Atividade para impressão - Mão na massa - CIE9_08VE01
Plano de Aula
Plano de aula: Genética e organização celular
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: heredograma, gametas e genes
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dispositivos com acesso à internet, projetor (data show), microscópio óptico, lâminas e lamínulas de plástico ou vidro, papel higiênico, conta gotas, água, luvas, palitos de sorvete e violeta genciana ou tintura de iodo, caso tenha disponível em sua escola, para a etapa “Mão na massa”.
Atividade para impressão:
A atividade proposta na etapa “Mão na massa” envolve a rotação por estações. É importante que os materiais e estações sejam previamente organizadas para esta aula. Para algumas realidades, o tempo sugerido para a realização das estações poderá variar. Neste caso, sugere-se executar este plano em duas aulas.
Caso não tenha um microscópio disponível em sua escola, é possível fazer um microscópio caseiro usando materiais alternativos, como celular e webcam. Algumas ideias estão disponíveis aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=WufR6iwfQxY
https://www.youtube.com/watch?v=oTv5JsG4nIc
http://mostrar.ifnmg.edu.br/pdf/historico/microscopio-alternativo.pdf
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre as células e as organelas citoplasmáticas como no plano CIE6_05VE01. Plano de aula sobre alguns conceitos de genética: CIE9_09VE01.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns seres vivos existentes, pensando sobre as características que eles possuem e como elas são determinadas.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem definir quais são as características dos seres vivos. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa como tarefa de casa, para chegar com referências para esta aula e compartilhar suas pesquisas com os colegas.
Pergunte o que eles sabem sobre os seres vivos, usando questões como:
Todos os seres vivos se alimentam? Respiram? Se reproduzem? Se movem?
O que eles podem ter em comum?
Por que os seres vivos são tão diferentes entre si?
Caso tenha disponibilidade, projete o slide para que eles vejam exemplos de alguns seres vivos, como ovelhas, seres humanos, protozoários, abóboras e morcegos. Caso não tenha projetor, você pode levar fotos ou recortes de alguns seres vivos para que eles possam ver exemplos da diversidade de seres existentes no planeta. Juntamente às respostas dos alunos, conte que seres vivos são aqueles que possuem em comum diversas características, como o metabolismo (conjunto de processos químicos que mantém seus sistemas em funcionamento), respiração, alimentação, interação com o meio, entre outros. A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, suas características e suas relações. É importante ressaltar que devido a imensa diversidade de formas de vida, dificilmente, um dia a Biologia encontrará uma definição única e universal para os conceitos de VIDA e de SERES VIVOS. Uma das exceções e motivo de debate entre os cientistas são os vírus. Ainda assim. podemos identificar as principais características presentes nos seres vivos.
Materiais de apoio:
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/seres_vivos.htm, http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/4_diversidade/alimentacao/Documentos/2.do_que_somos_feitos.htm e http://ciencia.usp.br/index.php/2018/02/21/virus-e-um-ser-vivo/.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando os seres vivos. Explique que estão interessados em observar as características dos seres vivos e as relações entre eles, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.
Estimule-os com outros questionamentos, como:
Que estruturas estes seres vivos possuem? Como elas funcionam? Como elas podem ajudar na sobrevivência? O que determina seu formato e seu funcionamento?
Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Sugere-se o tempo de aproximadamente 10 minutos para cada estação e o tempo de 5 minutos para a partilha entre os grupos. É importante que os materiais e estações sejam previamente organizadas para esta aula. Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Os alunos deverão se mover pelas estações (amarela, vermelha e roxa), com todos os grupos passando pelas 3 estações ao final do tempo estipulado. Explique a atividade usando as informações do slide projetado e imprima as fichas de atividades disponíveis neste arquivo: https://docs.google.com/document/d/1f8mZelb3ZuSm08uCevHnoZ5efv7VLjr1WVkhwvEShDU/edit
O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de estações de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.
A resolução das atividades propostas nesta etapa estão disponíveis neste arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cwTTj8gcPYhrGW2wtdN7HyHJAB2Q85gZzedSaJ42rZarejrhZRjKczxrYwSb/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie9-08ve01.pdf
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, dispositivos com acesso à internet, projetor (data show), microscópio óptico, lâminas e lamínulas de plástico ou vidro, papel higiênico, conta gotas, água, luvas, palitos de sorvete e violeta genciana ou tintura de iodo, caso tenha disponível em sua escola.
Caso não tenha um microscópio disponível em sua escola, é possível fazer um microscópio caseiro usando materiais alternativos, como celular e webcam. Algumas ideias estão disponíveis aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=WufR6iwfQxY
https://www.youtube.com/watch?v=oTv5JsG4nIc
http://mostrar.ifnmg.edu.br/pdf/historico/microscopio-alternativo.pdf
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AFUFvkxyMjtHdaHUbyVetSWQFcZEAXEnhZ4ZFxAfcz2YFXwTqhWSR29GaNgu/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-08ve01.pdf
Materiais de apoio:
http://www.nuepe.ufpr.br/blog/?page_id=663, http://cbme.usp.br/playercbme/celulasvirtuais/know/animal.html#, http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/folheto_nossomaterialgenetico.pdf e http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/folheto_genoma_folder_material_genetico_web.pdf.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha uma conversa apenas para estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora
- Do que estes seres vivos são formados? Que estruturas determinam suas características?
Mão na massa
Divida a turma em três grupos e envie para cada uma atividade do link disponível nas atividades complementares (apenas a atividade). As instruções devem ser adaptadas para o ensino remoto.
1- Estação AMARELA - A célula
2- Estação VERMELHA - Quantidade de células e seres vivos
3- Estação ROXA - Células e seres vivos
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade para você.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e comente um sobre os pontos elencados no slide.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar incentivando na execução da atividade.
Título: Genética e organização celular
Série: 9º ano
Objetivos de aprendizagem: Reconhecer a célula como unidade formadora dos seres vivos. Identificar estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Professor-autor: Ana Clara Nery-Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula representa a primeira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.