13107
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conhecendo o sistema ósseo

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Conhecendo o sistema ósseo

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. A habilidade não será contemplada integralmente, mas apresentará novos aspectos relacionados à sustentação e à locomoção dos animais, além de abordar outras características relacionadas aos ossos e ao esqueleto. A intenção é a de que o aluno receba subsídios e conteúdos para, ao final desta sequência de planos, conseguir relacionar os todos os temas estudados.

Materiais necessários para a aula: documento impresso necessário para a primeira estação de trabalho (material complementar.), palavras cruzadas para asegunda estação (serão necessárias 4 impressões deste material) (material complementar.), instruções a serem impressas para a terceira estação de trabalho (material complementar.). Para a quarta estação de trabalho: dois ossos de galinha, vinagre e um recipiente de vidro ou plástico.

Será necessário, para a atividade, o preparo prévio dos materiais pelo professor. As instruções estão disponíveis nomaterial complementar.

Para saber mais sobre o assunto você pode consultar:

- Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes. Bio - Volume Único. 3ª Edição. Editora: Saraiva. 2013.

- César da Silva Júnior & Sezar Sasson. Biologia - Volume Único 4ª Edição. Editora: Saraiva. 2007.

- https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão conhecer um novo sistema: o ósseo. Diga que caberá a eles descobrirem juntos as características dos ossos e dos esqueletos dos animais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a turma. Comente que a maioria dos animais não apresentam ossos, mas, aqueles que possuem estas estruturas são dotados de uma série de vantagens. Ressalte que caberá aos alunos investigar, por meio de diferentes estações de trabalho, quais são as funções exercidas pelos ossos e pelos esqueletos ósseos nos animais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formular hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. É provável que conheçam algumas das funções. Dê um feedback positivo aos estudantes que responderem corretamente (por exemplo: “ótima resposta!” ou “é uma boa hipótese”), mas não evidencie ainda as soluções para a pergunta feita. Os alunos deverão testar as hipóteses apresentadas por meio de um trabalho em equipe, organizado em quatro estações.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Divida os alunos em quatro equipes. Prepare quatro estações (use bancadas ou carteiras) pelas quais os alunos deverão passar e desvendar quatro diferentes funções executadas pelos ossos e pelo esqueleto dos animais vertebrados. Lembre-os de estarem munidos de caderno e lápis (ou caneta) e solicite que, com exceção da segunda estação (palavras cruzadas), eles não devem rasurar ou escrever sobre o material da bancada, uma vez que outras equipes também o utilizarão. Cronometre o tempo que as equipe ficarão em cada estação (cinco minutos por estação) e sinalize quando o tempo se esgotar, para que as equipes mudem para a seguinte.

Primeira estação (proteção a órgãos internos) - Sobre a bancada disponha o impresso disponível no link: material complementar.

- Os alunos deverão deduzir, a partir das imagens, qual é a função sugerida.

Segunda estação (produção de células do sangue) - disponibilize sobre a bancada o jogo de palavras cruzadas disponível no link: material complementar.. Após os estudantes resolverem a cruzadinha, mais uma função dos ossos poderá ser descoberta. Lembre-se de trocar o material impresso a cada mudança de equipe.

Terceira estação (auxílio na locomoção) - deixe sobre a bancada a atividade impressa disponível no link: material complementar. Além de solicitar que os alunos observem as imagens, estimule-os a executar os movimentos propostos. Isso facilitará a conclusão. Assim, mais uma função dos ossos será descoberta

Quarta estação (sustentação corporal) - sobre a bancada disponibilize os dois ossos preparados conforme as instruções do link: material complementar. Peça que os estudantes manipulem-os e que sintam as texturas deles. Comente que um dos ossos, por ter ficado no vinagre, perdeu cálcio e, por isso, também perdeu sua dureza. Já o outro osso manteve suas propriedades, mantendo-se duro e resistente. Solicite que discutam entre si o que aconteceria com o corpo do animais, caso nossos ossos fossem moles, ou quais consequências acarretaria a falta de esqueleto aos organismos. Se preferir, imprima ou escreva em um papel as instruções para esta atividade, deixando-as junto aos ossos na bancada. Uma dica importante é limpar bem ossos antes de disponibizá-los na bancada. Se preferir, ofereça luvas descartáveis para que os alunos possam manipular o material sem fazer muita sujeira.

Caminhe pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para este momento você precisará de 10 minutos.

Reorganize os alunos em seus lugares. Retome a questão disparadora e peça para que se lembrem das hipóteses que formularam antes da atividade. Solicite que os grupos apresentem qual função dos ossos estava associada a cada estação de trabalho. Para que todos possam participar, questione sobre uma estação por vez, intercalando as equipes. Caso alguma tenha chegado à alguma conclusão equivocada, peça para que outro grupo exponha sua percepção. Se for necessário, intervenha e indique a resposta correta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para esse slide, você precisará de 5 minutos.

Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido descobrir as diferentes funções dos ossos e do esqueleto dos animais, como a capacidade de sustentação que oferecem ao corpo, sua função hematopoiética, a proteção aos órgãos e o auxílio aos músculos nos movimentos corporais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. A habilidade não será contemplada integralmente, mas apresentará novos aspectos relacionados à sustentação e à locomoção dos animais, além de abordar outras características relacionadas aos ossos e ao esqueleto. A intenção é a de que o aluno receba subsídios e conteúdos para, ao final desta sequência de planos, conseguir relacionar os todos os temas estudados.

Materiais necessários para a aula: documento impresso necessário para a primeira estação de trabalho (material complementar.), palavras cruzadas para asegunda estação (serão necessárias 4 impressões deste material) (material complementar.), instruções a serem impressas para a terceira estação de trabalho (material complementar.). Para a quarta estação de trabalho: dois ossos de galinha, vinagre e um recipiente de vidro ou plástico.

Será necessário, para a atividade, o preparo prévio dos materiais pelo professor. As instruções estão disponíveis nomaterial complementar.

Para saber mais sobre o assunto você pode consultar:

- Sônia Godoy Bueno Carvalho Lopes. Bio - Volume Único. 3ª Edição. Editora: Saraiva. 2013.

- César da Silva Júnior & Sezar Sasson. Biologia - Volume Único 4ª Edição. Editora: Saraiva. 2007.

- https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão conhecer um novo sistema: o ósseo. Diga que caberá a eles descobrirem juntos as características dos ossos e dos esqueletos dos animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a turma. Comente que a maioria dos animais não apresentam ossos, mas, aqueles que possuem estas estruturas são dotados de uma série de vantagens. Ressalte que caberá aos alunos investigar, por meio de diferentes estações de trabalho, quais são as funções exercidas pelos ossos e pelos esqueletos ósseos nos animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formular hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. É provável que conheçam algumas das funções. Dê um feedback positivo aos estudantes que responderem corretamente (por exemplo: “ótima resposta!” ou “é uma boa hipótese”), mas não evidencie ainda as soluções para a pergunta feita. Os alunos deverão testar as hipóteses apresentadas por meio de um trabalho em equipe, organizado em quatro estações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Divida os alunos em quatro equipes. Prepare quatro estações (use bancadas ou carteiras) pelas quais os alunos deverão passar e desvendar quatro diferentes funções executadas pelos ossos e pelo esqueleto dos animais vertebrados. Lembre-os de estarem munidos de caderno e lápis (ou caneta) e solicite que, com exceção da segunda estação (palavras cruzadas), eles não devem rasurar ou escrever sobre o material da bancada, uma vez que outras equipes também o utilizarão. Cronometre o tempo que as equipe ficarão em cada estação (cinco minutos por estação) e sinalize quando o tempo se esgotar, para que as equipes mudem para a seguinte.

Primeira estação (proteção a órgãos internos) - Sobre a bancada disponha o impresso disponível no link: material complementar.

- Os alunos deverão deduzir, a partir das imagens, qual é a função sugerida.

Segunda estação (produção de células do sangue) - disponibilize sobre a bancada o jogo de palavras cruzadas disponível no link: material complementar.. Após os estudantes resolverem a cruzadinha, mais uma função dos ossos poderá ser descoberta. Lembre-se de trocar o material impresso a cada mudança de equipe.

Terceira estação (auxílio na locomoção) - deixe sobre a bancada a atividade impressa disponível no link: material complementar. Além de solicitar que os alunos observem as imagens, estimule-os a executar os movimentos propostos. Isso facilitará a conclusão. Assim, mais uma função dos ossos será descoberta

Quarta estação (sustentação corporal) - sobre a bancada disponibilize os dois ossos preparados conforme as instruções do link: material complementar. Peça que os estudantes manipulem-os e que sintam as texturas deles. Comente que um dos ossos, por ter ficado no vinagre, perdeu cálcio e, por isso, também perdeu sua dureza. Já o outro osso manteve suas propriedades, mantendo-se duro e resistente. Solicite que discutam entre si o que aconteceria com o corpo do animais, caso nossos ossos fossem moles, ou quais consequências acarretaria a falta de esqueleto aos organismos. Se preferir, imprima ou escreva em um papel as instruções para esta atividade, deixando-as junto aos ossos na bancada. Uma dica importante é limpar bem ossos antes de disponibizá-los na bancada. Se preferir, ofereça luvas descartáveis para que os alunos possam manipular o material sem fazer muita sujeira.

Caminhe pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para este momento você precisará de 10 minutos.

Reorganize os alunos em seus lugares. Retome a questão disparadora e peça para que se lembrem das hipóteses que formularam antes da atividade. Solicite que os grupos apresentem qual função dos ossos estava associada a cada estação de trabalho. Para que todos possam participar, questione sobre uma estação por vez, intercalando as equipes. Caso alguma tenha chegado à alguma conclusão equivocada, peça para que outro grupo exponha sua percepção. Se for necessário, intervenha e indique a resposta correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para esse slide, você precisará de 5 minutos.

Projete o slide e leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido descobrir as diferentes funções dos ossos e do esqueleto dos animais, como a capacidade de sustentação que oferecem ao corpo, sua função hematopoiética, a proteção aos órgãos e o auxílio aos músculos nos movimentos corporais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano