Material complementar para impressão e orientações - Mão na massa Conhecer e interpretar os heredogramas (CIE9_08VE04)
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecer e interpretar os heredogramas
Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: heredograma, gametas e genes
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, régua, lápis de cor, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre estruturas celulares ligadas à hereditariedade e alguns conceitos de genética. Sugere-se os planos: CIE9_ 08VE03, CIE9_09VE01 e CIE9_09VE10.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão alguns heredogramas, estruturas que ajudam a estudar a hereditariedade nas famílias.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles já pensaram sobre as características dos membros de uma família. Se tiver disponibilidade, projete o slide acima, pedindo que façam esse exercício observando imagens de diferentes famílias. Caso não tenha projetor disponível, você pode imprimir algumas cópias dos slides para que eles observem as imagens em mãos, ou ainda, levar recortes que encontrar em jornais ou revistas. O importante é que eles fiquem atentos para observar as características comuns e diferentes entre os membros. Você pode pedir que eles tentem identificar quem deve ser o pai, a mãe, os filhos, os avôs e avós, mostrando as características que justifiquem isso. Após o relato pergunte como essas características são determinadas, retomando com eles os conhecimentos prévios sobre hereditariedade. Conte que podemos entender a hereditariedade como um conjunto de processos biológicos que permite que os seres vivos recebam e transmitam informações genéticas chamados de genes, que são determinados trechos do DNA. Assim, os avós passam parte de suas informações genéticas aos pais e isso se repete dos pais para os filhos. Chamamos o conjunto das informações geneticamente determinadas de genótipo. Há uma influência do meio sobre o desenvolvimento de nossas características físicas e comportamentais, o que chamamos de fenótipo.
Caso ache pertinente, explique que falaremos nesta aula sobre questões de consanguinidade nas famílias. Há outros modelos familiares possíveis, em que as famílias se constituem por relações mais afetivas do que necessariamente de parentesco biológico.
Material de apoio:
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J. Hereditariedade: mediação pedagógica e o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes. VI ENPEC. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1051.pdf.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em um semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando uma família. Explique que estão interessados em investigar como representar as características dos membros e as relações hereditárias entre eles, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão. Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para esta fase sugere-se o tempo de 15 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos. Cada grupo deve receber folhas, que serão usadas para sistematizar suas respostas às perguntas feitas. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades disponíveis aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/drTq2WGzCCqcuGCPaeEMJmDRmczYYExWd9sBakNT2wbMPywtQXHqDWxFXVJY/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-08ve4.pdf>. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de alunos da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.
A atividade é dividida em três fases e as orientações para cada uma devem ser disponibilizadas no momento adequado para que os grupos levantem hipóteses e troquem informações entre eles.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, régua, lápis de cor, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
MÃO NA MASSA
Orientações: Para a fase 2 sugere-se o tempo de 7 minutos. Depois da realização da fase 1, peça que dois grupos se reúnam, mostrem as propostas de representações criadas, contem suas conclusões e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê.
Para a fase 3 sugere-se o tempo de 8 minutos. Nesta fase os alunos voltarão aos seus grupos iniciais, observarão o heredograma disponibilizado por você e deverão compará-lo ao esquema construído pelo grupo.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada um consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Sugere-se o tempo de 6 minutos para este slide. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível aqui <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r4STJJktbV7PQvtUcQcBGXMcCNzTNvT7Z6F4zzMJe9UVHaq76q9CaaSHgq6M/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-08ve04.pdf>.
Dependendo de seu contexto escolar e das realidades familiares de sua turma, você poderá apresentar diferentes formações familiares, assim como casos de divórcio e novas configurações familiares.
Materiais de apoio:
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/9469_NOVAS+CONFIGURACOES+FAMILIARES, http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/novas_configuracoes_familiares.html e http://labedu.org.br/novas-configuracoes-familiares-e-seus-reflexos-na-infancia-contemporanea/.
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Sugere-se o tempo de 7 minutos para este slide. Peça que os alunos registrem o que foi trazido nestes slides em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa Mão na massa, como um material de estudo. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste arquivo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.
Materiais de apoio:
VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. Construção do heredograma da própria família: Uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_1_1_ex744.pdf.
VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. O heredograma nas séries iniciais do ensino Fundamental. Genética na Escola. v. 10, n. 2, 2015, p. 148-161. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/genetica_na_escola.pdf.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem as respostas dos questionamentos em uma folha. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como representar os graus de parentesco e as características dos membros de uma família em um único esquema?
Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos. É possível que eles trabalhem individualmente e, depois, se reúnam com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Envie o link do material (disponível aqui).
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Escolha um representante por grupo. Marque a data para que o representante envie as respostas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa. Retome o slide da sistematização e explore a estrutura do heredograma.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar construindo uma árvore genealógica.
Título: Conhecer e interpretar os heredogramas
Ano: 9º ano
Objetivos de aprendizagem: Aplicar conhecimentos sobre genética para interpretação e análise de situações-problema com heredogramas
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Professor-autor: Ana Clara Nery-Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula representa a quarta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.