Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano alcançará melhor seus objetivos se trabalhado na sequência do plano CIE2_06VE03.
Materiais necessários para a aula: A presente aula pode ser projetada por meio de aparelho multimídia, passada no quadro ou impressa. Vários tipos de semente das mais variadas formas, tamanho, colorações e texturas. Você pode retirar a semente que selecionou de algum fruto e deixá-la secando em jornal por dois dias, previamente, para que elas sequem. Pratos plásticos, pinças de sobrancelha de diferentes tamanhos, prendedores de cabelo, pegadores de roupa, pegadores de gelo ou macarrão ou demais materiais com finalidade de apanhar sementes, além de fitas adesivas.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para a turma e questione se eles sabem o que significa dispersão. Aguarde as respostas e comente que dispersão é o ato de levar algo para direções diferentes, ou seja, vários locais, e que este será o tema da aula de hoje: a dispersão de sementes realizada por animais.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça para a turma observar as imagens do slide: árvore com frutos, sementes e animais e em seguida comente sobre a relação entre elas. Ressalte que a dispersão de sementes é importante para a disseminação de uma espécie de planta, pois vai propiciar que esta alcance diferentes locais. Explique que muitos animais se alimentam de sementes ou frutos que possuem sementes e, assim, quando se locomovem para outros lugares, podem dispersar a semente.
Há várias outras possibilidades, como dispersão pelo vento e pela água, mas animais são grandes parceiros de dispersão, sendo os pássaros um dos principais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente sobre a grande diversidade de sementes que existem, dos mais variados tipos, formas, tamanhos e oriundas de frutos diferentes.
Em seguida, lance a Questão disparadora: “Como ocorre a dispersão de sementes pelos animais?”
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Separe a turma em grupos de quatro a cinco alunos e disponibilize para cada grupo dois pratos plásticos, um mostruário com várias sementes, pinças, pregadores de roupa, pegadores de gelo e/ou macarrão, prendedores de cabelo, entre outros objetos que podem ter selecionados, além de fita adesiva. Comente que os objetos são comparados com as bocas, e os bicos dos pássaros e a fita adesiva com os pés, sendo a missão deles transportar as sementes de um lado para outro do prato, testando todos os objetos com cada semente. Oriente-os a utilizar somente o objeto que escolheram, sem utilizar as mãos.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Explique que a necessidade que eles sentiram em transportar sementes grandes com objetos pequenos, ou vice-versa, por exemplo, também ocorre na natureza, o que dificulta o processo de dispersão de sementes. Contudo, a maioria dos pássaros conhece a sua capacidade, e geralmente opta por sementes que consegue transportar ou se alimentar delas, levando-as a locais mais distantes e aumentando a existência daquela planta. Comente que não só os pássaros causam a dispersão, alguns outros animais, como os mamíferos, se alimentam de frutos e dispersam sementes. Eles também dispersam as sementes pelas fezes.