13250
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Lendo anedotas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Lendo anedotas

Plano 02 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Como faremos leitura de piadas, muito provavelmente os alunos terão dúvidas de vocabulário. Sendo assim, para incentivar a autonomia deles, peça aos alunos para trazerem dicionários ou disponibilize os mesmos para os alunos, caso eles não tenham. Outra opção seria a pesquisa em dicionários online, se for possível. Ao final da aula, serão necessários pedaços de papel (tipo Post-it) e uma cartolina para a montagem de um cartaz coletivo.

https://www.teachingenglish.org.uk/article/sense-humour

https://justvibehouston.com/socially-acceptable-teaching-kids-tell-jokes/

http://www.anglik.net/britishjokes.htm

http://iteslj.org/c/jokes.html

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na leitura de duas piadas .

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: pedir aos alunos que se juntem em duplas para discutir a questão proposta no slide (What kind of things make you laugh?). Ele terão algumas opções no próprio slide, mas podem trazer outras. É importante que eles tragam também os motivos, consigam explicar suas escolhas. Para isso, entregue o handout 1 com algumas expressões que podem ser usadas como apoio em seus discursos. Monitore as duplas e tire possíveis dúvidas.

Depois de 5 minutos de discussão em pares, abra a conversa e peça para que alguns alunos falem sobre o que discutiram para a turma. (Now let's check what you have been talking about… Who can start?)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: fazer leitura compartilhada de uma anedota.

Expectativa: levar os alunos a perceberem algumas características de uma anedota

Orientações:

Distribua os handouts joke 1 ou joke 2 para os alunos com uma das anedotas dadas (escolha um dos textos, aquele que se adeque melhor à sua turma) e/ou projete os mesmos textos para facilitar a leitura compartilhada. O objetivo desse momento da aula não é focar em vocabulário ou gramática, mas entender o humor dos textos e o contexto de produção.

O professor lerá a piada escolhida previamente, fazendo as pausas e entonações importantes para a compreensão da mesma. Após essa leitura, peça que os alunos conversem sobre o elemento cômico da mesma. Eles devem sublinhar a parte onde estaria a quebra de expectativa e, consequentemente, a graça da piada. Dê a eles 3 minutos para isso. (So, now, you have to discuss and underline the parts in the text where the expectation is broken, where there is the comic element.) Em seguida, peça que eles compartilhem a discussão no grupo. Complemente as observações deles com as seguintes perguntas, de acordo com o texto escolhido:

JOKE 1

  • Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
  • Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the third and fourth paragraphs.)
  • What was the expectation? (Resposta: The flight attendant would solve the problem when she replaced the dog.)
  • Why was the expectation broken? (Resposta: Because the dog was really dead.)

JOKE 2

  • Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first paragraph.)
  • Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
  • What was the expectation? (Resposta: The man would give the penguin to the zoo.)
  • Why was the expectation broken? (Resposta: Because the man took the penguin to the zoo in order to have some fun, as if it were a child.)

Slide 4: http://www.esljokes.net/contents.html

Slide 5: http://www.esljokes.net/int8.html

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Input- slides 4 e 5)

Orientações: seguir as mesmas orientações contidas no slide 4.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: reescrita de umas das anedotas, alterando o humor contido na mesma.

Expectativa: levar os alunos a escreverem um outro final cômico para a piada.

Orientações:

Os alunos trabalharão em pares e receberão um pedaço de papel para escrever outro final para a piada que já foi trabalhada no input (outra quebra de expectativa). Não precisará ser nada muito complexo, muitas vezes somente uma frase pode mudar o final da história. Dê 10 minutos para que eles escrevam e monitore ajudando, se necessário. Apesar da alteração, a piada ainda precisará ter humor. Para finalizar, eles lerão seus finais e elencarão os finais mais inusitados.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula.

Expectativa: organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Como faremos leitura de piadas, muito provavelmente os alunos terão dúvidas de vocabulário. Sendo assim, para incentivar a autonomia deles, peça aos alunos para trazerem dicionários ou disponibilize os mesmos para os alunos, caso eles não tenham. Outra opção seria a pesquisa em dicionários online, se for possível. Ao final da aula, serão necessários pedaços de papel (tipo Post-it) e uma cartolina para a montagem de um cartaz coletivo.

https://www.teachingenglish.org.uk/article/sense-humour

https://justvibehouston.com/socially-acceptable-teaching-kids-tell-jokes/

http://www.anglik.net/britishjokes.htm

http://iteslj.org/c/jokes.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na leitura de duas piadas .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: pedir aos alunos que se juntem em duplas para discutir a questão proposta no slide (What kind of things make you laugh?). Ele terão algumas opções no próprio slide, mas podem trazer outras. É importante que eles tragam também os motivos, consigam explicar suas escolhas. Para isso, entregue o handout 1 com algumas expressões que podem ser usadas como apoio em seus discursos. Monitore as duplas e tire possíveis dúvidas.

Depois de 5 minutos de discussão em pares, abra a conversa e peça para que alguns alunos falem sobre o que discutiram para a turma. (Now let's check what you have been talking about… Who can start?)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: fazer leitura compartilhada de uma anedota.

Expectativa: levar os alunos a perceberem algumas características de uma anedota

Orientações:

Distribua os handouts joke 1 ou joke 2 para os alunos com uma das anedotas dadas (escolha um dos textos, aquele que se adeque melhor à sua turma) e/ou projete os mesmos textos para facilitar a leitura compartilhada. O objetivo desse momento da aula não é focar em vocabulário ou gramática, mas entender o humor dos textos e o contexto de produção.

O professor lerá a piada escolhida previamente, fazendo as pausas e entonações importantes para a compreensão da mesma. Após essa leitura, peça que os alunos conversem sobre o elemento cômico da mesma. Eles devem sublinhar a parte onde estaria a quebra de expectativa e, consequentemente, a graça da piada. Dê a eles 3 minutos para isso. (So, now, you have to discuss and underline the parts in the text where the expectation is broken, where there is the comic element.) Em seguida, peça que eles compartilhem a discussão no grupo. Complemente as observações deles com as seguintes perguntas, de acordo com o texto escolhido:

JOKE 1

  • Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
  • Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the third and fourth paragraphs.)
  • What was the expectation? (Resposta: The flight attendant would solve the problem when she replaced the dog.)
  • Why was the expectation broken? (Resposta: Because the dog was really dead.)

JOKE 2

  • Where is the introduction of the story? (Resposta: In the first paragraph.)
  • Where is the problem of the story and its solution? (Resposta: In the first, second and third paragraphs.)
  • What was the expectation? (Resposta: The man would give the penguin to the zoo.)
  • Why was the expectation broken? (Resposta: Because the man took the penguin to the zoo in order to have some fun, as if it were a child.)

Slide 4: http://www.esljokes.net/contents.html

Slide 5: http://www.esljokes.net/int8.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Input- slides 4 e 5)

Orientações: seguir as mesmas orientações contidas no slide 4.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: reescrita de umas das anedotas, alterando o humor contido na mesma.

Expectativa: levar os alunos a escreverem um outro final cômico para a piada.

Orientações:

Os alunos trabalharão em pares e receberão um pedaço de papel para escrever outro final para a piada que já foi trabalhada no input (outra quebra de expectativa). Não precisará ser nada muito complexo, muitas vezes somente uma frase pode mudar o final da história. Dê 10 minutos para que eles escrevam e monitore ajudando, se necessário. Apesar da alteração, a piada ainda precisará ter humor. Para finalizar, eles lerão seus finais e elencarão os finais mais inusitados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: checar o entendimento dos alunos com relação à aula.

Expectativa: organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: repasse com eles os tópicos do slide e faça comentários pertinentes sobre as conclusões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano