13456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre transformações reversíveis e irreversíveis causadas por aquecimento

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Dois ovos, uma panela, dois potes, água para o cozimento, fogão ou microondas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o aquecimento e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto e em seguida estimule a curiosidade dos alunos para tentarem descobrir o que poderia ter ocasionado a mudança de característica do ovo, se seria possível após atingir esta mudança, voltar à característica inicial. Permita que seus alunos contribuam com hipóteses, sugestões e possibilidades. Com isso aguçará ainda mais as expectativas para a realização do experimento.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre o significado destas palavras, de acordo com o contexto, para ser respondido até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que já trabalhamos mudanças causadas pelo aquecimento. Diga ao alunos que testaremos com outro tipo de material aqui.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize um semicírculo com seus alunos no local onde se realizará o experimento (cozinha, refeitório). Explique que vão observar o cozimento do ovo e o aquecimento da água. Por se tratar de um experimento em que requer o uso de fogão ou microondas, você, professor irá realizar os experimentos, porém é muito importante que os alunos observem com atenção o passo a passo para que depois avaliem e registrem o que aconteceu.

Inicialmente quebre um ovo ainda cru e peça para seus alunos observarem a textura, coloração e todas as respectivas características. Deixe-o reservado num pote para posterior comparação. Pegue o segundo ovo, coloque em uma panela e em seguida encha com uma quantidade razoável de água, para que seja cozido.

Fique atento para esta etapa, pois você trabalhará utilizando o fogão. Mantenha seus alunos numa distância adequada do fogão ou microondas, para que tudo corra bem.

Espere o tempo aproximado para o cozimento e retire o ovo, já cozido da panela. Coloque em outro pote e espere esfriar.

Os alunos deverão comparar os dois ovos, o cozido e o cru. Lance perguntas do tipo:

Que características podemos perceber de cada ovo?

O que mudou no ovo cru?

O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido?

O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como?

E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê?

O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento, permita que seus alunos percebam que as mudanças ocasionadas pelo cozimento do ovo foram causadas pelo aquecimento.

Passe para a segunda etapa da aula. Utilize a mesma panela para aquecer a água. Somente o professor realizará o experimento e manuseará a panela, o fogão ou o microondas.

Desta vez, eles deverão observar o vapor de água que sobe quando a temperatura eleva e esta começa a ferver.

Coloque uma tampa para que eles visualizem o vapor se transformando em gotículas no seu interior. Desta forma, conseguirão ver que a água, mesmo transformada em vapor pode voltar a ser líquida novamente.

Finalize o segundo experimento mostrando à turma a tampa molhada pelo vapor da água que ferveu.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após as experimentações, registre com eles todas as etapas observadas pelos grupos. Volte a questão disparadora e responda com eles. É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.

Sistematize a aula, com a tabela de registros e conclusões observadas ao longo dos experimentos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao aquecimento, o ovo acabou sofrendo uma mudança em seu aspecto. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve o cozimento do alimento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Dois ovos, uma panela, dois potes, água para o cozimento, fogão ou microondas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando o aquecimento e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação. Por isso, requer de todos muita atenção no cumprimento das regras para que tudo ocorra de forma tranquila.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto e em seguida estimule a curiosidade dos alunos para tentarem descobrir o que poderia ter ocasionado a mudança de característica do ovo, se seria possível após atingir esta mudança, voltar à característica inicial. Permita que seus alunos contribuam com hipóteses, sugestões e possibilidades. Com isso aguçará ainda mais as expectativas para a realização do experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre o significado destas palavras, de acordo com o contexto, para ser respondido até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que já trabalhamos mudanças causadas pelo aquecimento. Diga ao alunos que testaremos com outro tipo de material aqui.

Material de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformacoes-reversiveis-irreversiveis.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize um semicírculo com seus alunos no local onde se realizará o experimento (cozinha, refeitório). Explique que vão observar o cozimento do ovo e o aquecimento da água. Por se tratar de um experimento em que requer o uso de fogão ou microondas, você, professor irá realizar os experimentos, porém é muito importante que os alunos observem com atenção o passo a passo para que depois avaliem e registrem o que aconteceu.

Inicialmente quebre um ovo ainda cru e peça para seus alunos observarem a textura, coloração e todas as respectivas características. Deixe-o reservado num pote para posterior comparação. Pegue o segundo ovo, coloque em uma panela e em seguida encha com uma quantidade razoável de água, para que seja cozido.

Fique atento para esta etapa, pois você trabalhará utilizando o fogão. Mantenha seus alunos numa distância adequada do fogão ou microondas, para que tudo corra bem.

Espere o tempo aproximado para o cozimento e retire o ovo, já cozido da panela. Coloque em outro pote e espere esfriar.

Os alunos deverão comparar os dois ovos, o cozido e o cru. Lance perguntas do tipo:

Que características podemos perceber de cada ovo?

O que mudou no ovo cru?

O ovo cru ainda pode ser transformado? E o ovo cozido?

O ovo cru pode virar um ovo cozido? Como?

E o ovo cozido, pode voltar a ser um ovo cru? Por quê?

O que fez o ovo mudar de aspecto? Que fator foi determinante nesta mudança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste momento, permita que seus alunos percebam que as mudanças ocasionadas pelo cozimento do ovo foram causadas pelo aquecimento.

Passe para a segunda etapa da aula. Utilize a mesma panela para aquecer a água. Somente o professor realizará o experimento e manuseará a panela, o fogão ou o microondas.

Desta vez, eles deverão observar o vapor de água que sobe quando a temperatura eleva e esta começa a ferver.

Coloque uma tampa para que eles visualizem o vapor se transformando em gotículas no seu interior. Desta forma, conseguirão ver que a água, mesmo transformada em vapor pode voltar a ser líquida novamente.

Finalize o segundo experimento mostrando à turma a tampa molhada pelo vapor da água que ferveu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após as experimentações, registre com eles todas as etapas observadas pelos grupos. Volte a questão disparadora e responda com eles. É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.

Sistematize a aula, com a tabela de registros e conclusões observadas ao longo dos experimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula explicando que por ter sido submetido ao aquecimento, o ovo acabou sofrendo uma mudança em seu aspecto. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve o cozimento do alimento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano