Atividade para impressão - Mão na massa - CIE9_08VE01
Plano de Aula
Plano de aula: Genética e organização celular
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: heredograma, gametas e genes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dispositivos com acesso à internet, projetor (data show), microscópio óptico, lâminas e lamínulas de plástico ou vidro, papel higiênico, conta gotas, água, luvas, palitos de sorvete e violeta genciana ou tintura de iodo, caso tenha disponível em sua escola, para a etapa “Mão na massa”.
Atividade para impressão:
A atividade proposta na etapa “Mão na massa” envolve a rotação por estações. É importante que os materiais e estações sejam previamente organizadas para esta aula. Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se executar este plano em duas aulas.
Caso não tenha um microscópio disponível em sua escola, é possível fazer um microscópio caseiro usando materiais alternativos, como celular e webcam. Algumas ideias estão disponíveis aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=WufR6iwfQxY
https://www.youtube.com/watch?v=oTv5JsG4nIc
http://mostrar.ifnmg.edu.br/pdf/historico/microscopio-alternativo.pdf
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre as células e as organelas citoplasmáticas como no plano CIE6_05VE01. Plano de aula sobre alguns conceitos de genética: CIE9_09VE01.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns seres vivos existentes, pensando sobre as características que eles possuem e como elas são determinadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO