9777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Relacionando elementos que compõem um poliedro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_18GEO02

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: palitos e massinhas, software GeoGebra

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal e Sistematização

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto com os estudantes enviando a imagem do slide. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas também em formato de texto. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.

Atividade principal
Professor(a), como a atividade propõe a construção de prismas e pirâmides utilizando palitos e massinhas, você pode solicitar que os estudantes providenciem antecipadamente o material caso considerar viável. Uma alternativa é os estudantes construírem os poliedros no software GeoGebra e caso essa possibilidade de construção também não seja possível, disponibilize as construções “Prisma N Planificado Animado” e “Pirâmides regulares” disponível no GeoGebra online através dos links: https://www.geogebra.org/m/keejmaka e https://www.geogebra.org/m/cdxwhx4t respectivamente. A partir das observações e experimentações os alunos podem reproduzir as tabelas em seus cadernos e preenchê-las. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, você pode verbalizar o questionamento e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os alunos podem compartilhar suas resoluções através de imagens (fotos) das tabelas.

Sistematização
Professor(a), compartilhe com os estudantes as sistematizações presentes nesta etapa da aula, seja por texto ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que os alunos registrem em seus cadernos, as conclusões e ilustrem com exemplos.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre as faces, vértices e arestas das pirâmides e prismas. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a uma “caça” a objetos que possuem essas formas geométricas e verifiquem a relação entre seus elementos.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa  


Código: MAT5_18GEO02

(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas