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Plano de aula: Brasileiro tem raça?

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Descrição

Este plano tem como foco trazer luz à ausência de fundamentação biológica ao termo raça. E, baseado na hereditariedade, trabalhar temas como ancestralidade e descendência, com ênfase na valorização da diversidade.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Hereditariedade. Obs: Focado na semana da Consciência Negra, esse plano oferece ainda um mergulho no tema racialidade e na importância da diversidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Desmistificar o conceito de raça, compreender através da hereditariedade temas como ancestralidade, descendência e a importância do respeito à diversidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Materiais sugeridos:

• Projetor de imagens;

• Materiais impressos.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Inicie a aula projetando as imagens do material adicional “Pais e filhos” e traga a discussão de quais crianças poderiam ser filhas biológicas dos pais propostos.

Sugestão de imagens para a atividade:

Imagem 1: composição de uma família interracial, sendo pai e mãe negros, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca
Imagem 1: composição de uma família interracial, sendo pai e mãe negros, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca. Créditos: rawpixel.com/Freepik, cookie_studio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus, karelnoppe/iStock/Getty Images Plus, asier_relampagoestudio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus e Igor Alecsander/E+/Getty Images.

Imagem 2: composição de uma família interracial, sendo pai negro e mãe branca, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca.
Imagem 2: composição de uma família interracial, sendo pai negro e mãe branca, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca. Créditos: rawpixel.com/Freepik, rawpixel.com/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus, karelnoppe/iStock/Getty Images Plus, asier_relampagoestudio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus e Igor Alecsander/E+/Getty Images.

Imagem 3: composição de uma família interracial, sendo avós paternos e maternos negros, pai negro e mãe branca, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca.
Imagem 3: composição de uma família interracial, sendo avós paternos e maternos negros, pai negro e mãe branca, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca. Créditos: JohnnyGreig/E+/Getty Images, Nikada/E+/Getty Images, SelectStock/iStock/Getty Images Plus, vitapix/E+/Getty Images, rawpixel.com/Freepik, rawpixel.com/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus, karelnoppe/iStock/Getty Images Plus, asier_relampagoestudio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus e Igor Alecsander/E+/Getty Images.

Imagem 4: composição de uma família interracial, sendo pai branco e mãe parda, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca.
Imagem 4: composição de uma família interracial, sendo pai branco e mãe parda, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca. Créditos: AaronAmat/iStock/Getty Images Plus, cookie_studio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus, karelnoppe/iStock/Getty Images Plus, asier_relampagoestudio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus e Igor Alecsander/E+/Getty Images.

Imagem 5: composição de uma família interracial, sendo avós maternos negros, avós paternos brancos, pai branco e mãe parda, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca.
Imagem 5: composição de uma família interracial, sendo avós maternos negros, avós paternos brancos, pai branco e mãe parda, 1 menino negro, 1 menina negra, 2 meninos brancos e 1 menina branca. Créditos: JohnnyGreig/E+/Getty Images, Nikada/E+/Getty Images, pikisuperstar/Freepik, shurkin_son/Freepik, AaronAmat/iStock/Getty Images Plus, cookie_studio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus, karelnoppe/iStock/Getty Images Plus, asier_relampagoestudio/Freepik, JBryson/iStock/Getty Images Plus e Igor Alecsander/E+/Getty Images.

Na primeira imagem é possível supor que, de acordo com as características fenotípicas, mais de uma criança poderia ser apontada como filha do casal. Já na segunda, talvez isso não aconteça, mas quando adicionadas as imagens dos avós, as alternativas escolhidas podem mudar. Pergunte aos alunos o que pensam a respeito e o porquê.

Deixe que, de forma organizada, os alunos apresentem hipóteses, tragam análises e proponham cenários que corroborem a ideia de características genéticas herdadas de gerações anteriores. É possível, inclusive, debater como podem ser os pais das crianças que não forem escolhidas para os casais 1, 2 e 4.

O objetivo dessa etapa é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos de hereditariedade, gametas masculino e feminino, árvore genealógica e ancestralidade.

Ao fim da discussão pergunte: Qual será a raça desses casais?

É provável que eles busquem identificar características marcantes de diferentes povos, como fica claro na descendência indiana da última imagem. Ou ainda traços negros, europeus, asiáticos e latinos que aparecem nas demais. Não finalize com uma resposta pronta, deixe que os alunos sigam refletindo e caso apareça falas como “raça humana”, “pertencemos todos a mesma raça”, “são de diferentes etnias”, peça que desenvolvam melhor o raciocínio e prepare a classe para a próxima atividade.

Obs. 1: Caso a sala de aula não disponha de projetor a atividade pode ser impressa e conduzida em grupos.

Obs. 2: Se o tema adoção vier à tona, traga o foco para biologia sem desconsiderar a história individual dos alunos.

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