Atividade para impressão - Mão na massa - CIE9_08VE01
Plano de Aula
Plano de aula: Genética e organização celular
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: heredograma, gametas e genes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dispositivos com acesso à internet, projetor (data show), microscópio óptico, lâminas e lamínulas de plástico ou vidro, papel higiênico, conta gotas, água, luvas, palitos de sorvete e violeta genciana ou tintura de iodo, caso tenha disponível em sua escola, para a etapa “Mão na massa”.
Atividade para impressão:
A atividade proposta na etapa “Mão na massa” envolve a rotação por estações. É importante que os materiais e estações sejam previamente organizadas para esta aula. Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se executar este plano em duas aulas.
Caso não tenha um microscópio disponível em sua escola, é possível fazer um microscópio caseiro usando materiais alternativos, como celular e webcam. Algumas ideias estão disponíveis aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=WufR6iwfQxY
https://www.youtube.com/watch?v=oTv5JsG4nIc
http://mostrar.ifnmg.edu.br/pdf/historico/microscopio-alternativo.pdf
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre as células e as organelas citoplasmáticas como no plano CIE6_05VE01. Plano de aula sobre alguns conceitos de genética: CIE9_09VE01.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns seres vivos existentes, pensando sobre as características que eles possuem e como elas são determinadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO