13334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Galáxias - Formação e classificação

Plano de aula de Ciências com atividades para 9ºano do Fundamental sobre as galáxias como o conjunto de estrelas e sistemas estelares em órbita de um centro gravitacional

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é discutir a formação das galáxias e os critérios para suas classificações, dando subsídios para que possam compreender a organização e estrutura da Via Láctea além de perceber a localização da Terra e do Sistema Solar neste contexto. Para atingir o objetivo, a aula inicia apresentando uma reportagem que, logo pela manchete, atrai a atenção e desperta a curiosidade dos educandos. Após a leitura e a discussão da matéria trazida pelo jornal El País, que apenas discute algumas relações entre duas grandes galáxias, a questão disparadora é apresentada: “Como podemos diferenciar as galáxias?”. A fim de subsidiar a proposta de construção do mão na massa, é sugerido aos educandos a leitura cuidadosa do texto disponível no material de apoio deste plano. Por fim, será construído um quadro resumo com temáticas direcionadas aos objetivos da aprendizagem e os estudantes discutirão, no grande grupo, sobre os conceitos e informações que foram acrescentados. A sistematização provoca a discussão das construções dos grupos perante a turma e o trabalho colaborativo na elaboração de uma tabela geral que, por sua vez, além das temáticas centrais, retoma a questão disparadora. Neste momento, o educador deve viabilizar a correção de eventuais falhas conceituais nas concepções construídas pela turma no decorrer do processo pedagógico.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, folhas A4, A3 ou cartolinas, texto do material de apoio e materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: este plano pretende trabalhar com a turma dividida em grupos de até 3 integrantes. Se preferir, os organize desta forma antes de apresentar o título da aula. Com a turma organizada, leia o título: “Galáxias - Formação e classificação”. Aproveite este momento para relembrar a ideia de que a Via Láctea é uma galáxia dentre outras bilhões que existem em nosso Universo e que é nela onde nosso Sistema Solar se encontra.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: acesse o link da reportagem do jornal El País: “Andrômeda, a galáxia canibal que se chocará com a Via Láctea”. Projete e leia com a turma em voz alta ou do modo que julgar mais adequado (caso não seja possível projetar a reportagem, imprima uma cópia para cada educando ou grupo). Solicite que, se houver dúvidas durante a leitura, os alunos anotem em seus cadernos. Ao final haverá um momento para a discussão da reportagem e dos possíveis apontamentos feitos por eles. Perceba que este não é o momento de uma aula expositiva. A proposta é realizar a leitura desta reportagem como introdução aos conceitos que serão abordados em aula, de modo a despertar a curiosidade e o interesse dos educandos pelo assunto.

Para mais informações recomendo que assista ao vídeo “ABC da astronomia | Via Láctea”, disponível através do link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=p_H3tfjSo3k.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora para a turma. Permita que tragam algumas ideias neste momento, seja de conhecimentos prévios ou de considerações levantadas durante a introdução no contexto deste plano. Não se estenda muito, este momento é proposto para direcionar os estudos e não para debater o tema. O debate será proposto em outro momento no decorrer da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: entregue o texto de apoio que está disponível através no material complementar. Peça que façam a leitura individual, destaquem os pontos importantes e as eventuais dúvidas que surgirem durante a leitura. Reserve um tempo para sanar estas dúvidas e discutir os pontos importantes destacados pelos educandos.

O texto de apoio foi adaptado a partir dos textos originais, que podem ser encontrado nos links a seguir:

http://www.astro.iag.usp.br/~aga5739/cap4.pdf;

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/galaxias.htm;

https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/n29_Muller/aula3/aula3c.pdf;

http://www.astro.iag.usp.br/fascinio.pdf.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize uma cartolina para cada um. Caso não haja disponibilidade de cartolina, você pode utilizar folhas A3 ou A4. Peça que os grupos dividam a folha em quatro partes iguais e, ao topo de cada quadro, acrescentem os títulos indicados neste slide (se preferir. pode sugerir mais subdivisões, mas tome cuidado para não fugir da proposta e dos objetivos da aprendizagem deste plano).

A ideia é que, em cada subdivisão, sejam destacados termos, palavras, conceitos, e informações que julgarem pertinentes quanto ao tema central do quadro. Como sugestão, você pode solicitar que realizem esta atividade utilizando post-its coloridos.

Acompanhe o processo de construção dos grupos e os auxilie durante a atividade, sanando dúvidas e dando palpites quanto aos dados que estão acrescentando na tabela. Se houver disponibilidade, permita que os educandos utilizem o laboratório de informática de sua instituição de ensino, ou seus próprios dispositivos eletrônicos, para eventuais pesquisas mais aprofundadas acerca do tema.

Possíveis respostas para os quadro:

Galáxia - Ideias gerais: conjunto de estrelas, Via Láctea, antigas, grande extensão, gás e poeira, aglomerados etc.

Formação e evolução: idade do Universo, emaranhado de gases, nuvens de poeira, reorganização, centro muito massivo, 10 bilhões de anos etc.

Astros que a compõem: estrelas, planetas, luas, meteoros, asteroides etc.

Classificações: elípticas, espirais, espirais barradas, irregulares, esquema de Hubble, são semelhantes mas nunca iguais etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a sistematização deste plano propõe que seja construído uma tabela geral colaborativa a partir dos dados de toda a turma. Para isso, solicite que os grupos digam as informações de seus quadros para que possam acrescentar na tabela geral da turma. Ressalte que não repitam informações que eventualmente já tenham sido lidas pelos grupos anteriores.

Além das quatro subdivisões já trabalhadas no mão na massa, a tabela geral retoma a questão disparadora, que deve ser respondida agora (“Como podemos diferenciar as galáxias?”). Peça aos educandos que observem os quadros que completaram e que, a partir das informações trazidas por eles, encontrem a resposta mais adequada para a pergunta. Podem responder quanto às formas de classificação, a organização dos astros, ao centro gravitacional etc. Este é o momento que a turma deve envolver-se com a discussão e buscar a resposta mais adequada para a questão. Conduza este momento e aproveite para corrigir eventuais deslizes conceituais que possam surgir das considerações dos grupos.

Possíveis respostas para os quadro:

Galáxia - Ideias gerais: conjunto de estrelas, Via Láctea, antigas, grande extensão, gás e poeira, aglomerados etc.

Formação e evolução: idade do Universo, emaranhado de gases, nuvens de poeira, reorganização, centro muito massivo, 10 bilhões de anos etc.

Astros que a compõem: estrelas, planetas, luas, meteoros, asteroides etc.

Classificações: elípticas, espirais, espirais barradas, irregulares, esquema de Hubble, são semelhantes mas nunca iguais etc.

Assista ao vídeo da série Cosmos, que traz uma explicação mais detalhada sobre algumas características das galáxias e aprofundando-se na Via Láctea.
https://www.youtube.com/watch?v=d-Z-krTndVk.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é discutir a formação das galáxias e os critérios para suas classificações, dando subsídios para que possam compreender a organização e estrutura da Via Láctea além de perceber a localização da Terra e do Sistema Solar neste contexto. Para atingir o objetivo, a aula inicia apresentando uma reportagem que, logo pela manchete, atrai a atenção e desperta a curiosidade dos educandos. Após a leitura e a discussão da matéria trazida pelo jornal El País, que apenas discute algumas relações entre duas grandes galáxias, a questão disparadora é apresentada: “Como podemos diferenciar as galáxias?”. A fim de subsidiar a proposta de construção do mão na massa, é sugerido aos educandos a leitura cuidadosa do texto disponível no material de apoio deste plano. Por fim, será construído um quadro resumo com temáticas direcionadas aos objetivos da aprendizagem e os estudantes discutirão, no grande grupo, sobre os conceitos e informações que foram acrescentados. A sistematização provoca a discussão das construções dos grupos perante a turma e o trabalho colaborativo na elaboração de uma tabela geral que, por sua vez, além das temáticas centrais, retoma a questão disparadora. Neste momento, o educador deve viabilizar a correção de eventuais falhas conceituais nas concepções construídas pela turma no decorrer do processo pedagógico.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, folhas A4, A3 ou cartolinas, texto do material de apoio e materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: este plano pretende trabalhar com a turma dividida em grupos de até 3 integrantes. Se preferir, os organize desta forma antes de apresentar o título da aula. Com a turma organizada, leia o título: “Galáxias - Formação e classificação”. Aproveite este momento para relembrar a ideia de que a Via Láctea é uma galáxia dentre outras bilhões que existem em nosso Universo e que é nela onde nosso Sistema Solar se encontra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: acesse o link da reportagem do jornal El País: “Andrômeda, a galáxia canibal que se chocará com a Via Láctea”. Projete e leia com a turma em voz alta ou do modo que julgar mais adequado (caso não seja possível projetar a reportagem, imprima uma cópia para cada educando ou grupo). Solicite que, se houver dúvidas durante a leitura, os alunos anotem em seus cadernos. Ao final haverá um momento para a discussão da reportagem e dos possíveis apontamentos feitos por eles. Perceba que este não é o momento de uma aula expositiva. A proposta é realizar a leitura desta reportagem como introdução aos conceitos que serão abordados em aula, de modo a despertar a curiosidade e o interesse dos educandos pelo assunto.

Para mais informações recomendo que assista ao vídeo “ABC da astronomia | Via Láctea”, disponível através do link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=p_H3tfjSo3k.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora para a turma. Permita que tragam algumas ideias neste momento, seja de conhecimentos prévios ou de considerações levantadas durante a introdução no contexto deste plano. Não se estenda muito, este momento é proposto para direcionar os estudos e não para debater o tema. O debate será proposto em outro momento no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: entregue o texto de apoio que está disponível através no material complementar. Peça que façam a leitura individual, destaquem os pontos importantes e as eventuais dúvidas que surgirem durante a leitura. Reserve um tempo para sanar estas dúvidas e discutir os pontos importantes destacados pelos educandos.

O texto de apoio foi adaptado a partir dos textos originais, que podem ser encontrado nos links a seguir:

http://www.astro.iag.usp.br/~aga5739/cap4.pdf;

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/galaxias.htm;

https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/n29_Muller/aula3/aula3c.pdf;

http://www.astro.iag.usp.br/fascinio.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize uma cartolina para cada um. Caso não haja disponibilidade de cartolina, você pode utilizar folhas A3 ou A4. Peça que os grupos dividam a folha em quatro partes iguais e, ao topo de cada quadro, acrescentem os títulos indicados neste slide (se preferir. pode sugerir mais subdivisões, mas tome cuidado para não fugir da proposta e dos objetivos da aprendizagem deste plano).

A ideia é que, em cada subdivisão, sejam destacados termos, palavras, conceitos, e informações que julgarem pertinentes quanto ao tema central do quadro. Como sugestão, você pode solicitar que realizem esta atividade utilizando post-its coloridos.

Acompanhe o processo de construção dos grupos e os auxilie durante a atividade, sanando dúvidas e dando palpites quanto aos dados que estão acrescentando na tabela. Se houver disponibilidade, permita que os educandos utilizem o laboratório de informática de sua instituição de ensino, ou seus próprios dispositivos eletrônicos, para eventuais pesquisas mais aprofundadas acerca do tema.

Possíveis respostas para os quadro:

Galáxia - Ideias gerais: conjunto de estrelas, Via Láctea, antigas, grande extensão, gás e poeira, aglomerados etc.

Formação e evolução: idade do Universo, emaranhado de gases, nuvens de poeira, reorganização, centro muito massivo, 10 bilhões de anos etc.

Astros que a compõem: estrelas, planetas, luas, meteoros, asteroides etc.

Classificações: elípticas, espirais, espirais barradas, irregulares, esquema de Hubble, são semelhantes mas nunca iguais etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a sistematização deste plano propõe que seja construído uma tabela geral colaborativa a partir dos dados de toda a turma. Para isso, solicite que os grupos digam as informações de seus quadros para que possam acrescentar na tabela geral da turma. Ressalte que não repitam informações que eventualmente já tenham sido lidas pelos grupos anteriores.

Além das quatro subdivisões já trabalhadas no mão na massa, a tabela geral retoma a questão disparadora, que deve ser respondida agora (“Como podemos diferenciar as galáxias?”). Peça aos educandos que observem os quadros que completaram e que, a partir das informações trazidas por eles, encontrem a resposta mais adequada para a pergunta. Podem responder quanto às formas de classificação, a organização dos astros, ao centro gravitacional etc. Este é o momento que a turma deve envolver-se com a discussão e buscar a resposta mais adequada para a questão. Conduza este momento e aproveite para corrigir eventuais deslizes conceituais que possam surgir das considerações dos grupos.

Possíveis respostas para os quadro:

Galáxia - Ideias gerais: conjunto de estrelas, Via Láctea, antigas, grande extensão, gás e poeira, aglomerados etc.

Formação e evolução: idade do Universo, emaranhado de gases, nuvens de poeira, reorganização, centro muito massivo, 10 bilhões de anos etc.

Astros que a compõem: estrelas, planetas, luas, meteoros, asteroides etc.

Classificações: elípticas, espirais, espirais barradas, irregulares, esquema de Hubble, são semelhantes mas nunca iguais etc.

Assista ao vídeo da série Cosmos, que traz uma explicação mais detalhada sobre algumas características das galáxias e aprofundando-se na Via Láctea.
https://www.youtube.com/watch?v=d-Z-krTndVk.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI14 da BNCC

9º ano / Ciências / Terra e Universo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano