Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estudar através de textos em inglês em meios digitais
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Listening to news
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é o segundo plano de uma série de 3 sobre estudo e pesquisa online através de textos em inglês. Fica a seu critério decidir se trabalhará todos os planos em sequência ou isoladamente. No primeiro plano o aluno aprenderá a identificar sites confiáveis para uma pesquisa, no segundo, como tomar notas (fazer fichamento) das informações relevantes e no terceiro, como expor o resultado de uma pesquisa em um pôster.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Cumprimente a sua turma, apresente o slide ou copie o objetivo no quadro e explique o objetivo da aula. Se você trabalhou o primeiro plano da sequência, esclareça que continuarão a aprender como estudar/ pesquisar através de texto em inglês em meios digitais.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o slide ou imagens que lembrem aos alunos um museu e pergunte: In which place can you find ancient objects? Espera-se que os alunos respondam: In a museum. Diga: Exactly! Have you ever been to a museum? Ouça as respostas dos alunos, pergunte em qual museu já foram, o que viram de interessante por lá, etc. Pergunte também: What’s the importance of a museum? Why is it so important to preserve history?
- Leve os alunos a pensar quais as consequências da destruição de um museu. Pergunte: What if a museum were destroyed by fire? Espera-se que eles respondam algo como: Memories would be destroyed.
- Informe: The article you will study today talks about the destruction of an important Brazilian Museum. Do you remember this event? É possível que alguns alunos citem o incêndio no Museu Nacional do Brasil.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Ler um artigo sobre um evento brasileiro veiculado em outro país.
Expectativa: Que os alunos, após a leitura do texto, consigam perceber características culturais do país em que a notícia foi veiculada.
Orientações:
- Diga aos alunos: In September 3, 2018 one of the most important museums in Brazil was destroyed by fire. Do you remember the name of this museum? Resposta esperada: National Museum in Rio de Janeiro. Continue: That’s it! The National Museum was the place where we could find precious things that told Brazilian and American history. There was the oldest human fossil found in America: the skull of Luzia. (se os alunos não souberem o significado da palavra skull, leve uma imagem para exemplificar). Pergunte também: What further information do you have about the National Museum? Faça no quadro um brainstorm escrevendo: What we know about the Brazilian National Museum e convide os alunos a escreverem lá o que lembram sobre o museu. Se preferir, escreva você mesmo as informações que os alunos falarem. Deixe o brainstorm no quadro, pois ele ajudará os alunos na leitura do texto, já que terá palavras/expressões que poderão encontrar no artigo. Espera-se que os alunos citem: the royal family lived there; It had just turned 200 years old; many objects were burned; the biggest meteorite was preserved. Caso os alunos não tenham informação sobre o museu, escreva algumas no quadro ou faça uma lista de palavras chave que podem ser encontradas no texto. Pergunte aos alunos: Which words could you find in an article about fire in a museum?
- Diga: As you know, a museum is the place where we can preserve, find and learn about the history and the culture of a country or peoples. What happened to the Brazilian National Museum was a great loss to us because we need memory to understand our present. So, an event like this is usually a journalistic agenda. The blaze in our National Museum has been reported by so many online news around the world as well. Today you will read the report of The Times of Israel, an important online newspaper of Israel, a country in West, about that. Your goal is to identify how the Israeli article reported that event. Entregue aos alunos uma cópia do artigo e faça uma leitura compartilhada seguindo as orientações a seguir:
- Leia o título da reportagem e chame a atenção dos alunos para o que foi colocado em destaque. Pergunte: Did you understand the expression ‘Medieval Torah scroll’? Torah is the sacred book of Jewish religion. This is the official religion in Israel State. Scroll is a piece of paper, leather or plant where important documents were written in the past. (Você pode levar a imagem de um pergaminho e mostrar para a turma a fim de facilitar a compreensão). The title says this important document for Israel traditions is in safe. It didn’t burn in the museum blaze. The title of a journalistic article also can be called headline. The function of headlines is to attract people to read the news. So, what kind of audience did the author of the article want to attract? Espera-se que os alunos sejam capazes de dizer que o autor desejou atrair a atenção de israelenses. Caso eles não consigam fazer essa associação, diga: Who would care about the security of this ancient religious document? Continue a análise lendo o subtítulo, o nome do autor e a data de publicação. Faça as seguintes perguntas para verificar se a classe entendeu a leitura: Why was this Torah an object of the museum’s collection? (resposta esperada: it owned by emperor Pedro II.) How was the Torah preserved? (resposta esperada: It had been removed for restoration before the blaze) Destaque também: The article was published one day after the destruction of the museum.
- Leia cada parágrafo fazendo pausas e interferências, com o objetivo de levar os alunos a compreender o artigo. Na lista abaixo estão descritas as intervenções que você deve fazer em cada parágrafo: (#1) reforça o que foi dito no título e subtítulo, não se detenha aqui; (#2) explique o significado das palavras unlike, irreplaceable e Jewish; (#3) pergunte: Who is Osias Wurman? (alunos devem responder: Israel’s honorary consul in Rio / a representant of Israel government), chame a atenção dos alunos para a fala dele, diga: He said the only compensation was that the Israeli Torah is in safe. Who is the public he wanted to comfort? (#4 e 5) antes de ler, diga: After comforting Israeli people about an object that belongs to their culture, the author explains and describes the museum in paragraphs 4 and 5. Leia os parágrafos e pergunte: How is our museum described in those paragraphs? (#6, 7 e 8) Leia cada parágrafo e pergunte: Which information is given about what Brazilian people think of the event? (#9) Who is this paragraph about? Which information about Pedro II is new for you? (#10) Leia o último parágrafo e finalize: In this paragraph, the author went back to talking about an episode that is relevant to Israeli people. What was it?
- Se você trabalhou o primeiro plano da sequência anteriormente, quando terminar a leitura, pergunte aos alunos: Is this article a trustworthy material? Does the article bring relevant and true information about the event? Was it published in a trustworthy online vehicle? Espera-se que a turma conclua que sim.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Tomar notas de informações importantes apresentadas no artigo.
Expectativa: Que os alunos consigam selecionar e anotar as informações importantes em tópicos.
Orientações:
- Depois de ler o artigo com os alunos, pergunte: Have you received any unknown information from the article? Deixe que os alunos citem as informações que eram desconhecidas para eles.
- Diga: When we are studying online, it’s necessary to register the relevant information we get. To do this, we use a text genre called note taking, that is the practice of noting and organizing in a notebook, document or file the information the researcher considers important to his/her research. Apresente o slide e, seguindo as indicações, oriente-os em como produzir um fichamento.
- Entregue aos alunos uma ficha com alguns tópicos para que eles façam suas anotações.
- Peça que, em duplas, compartilhem suas anotações para o colega e verifiquem pontos em comum ou diferentes anotados por cada um.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Revisar sobre o que se aprendeu com a aula.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de citar o que aprenderam.
Orientações:
- Finalize a aula perguntando: What have you learned today? Espera-se que os alunos citem os itens que aparecem no slide. Para ajudá-los a relembrar o que foi aprendido, apresente o slide como recurso.
- Termine a aula parabenizando-os pelas conquistas do dia: You really did a great job today! Awesome!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, diga aos alunos que eles vão assistir a um vídeo de um noticiário informando um importante acontecimento. Acesse o vídeo disponível aqui, compartilhando-o na tela, e, em seguida, responda: Could you guess what event was it? e In which country did it happen? Espera-se que os alunos consigam identificar que se trata do incêndio do Museu Nacional, no Brasil. Explore o acontecimento perguntando se eles se lembram desse fato e por que um incêndio em um museu é algo importante para se veicular em um noticiário estrangeiro.
Input
Ainda no encontro síncrono, siga as orientações do plano original para esta etapa. Na indicação de brainstorm, utilize a plataforma Mentimeter, disponível aqui, e crie uma nuvem de ideias com as contribuições dos alunos. Ao falar sobre a notícia a ser lida, veiculada em um jornal de Israel, abra um mapa online (sugestão: Google Earth, disponível aqui) e localize nele o país. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Explique aos alunos como realizar a atividade proposta, determinando um prazo e uma forma de coleta da devolutiva. Envie o link do texto e o worksheet aos alunos via e-mail, WhatsApp, Google Classroom ou Forms.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a conversar com seus familiares sobre o tema da aula, para saber o que eles sentiram ao ver o Museu Nacional em chamas.
Contents
- INPUT: An Israeli article about the blaze on Brazilian National Museum
- OUTPUT: Note taking about the article
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.
(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleima Vanin
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes