Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Dois ovos, uma panela, dois potes, água para o cozimento, fogão ou microondas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o aquecimento e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça a leitura do contexto e em seguida estimule a curiosidade dos alunos para tentarem descobrir o que poderia ter ocasionado a mudança de característica do ovo, se seria possível após atingir esta mudança, voltar à característica inicial. Permita que seus alunos contribuam com hipóteses, sugestões e possibilidades. Com isso aguçará ainda mais as expectativas para a realização do experimento.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre o significado destas palavras, de acordo com o contexto, para ser respondido até o término da aula.
Você poderá mencionar aulas anteriores, em que já trabalhamos mudanças causadas pelo aquecimento. Diga ao alunos que testaremos com outro tipo de material aqui.
Material de apoio:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize um semicírculo com seus alunos no local onde se realizará o experimento (cozinha, refeitório). Explique que vão observar o cozimento do ovo e o aquecimento da água. Por se tratar de um experimento em que requer o uso de fogão ou microondas, você, professor irá realizar os experimentos, porém é muito importante que os alunos observem com atenção o passo a passo para que depois avaliem e registrem o que aconteceu.
Inicialmente quebre um ovo ainda cru e peça para seus alunos observarem a textura, coloração e todas as respectivas características. Deixe-o reservado num pote para posterior comparação. Pegue o segundo ovo, coloque em uma panela e em seguida encha com uma quantidade razoável de água, para que seja cozido.
Fique atento para esta etapa, pois você trabalhará utilizando o fogão. Mantenha seus alunos numa distância adequada do fogão ou microondas, para que tudo corra bem.
Espere o tempo aproximado para o cozimento e retire o ovo, já cozido da panela. Coloque em outro pote e espere esfriar.
Os alunos deverão comparar os dois ovos, o cozido e o cru. Lance perguntas do tipo:
Que características podemos perceber de cada ovo?
O que mudou no ovo cru?
O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido?
O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como?
E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê?
O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança?
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Neste momento, permita que seus alunos percebam que as mudanças ocasionadas pelo cozimento do ovo foram causadas pelo aquecimento.
Passe para a segunda etapa da aula. Utilize a mesma panela para aquecer a água. Somente o professor realizará o experimento e manuseará a panela, o fogão ou o microondas.
Desta vez, eles deverão observar o vapor de água que sobe quando a temperatura eleva e esta começa a ferver.
Coloque uma tampa para que eles visualizem o vapor se transformando em gotículas no seu interior. Desta forma, conseguirão ver que a água, mesmo transformada em vapor pode voltar a ser líquida novamente.
Finalize o segundo experimento mostrando à turma a tampa molhada pelo vapor da água que ferveu.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após as experimentações, registre com eles todas as etapas observadas pelos grupos. Volte a questão disparadora e responda com eles. É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.
Sistematize a aula, com a tabela de registros e conclusões observadas ao longo dos experimentos.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao aquecimento, o ovo acabou sofrendo uma mudança em seu aspecto. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve o cozimento do alimento.