentado de acordo com o número tirado. Para cada vez que o jogador cair em uma casa onde tenha a orientação RETIRE UM CARTÂO, ele deve retirar o cartão, analisar a situação apresentada e escrever em um papel o motivo pelo qual ele acha que aquela casa representa um perigo. Para iniciar o jogo as crianças jogam o dado e quem tirar o número maior começa.

O professor deverá circular entre os grupos verificando onde cada um está e como estão escrevendo as situações de perigo. Faça perguntas como: “Porque essa situação representa um perigo?”, “Você já viu isso acontecer?”, “Quais riscos você percebe?”. Garanta que as situações não passem despercebidas ou sejam puladas, uma vez que o objetivo é proporcionar uma discussão e reflexão sobre os perigos possíveis no uso incorreto de medicamentos e produtos de limpeza.

Materiais necessários: Jogo de trilha (disponível nas Atividades para impressão), um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.), papéis pequenos para escrever os motivos, 1 dado por grupo.

Material de apoio:

http://criancasegura.org.br/dicas/dicas-de-prevencao-envenenamento-e-intoxicacao/

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ainda com os alunos organizados em grupos, retome as casas do tabuleiro que apresentamos cartões que apresentaram situações de perigo. Peça que cada grupo leia os motivos que apontaram para aquela situação ser considerada de perigo. Discuta com a turma o que cada uma pode ocasionar. Siga assim com todas. Em um tabuleiro, cole as observações dos alunos na casa correspondente e deixe o jogo exposto na sala para possíveis consultas ou retomada do assunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula:

Jogo de trilha e cartões, disponível aqui.

Um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.),

Papéis pequenos para escrever os motivos

1 dado por grupo.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com as crianças. Questione quem sabe para que servem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que hoje pensarão melhor sobre esse assunto.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Questione: “ Quem sabe onde são guardados os produtos de limpeza e os remédios em casa?”, “Quem, na sua casa, é responsável por guardar esses produtos?” “ Em que situações usamos remédios e produtos de limpeza?” . Deixe que os alunos apresentem brevemente as situações em suas casas. Não é necessário, neste momento, atribuir certo ou errado às idéias apresentadas. O importante é motivar todos ao assunto.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Pergunte se já pensaram nos perigos que envolvem os remédios e os produtos de limpeza. Diga que buscaremos responder à essa pergunta.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 crianças. Retome com as turma as regras do jogo de trilha: Cada jogador terá um objeto pequeno que o represente no tabuleiro (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.). O participante deverá jogar o dado e andar o número de casas sorteado. Em seguida é a vez do próximo jogador. Durante o percurso poderão aparecer imprevistos ou desafios que serão sinalizados solicitando que o jogador retire um cartão.. Siga sempre as instruções dos cartões. Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

Entregue aos alunos o tabuleiro com o jogo de trilha e os cartões que deverão ficar com a escrita voltada para baixo. Oriente-os a, com o auxílio de um dado, seguir pelo caminho apresentado de acordo com o número tirado. Para cada vez que o jogador cair em uma casa onde tenha a orientação RETIRE UM CARTÂO, ele deve retirar o cartão, analisar a situação apresentada e escrever em um papel o motivo pelo qual ele acha que aquela casa representa um perigo. Para iniciar o jogo as crianças jogam o dado e quem tirar o número maior começa.

O professor deverá circular entre os grupos verificando onde cada um está e como estão escrevendo as situações de perigo. Faça perguntas como: “Porque essa situação representa um perigo?”, “Você já viu isso acontecer?”, “Quais riscos você percebe?”. Garanta que as situações não passem despercebidas ou sejam puladas, uma vez que o objetivo é proporcionar uma discussão e reflexão sobre os perigos possíveis no uso incorreto de medicamentos e produtos de limpeza.

Materiais necessários: Jogo de trilha (disponível nas Atividades para impressão), um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.), papéis pequenos para escrever os motivos, 1 dado por grupo.

Material de apoio:

http://criancasegura.org.br/dicas/dicas-de-prevencao-envenenamento-e-intoxicacao/

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Ainda com os alunos organizados em grupos, retome as casas do tabuleiro que apresentamos cartões que apresentaram situações de perigo. Peça que cada grupo leia os motivos que apontaram para aquela situação ser considerada de perigo. Discuta com a turma o que cada uma pode ocasionar. Siga assim com todas. Em um tabuleiro, cole as observações dos alunos na casa correspondente e deixe o jogo exposto na sala para possíveis consultas ou retomada do assunto.

Intoxicações: medicamentos e produtos de limpeza

2° Ano

Objetivos de aprendizagem

Discutir os principais riscos para a saúde do uso/consumo indevido de medicamentos e produtos de limpeza.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (Objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos, etc.)

Professor-autor: Roberta Braga Manes da Silva

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

 

Materiais necessários para a aula: Jogo de trilha e cartões (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1-uf0p_hVEGAUcxESKpB8UX3ihsX2d65RmIl8sG0DW5c/edit), um objeto pequeno para representar o jogador (pode ser uma borracha, um pequeno papel com o nome, um apontador, etc.), papéis pequenos para escrever os motivos, 1 dado por grupo.


Código: CIE2_03M&E03

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes