Aprenda a jogar mancala e faça o download do tabuleiro

O jogo abre as portas para conhecimentos e práticas dos povos da África - e ajuda os alunos com a contagem

POR:
Pedro Annunciato
Crédito: Edson Ikê

Há pelo menos 200 variações do jogo mancala espalhadas pelo mundo. Faça o download de metade do tabuleiro (você vai precisar imprimir duas metades para formar o jogo e colar as duas partes no local indicado) e veja as regras da versão mais difundida do mancala no Brasil:

BAIXE O PDF

COMO JOGAR

Número de jogadores: 2

Material: 36 sementes e um tabuleiro com 12 cavas pequenas e dois oásis (cavas maiores que servem de reservatório).

Objetivo: colocar o maior número de sementes no próprio oásis. Entenda a dinâmica

  1. Os jogadores sentam-se frente a frente e ficam com o oásis à sua direita. Em seguida, cada um distribui 18 sementes em suas seis cavas (três em cada). No início, o oásis fica vazio.
  2. Quem começa escolhe uma das cavas do seu campo, pega todas as sementes dela e as distribui, uma a uma, nas cavas seguintes, caminhando no sentido anti-horário.
  3. Se passar pelo próprio oásis, o jogador deixa uma semente nele e segue colocando as demais no campo adversário, mas nunca no oásis de lá. Se a última semente cair no próprio oásis, ele pode fazer outra jogada. Se ela cair em uma cava vazia, ele pode adicionar ao seu oásis todas as sementes da cava seguinte.

Quando as sementes se reduzirem a ponto de não ser mais possível semear o campo adversário, os jogadores recolhem suas sobras, juntam ao seu oásis e contam. Quem tiver mais, ganha.

Tags

Guias

Tags

Guias