13456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre transformações reversíveis e irreversíveis causadas por aquecimento

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre esta aula 2. Título da aula 3. CONTEXTO 4. QUESTÃO DISPARADORA 5. MÃO NA MASSA 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Dois ovos, uma panela, dois potes, água para o cozimento, fogão ou microondas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o aquecimento e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto e em seguida estimule a curiosidade dos alunos para tentarem descobrir o que poderia ter ocasionado a mudança de característica do ovo, se seria possível após atingir esta mudança, voltar à característica inicial. Permita que seus alunos contribuam com hipóteses, sugestões e possibilidades. Com isso aguçará ainda mais as expectativas para a realização do experimento.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre o significado destas palavras, de acordo com o contexto, para ser respondido até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que já trabalhamos mudanças causadas pelo aquecimento. Diga ao alunos que testaremos com outro tipo de material aqui.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize um semicírculo com seus alunos no local onde se realizará o experimento (cozinha, refeitório). Explique que vão observar o cozimento do ovo e o aquecimento da água. Por se tratar de um experimento em que requer o uso de fogão ou microondas, você, professor irá realizar os experimentos, porém é muito importante que os alunos observem com atenção o passo a passo para que depois avaliem e registrem o que aconteceu.

Inicialmente quebre um ovo ainda cru e peça para seus alunos observarem a textura, coloração e todas as respectivas características. Deixe-o reservado num pote para posterior comparação. Pegue o segundo ovo, coloque em uma panela e em seguida encha com uma quantidade razoável de água, para que seja cozido.

Fique atento para esta etapa, pois você trabalhará utilizando o fogão. Mantenha seus alunos numa distância adequada do fogão ou microondas, para que tudo corra bem.

Espere o tempo aproximado para o cozimento e retire o ovo, já cozido da panela. Coloque em outro pote e espere esfriar.

Os alunos deverão comparar os dois ovos, o cozido e o cru. Lance perguntas do tipo:

Que características podemos perceber de cada ovo?

O que mudou no ovo cru?

O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido?

O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como?

E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê?

O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento, permita que seus alunos percebam que as mudanças ocasionadas pelo cozimento do ovo foram causadas pelo aquecimento.

Passe para a segunda etapa da aula. Utilize a mesma panela para aquecer a água. Somente o professor realizará o experimento e manuseará a panela, o fogão ou o microondas.

Desta vez, eles deverão observar o vapor de água que sobe quando a temperatura eleva e esta começa a ferver.

Coloque uma tampa para que eles visualizem o vapor se transformando em gotículas no seu interior. Desta forma, conseguirão ver que a água, mesmo transformada em vapor pode voltar a ser líquida novamente.

Finalize o segundo experimento mostrando à turma a tampa molhada pelo vapor da água que ferveu.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após as experimentações, registre com eles todas as etapas observadas pelos grupos. Volte a questão disparadora e responda com eles. É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.

Sistematize a aula, com a tabela de registros e conclusões observadas ao longo dos experimentos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao aquecimento, o ovo acabou sofrendo uma mudança em seu aspecto. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve o cozimento do alimento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Dois ovos, uma panela, dois potes, água para o cozimento, fogão ou microondas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o aquecimento e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto e em seguida estimule a curiosidade dos alunos para tentarem descobrir o que poderia ter ocasionado a mudança de característica do ovo, se seria possível após atingir esta mudança, voltar à característica inicial. Permita que seus alunos contribuam com hipóteses, sugestões e possibilidades. Com isso aguçará ainda mais as expectativas para a realização do experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre o significado destas palavras, de acordo com o contexto, para ser respondido até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que já trabalhamos mudanças causadas pelo aquecimento. Diga ao alunos que testaremos com outro tipo de material aqui.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize um semicírculo com seus alunos no local onde se realizará o experimento (cozinha, refeitório). Explique que vão observar o cozimento do ovo e o aquecimento da água. Por se tratar de um experimento em que requer o uso de fogão ou microondas, você, professor irá realizar os experimentos, porém é muito importante que os alunos observem com atenção o passo a passo para que depois avaliem e registrem o que aconteceu.

Inicialmente quebre um ovo ainda cru e peça para seus alunos observarem a textura, coloração e todas as respectivas características. Deixe-o reservado num pote para posterior comparação. Pegue o segundo ovo, coloque em uma panela e em seguida encha com uma quantidade razoável de água, para que seja cozido.

Fique atento para esta etapa, pois você trabalhará utilizando o fogão. Mantenha seus alunos numa distância adequada do fogão ou microondas, para que tudo corra bem.

Espere o tempo aproximado para o cozimento e retire o ovo, já cozido da panela. Coloque em outro pote e espere esfriar.

Os alunos deverão comparar os dois ovos, o cozido e o cru. Lance perguntas do tipo:

Que características podemos perceber de cada ovo?

O que mudou no ovo cru?

O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido?

O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como?

E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê?

O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento, permita que seus alunos percebam que as mudanças ocasionadas pelo cozimento do ovo foram causadas pelo aquecimento.

Passe para a segunda etapa da aula. Utilize a mesma panela para aquecer a água. Somente o professor realizará o experimento e manuseará a panela, o fogão ou o microondas.

Desta vez, eles deverão observar o vapor de água que sobe quando a temperatura eleva e esta começa a ferver.

Coloque uma tampa para que eles visualizem o vapor se transformando em gotículas no seu interior. Desta forma, conseguirão ver que a água, mesmo transformada em vapor pode voltar a ser líquida novamente.

Finalize o segundo experimento mostrando à turma a tampa molhada pelo vapor da água que ferveu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após as experimentações, registre com eles todas as etapas observadas pelos grupos. Volte a questão disparadora e responda com eles. É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.

Sistematize a aula, com a tabela de registros e conclusões observadas ao longo dos experimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao aquecimento, o ovo acabou sofrendo uma mudança em seu aspecto. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve o cozimento do alimento.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Evaporação e Condensação da água

AULA 03

Título: Queima do papel

AULA 04

Aquecimento do chocolate

AULA 05

Transformação do milho em pipoca

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água é um ótimo solvente

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Situações de Solubilidade

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecimento

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas homogêneas e heterogêneas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando materiais sólidos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel colorido pela luz do Sol

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que acontecem com o calor

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação por baixas temperaturas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Separando materiais de uma água barrenta

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas na cozinha

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação da lã de aço

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Evaporação e Condensação da água

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Título: Queima do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Aquecimento do chocolate

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do milho em pipoca

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Evaporação e Condensação da água

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Título: Queima do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aquecimento do chocolate

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do milho em pipoca

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann