13192
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Genes, DNA e cromossomos

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Genes, DNA e cromossomos

Plano 02 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a segunda etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.

É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre as células, as organelas citoplasmáticas e alguns conceitos de genética. Sugere-se os planos: CIE9_08VE01 e CIE9_09VE01.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns seres vivos existentes pensando sobre as características que eles possuem e como elas são determinadas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem como a existência das células foi descoberta. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa sobre o cientista Robert Hooke como tarefa de casa para chegar com referências para esta aula e compartilharem-nas com os colegas.

Pergunte o que eles sabem sobre as células usando questões como: O que são as células? Do que são formadas? O que as células formam? Todas as células são iguais?

Caso tenha disponibilidade, projete o slide para que eles vejam exemplos de alguns microscópios, como um microscópio óptico mais antigo (acima) e um mais recente (meio). Caso não tenha projetor, você pode levar fotos ou recortes de microscópios ou de células para que eles possam ver exemplos de alguns tipos celulares existentes. Junto com as respostas dos alunos, conte para eles que as células foram identificadas pela primeira vez pelo cientista inglês Robert Hooke,
no século 17, quando ele observou a cortiça (material retirado da casca de uma árvore e que era e ainda é usado especialmente para fazer rolhas) ao microscópio. Ele viu várias “bolinhas”, que pensou que seriam pequenos compartimentos. Hooke pensou então que todos os seres vivos eram formados por pequenos compartimentos*, que ele nomeou de células. Com a continuidade das pesquisas, os cientistas descobriram que os seres vivos são todos formados por células, que são as menores unidades estruturais dos seres vivos. As células podem ter diferentes formatos e funções, como o neurônio apresentado no exemplo do slide (abaixo).

*É importante ressaltar que, devido à imensa diversidade de formas de vida, dificilmente, um dia a Biologia encontrará uma definição única e universal para os conceitos de VIDA e de SERES VIVOS. Alguns seres, como os vírus, possuem características de seres vivos, ainda que não sejam formados por células.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se consultar os materiais: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/seres_vivos.htm

http://ciencia.usp.br/index.php/2018/02/21/virus-e-um-ser-vivo/

ALMEIDA, A. V. ; MAGALHÃES, F. O. Robert Hooke e o problema da geração espontânea no século XVII. Scientia studia. São Paulo, v. 8, n. 3, p. 367-88, 2010 (especialmente as páginas 1 a 3). Disponível no link: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11209/12977.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando os seres vivos. Explique que estão interessados em investigar as características individuais dos organismos e a diversidade em uma mesma população, como apresentado no Contexto da aula
(slide anterior). Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.

Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 20 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável
por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades no arquivo disponível no anexo. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos
ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 10 minutos. Depois da realização das atividades, peça que dois grupos se reúnam, contem suas conclusões
e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por quê.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Para maiores informações sobre atividades didáticas relacionadas a este conteúdo, recomenda-se consultar o material: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_e3d05592824b439889cfbb7fd871a9b1.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Caso tenha disponibilidade, inicie esta etapa com a projeção do vídeo “Como sequenciar o genoma humano”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=MvuYATh7Y74. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível no anexo. Peça que os alunos registrem o que foi trazido neste slide em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os sites: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIC2ReviewDNA.shtml, http://docplayer.com.br/10908114-Dna-passado-presente-e-futuro.html , http://educacao.globo.com/biologia/assunto/genetica/nucleo-e-sintese-proteica.html, http://www.biocristalografia.df.ibilce.unesp.br/cursos/intro_bioquimica/aula8.pdf e https://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/dna/.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a segunda etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.

É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre as células, as organelas citoplasmáticas e alguns conceitos de genética. Sugere-se os planos: CIE9_08VE01 e CIE9_09VE01.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns seres vivos existentes pensando sobre as características que eles possuem e como elas são determinadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem como a existência das células foi descoberta. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa sobre o cientista Robert Hooke como tarefa de casa para chegar com referências para esta aula e compartilharem-nas com os colegas.

Pergunte o que eles sabem sobre as células usando questões como: O que são as células? Do que são formadas? O que as células formam? Todas as células são iguais?

Caso tenha disponibilidade, projete o slide para que eles vejam exemplos de alguns microscópios, como um microscópio óptico mais antigo (acima) e um mais recente (meio). Caso não tenha projetor, você pode levar fotos ou recortes de microscópios ou de células para que eles possam ver exemplos de alguns tipos celulares existentes. Junto com as respostas dos alunos, conte para eles que as células foram identificadas pela primeira vez pelo cientista inglês Robert Hooke,
no século 17, quando ele observou a cortiça (material retirado da casca de uma árvore e que era e ainda é usado especialmente para fazer rolhas) ao microscópio. Ele viu várias “bolinhas”, que pensou que seriam pequenos compartimentos. Hooke pensou então que todos os seres vivos eram formados por pequenos compartimentos*, que ele nomeou de células. Com a continuidade das pesquisas, os cientistas descobriram que os seres vivos são todos formados por células, que são as menores unidades estruturais dos seres vivos. As células podem ter diferentes formatos e funções, como o neurônio apresentado no exemplo do slide (abaixo).

*É importante ressaltar que, devido à imensa diversidade de formas de vida, dificilmente, um dia a Biologia encontrará uma definição única e universal para os conceitos de VIDA e de SERES VIVOS. Alguns seres, como os vírus, possuem características de seres vivos, ainda que não sejam formados por células.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se consultar os materiais: http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/seres_vivos.htm

http://ciencia.usp.br/index.php/2018/02/21/virus-e-um-ser-vivo/

ALMEIDA, A. V. ; MAGALHÃES, F. O. Robert Hooke e o problema da geração espontânea no século XVII. Scientia studia. São Paulo, v. 8, n. 3, p. 367-88, 2010 (especialmente as páginas 1 a 3). Disponível no link: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11209/12977.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando os seres vivos. Explique que estão interessados em investigar as características individuais dos organismos e a diversidade em uma mesma população, como apresentado no Contexto da aula
(slide anterior). Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.

Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 20 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável
por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades no arquivo disponível no anexo. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos
ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dados, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 10 minutos. Depois da realização das atividades, peça que dois grupos se reúnam, contem suas conclusões
e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por quê.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Para maiores informações sobre atividades didáticas relacionadas a este conteúdo, recomenda-se consultar o material: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_e3d05592824b439889cfbb7fd871a9b1.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Caso tenha disponibilidade, inicie esta etapa com a projeção do vídeo “Como sequenciar o genoma humano”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=MvuYATh7Y74. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível no anexo. Peça que os alunos registrem o que foi trazido neste slide em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os sites: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIC2ReviewDNA.shtml, http://docplayer.com.br/10908114-Dna-passado-presente-e-futuro.html , http://educacao.globo.com/biologia/assunto/genetica/nucleo-e-sintese-proteica.html, http://www.biocristalografia.df.ibilce.unesp.br/cursos/intro_bioquimica/aula8.pdf e https://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/dna/.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano