Mão na massa – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo heredogramas
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Hereditariedade: heredograma, gametas e genes
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade foi contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, palitos de dente ou pedaços de barbante, folha base de papel kraft ou cartolina, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
É importante que os estudantes já tenham construído alguns conhecimentos prévios sobre estruturas celulares ligadas à hereditariedade e alguns conceitos de genética. Sugere-se os planos: CIE9_08VE01 , CIE9_08VE04, CIE9_09VE01 e CIE9_09VE10.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que construirão heredogramas, que são representações que ajudam a estudar a hereditariedade nas famílias.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte o que eles sabem sobre genética e hereditariedade. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre o assunto para compartilharem em sala. Se for esse o caso, peça que alguns alunos compartilhem suas pesquisas, ressaltando que a genética é a área da Biologia que estuda as características dos seres vivos determinadas por seus materiais genéticos (genótipos) e na expressão delas a partir da interação dos indivíduos com o meio (fenótipos). A hereditariedade estuda a transmissão destas características entre diferentes gerações (pais e filhos). Mostre para eles o slide com as imagens de uma árvore genealógica e um heredograma, explicando que ambos auxiliam na representação das características dos membros de uma família e das relações de parentesco entre estes membros. Caso não possua projetor, leve imagens de uma árvore genealógica e de um heredograma para que eles observem semelhanças e diferenças entre elas. O heredograma é uma representação criada por cientistas que trabalham na área de genética, com símbolos conhecidos internacionalmente para representar as características dos indivíduos e as relações entre os diferentes membros de uma família.
Para maiores informações, sugere-se consultar: PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J. Hereditariedade: mediação pedagógica e o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes. VI ENPEC. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1051.pdf e VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. O heredograma nas séries iniciais do ensino Fundamental. Genética na Escola. v. 10, n. 2, 2015, p. 148-161. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livros/genetica_na_escola.pdf.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em um semicírculo peça que se imaginem como geneticistas estudando uma família. Explique que eles estão interessados em representar as características de seus membros e as relações de parentesco entre eles usando os mesmos instrumentos usados na área da genética, como apresentado no Contexto da aula (slide anterior). Leia, então, a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão.
Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensarem sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para esta etapa sugere-se o tempo de 15 minutos. Organize os alunos em pequenos grupos. Cada grupo deve receber folhas, que serão usadas para sistematizar suas respostas às perguntas feitas. Explique a atividade usando as informações do slide e imprima as fichas de atividades disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMTVDnrZWSRmwzQM9xkHFdCDguVn5Mp4j3rfMWqvpNnrX9AeWTRpBrErnuYc/cie9-08ve5-mao-na-massa-c2a0atividade-para-impressao.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir a quantidade de materiais de acordo com a quantidade de estudantes e grupos da turma. Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos ou escrever as indicações em cartolinas. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.
As orientações para cada atividade da etapa devem ser disponibilizadas no momento adequado para que os grupos proponham suas resoluções, levantem hipóteses e troquem informações entre eles.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites ou almaço, tesoura, palitos de dente ou pedaços de barbante, folha base de papel kraft ou cartolina, computador e projetor, caso tenha disponível em sua escola.
Mão na massa
Orientações: Para a fase 2, sugere-se o tempo de 15 minutos. Depois da realização das atividades da fase 1, peça que dois grupos se reúnam, mostrem as propostas de representações criadas, contem suas conclusões e comparem seus registros. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê. Maiores informações sobre a etapa estão disponíveis neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MMTVDnrZWSRmwzQM9xkHFdCDguVn5Mp4j3rfMWqvpNnrX9AeWTRpBrErnuYc/cie9-08ve5-mao-na-massa-c2a0atividade-para-impressao.pdf. Na fase 3, distribua o heredograma com as colocações corretas e peça que eles comparem com o que propuseram anteriormente.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Tempo previstos para esse momento: 4 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e estimulando que os estudantes voltem a refletir sobre ela de acordo com o que foi realizado na etapa Mão na massa. Um documento com orientações mais detalhadas para a sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7bbSxbGjpJZ9uJ53eKj6pZUCvcQ4z86nfbEYytjc5hbTkyt4va62CHNDamU/cie9-08ve05--orientacao-para-sistematizacao--atividade-para-impressao.pdf.
Retome o heredograma construído na etapa “Mão na massa”, sistematizando os conhecimentos construídos ao longo da aula. Caso os estudantes já conheçam o conceito de alelos, indique o heredograma com os alelos correspondentes ou vá preenchendo junto com eles nesse momento. Assim, será mais fácil de compreenderem que com o heredograma é mais fácil reconhecer a herança dos alelos em uma família.
Sistematização
Orientações: Tempo previsto para esse momento: 6 minutos. Caso tenha disponibilidade, sugere-se para esse momento o vídeo “Como as ervilhas de Mendel nos auxiliam a entender a genética” diponível em https://www.youtube.com/watch?v=Mehz7tCxjSE.
Peça que os alunos registrem o que foi trazido nestes slides de “Sistematização” em seus cadernos ou proponha a criação de um parágrafo coletivo que organize os conceitos trabalhados e as questões trazidas na etapa “Mão na massa”, como um material de estudo. Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.
Para mais informações sobre os conceitos trazidos neste plano, recomenda-se consultar os seguintes materiais: VESTENA, R. F.; SEPEL, L. M. N.; LORETO, E. L. S. Construção do heredograma da própria família: Uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_1_1_ex744.pdf.
SILVA, L. T. ; FREIRE, B.; IORI, A. C.; MONTENEGRO, L. A.; COSTA, I. A. S. Jogo didático “Mendel na memória” como estratégia de ensino para consolidar conteúdos de genética. V EREBIO – NE Encontro Regional de Ensino de Biologia. Anais. Natal, 2013. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/verebione/orais.html.
PALACIOS, R.; HERKENHOFF, M. E. O gene da intolerância à lactose. Genética na Escola. v. 9. n. 2, 2014. p. 148-153. 2014. Disponível em: https://drleonardocrema.files.wordpress.com/2015/01/o-gene-da-intolerc3a2nica-c3a0-lactose.pdf.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que analisem qual a relação entre a genética e a hereditariedade. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais informações são necessárias para montar um heredograma de uma família?
Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos. É possível que eles trabalhem individualmente e, depois, se reúnam com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Envie o link do material (disponível aqui).
Escolha um representante por grupo. Marque a data para que o representante envie as respostas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa. Retome o slide da sistematização e explore os significados dos símbolos do heredograma.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar construindo um heredograma familiar.
Construindo heredogramas
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Aplicar conhecimentos sobre genética para construção de heredogramas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Professor-autor: Ana Clara Nery-Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das estruturas celulares relacionadas à genética e à hereditariedade. Você observará que a habilidade foi contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas.