13097
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perfil de um dinossauro

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 01/11/2018
Código: ING7_11UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Perfil de um dinossauro

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Uma opção para esta aula é o uso de papel pardo ou cartolina e fita crepe. Caso você escolha utilizá-los, você deverá trazer no dia. Você terá mais informações sobre isso nas orientações do plano.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito o perfil de um dinossauro.

At the end of this class you’ll have written dinosaur’s profile.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com a seguinte pergunta:

Students, did you know that there’s one kind of dinosaur that still lives?

Eles provavelmente ficarão surpresos. Explique que o único dinossauro sobrevivente é o pássaro e eles irão assistir um vídeo que aponta três possíveis razões de isso ter acontecido.

The only surviving dinosaur is the bird. Let’s watch a video and see three possible reasons for that.

Acesse o vídeo aqui. Se você achar interessante coloque legenda em inglês. É só clicar no ícone ao lado da engrenagem no canto inferior direito do vídeo.

Após o vídeo questione sobre as três razões citadas. Você encontra a resposta aqui e a transcrição do vídeo aqui.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Montar uma tabela com informações sobre um dinossauro a partir da leitura de uma página no site da National Geographic kids.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar as informações necessárias para completar a tabela mesmo sem entender todas as palavras do texto.

Orientações: Explique que eles irão conhecer mais sobre um dinossauro chamado Parassaurolofo e deverão analisar o perfil do dinossauro em um site da internet e a partir das informações contidas lá eles irão completar uma tabela. Diga:

Let’s get to know about Parasaurolophus. (clique aqui para ouvir a pronúncia)

You’re going to read about that dinosaur on a website. You must complete an information chart using the information found there.

Entregue o worksheet 1. Leia a tabela com eles e esclareça qualquer dúvida de vocabulário. Você pode reproduzir a tabela em um papel pardo e colar na parede para que todos vejam. Conforme vocês vão fazendo a exploração do site e leitura do texto, você anota as respostas no papel.

Acesse o site aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula você pode reproduzir o conteúdo do site em cartolinas ou papel pardo e mostrar aos alunos. É importante manter o layout original.

Explore o site e o tipo textual.

Faça as seguintes perguntas (possíveis respostas estão entre parênteses) :

What’s the name of the website? (National Geographic Kids)

Do you know National Geographic? What do they talk about? (Encontre informações sobre a Nat Geo aqui e sobre a Nat Geo Kids aqui)

Let’s explore the text. What kind of text is it? (Texto informativo)

Was it written for adults? (Não. O texto foi escrito para crianças. As informações no site Nat Geo kids são escritas para o público mais jovem, por isso os textos são mais fáceis de entender e os temas são voltados para os interesses desse público)

Leia o texto e complete as informações.

Let’s start. What’s the name of the dinosaur?

Can you find its size?

What about its diet? What did Parasaurolophus eat?

Now let’s check some characteristics. Can you find any in the text?

Let’s talk about its abilities. What could this dinosaur do?

Conforme vocês forem lendo vá completando todas as informações. É importante anotar as informações no quadro usando o simple past. Para escrever sobre as habilidades use o modal could.

Você encontra as respostas para as últimas perguntas aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 28 minutos.

Propósito: Escrever, coletivamente, um texto sobre o mesmo dinossauro em forma de parágrafo e mais compacto que o anterior. Depois eles deverão escrever individualmente o perfil de um dinossauro a partir das informações dadas pelo professor sobre o T-Rex.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever o perfil de um dinossauro seguindo o modelo feito coletivamente no início da atividade.

Orientações: Diga que vocês irão escrever o perfil do Parassaurolofo a partir das informações anotadas na tabela:

Now, based on the information we collected from the website, we’re going to write a short profile of the Parasaurolophus.

Cole outro papel pardo no quadro para você escrever o texto. Se preferir pode fazer direto no quadro. Porém esse texto deverá ficar exposto para que os alunos o usem como modelo posteriormente.

No papel.

Escreva o início do texto no papel: The name of this dinosaur was Parasaurolophus.

Peça ajuda para continuar. Conforme eles forem dando as informações escreva as características no simple past. Chame atenção para o tempo verbal do texto:

Why do we use simple past in this text? (Porque o dinossauro não existe mais. Suas informações fazem parte do passado)

Ao falar das habilidades é preciso também chamar a atenção deles para o modal could. Quando eles falarem a primeira habilidade, escreva a frase usando o could e explique:

To talk about abilities in the past we need to use the modal verb could. The dinosaur no longer exists and its abilities are not real anymore.

Se você achar necessário, explore um pouco mais o modal:

Could is used to talk about abilities in the past that are not real anymore. Some abilities we had but we don’t have now. Can you give me examples of yourselves? (Cite exemplos seus também)

O texto escrito nessa atividade não é igual ao texto do site. As informações aqui foram organizadas de uma maneira diferente. Deixe isso claro:

Is the text we read on the website the same as the one we’ve just written? (Não. O site usa imagens e um layout diferente para mostrar algumas informações e o texto que acabaram de escrever está escrito apenas em parágrafo e não há uso de imagens para auxiliar na compreensão. Além disso, a linguagem é mais simples do que no texto no site)

Why does the text use more pictures and a different layout? (Para chamar mais atenção do público alvo: crianças)

Você encontra um modelo de texto aqui.

Produção individual do texto.

Agora eles irão escrever um texto sobre o Tiranossauro Rex a partir das informações em outra tabela. Vamos imaginar que a escola tem uma revista em inglês que engloba assuntos de todas as matérias escolares. Nesta edição eles foram escolhidos para escrever sobre um dinossauro na parte de Ciências. Entregue agora o worksheet 2 e explique:

It’s your turn to write now. Let’s imagine our school has a magazine in English which has all kinds of subjects you learn at school. For this edition, you were chosen to write a dinosaur’s profile for the Science Section. You have some information about the T-rex and you need to write a text based on that information. The same as we’ve just done. Read the information and organize your text. Remember to use simple past and could.

Dê a eles 10 minutos para escreverem seus textos. Caminhe pela sala e ajude no que for necessário.

Revisão

Após a escrita, explique que, assim como qualquer outro texto, o artigo de revista precisa passar por revisão. Eles serão os revisores do texto de um colega. Diga:

As you are writing for a magazine your text has to be proofread and the mistakes need to be corrected. You’re going to be the proofreader of a colleague's work. Exchange papers.

Entregue o worksheet 3 e explique que eles deverão ler o texto do colega e depois passar pela checklist de revisão. Caso alguma sentença do checklist não seja marcada, eles deverão apontar o que consideram que não foi abordado ou que foi feito de maneira errada. Depois, eles devem explicar suas colocações ao autor.

You need to exchange papers with a colleague. Read his/her text and then read the Review checklist. Check all the sentences that are true. If one of them does not apply to your colleague’s text, you must tell him/her to make any necessary corrections. Explain to him/her why you didn’t check that option.

Após o término, você pode expor os trabalhos dos alunos na parede da sala ou juntar todos e encadernar como se fosse uma revista. Peça para um aluno desenhar a capa. Depois, cada um poderá levar para casa um dia e mostrar para amigos e familiares.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal could para habilidades no passado e usar o passado simples.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Uma opção para esta aula é o uso de papel pardo ou cartolina e fita crepe. Caso você escolha utilizá-los, você deverá trazer no dia. Você terá mais informações sobre isso nas orientações do plano.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito o perfil de um dinossauro.

At the end of this class you’ll have written dinosaur’s profile.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com a seguinte pergunta:

Students, did you know that there’s one kind of dinosaur that still lives?

Eles provavelmente ficarão surpresos. Explique que o único dinossauro sobrevivente é o pássaro e eles irão assistir um vídeo que aponta três possíveis razões de isso ter acontecido.

The only surviving dinosaur is the bird. Let’s watch a video and see three possible reasons for that.

Acesse o vídeo aqui. Se você achar interessante coloque legenda em inglês. É só clicar no ícone ao lado da engrenagem no canto inferior direito do vídeo.

Após o vídeo questione sobre as três razões citadas. Você encontra a resposta aqui e a transcrição do vídeo aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Montar uma tabela com informações sobre um dinossauro a partir da leitura de uma página no site da National Geographic kids.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar as informações necessárias para completar a tabela mesmo sem entender todas as palavras do texto.

Orientações: Explique que eles irão conhecer mais sobre um dinossauro chamado Parassaurolofo e deverão analisar o perfil do dinossauro em um site da internet e a partir das informações contidas lá eles irão completar uma tabela. Diga:

Let’s get to know about Parasaurolophus. (clique aqui para ouvir a pronúncia)

You’re going to read about that dinosaur on a website. You must complete an information chart using the information found there.

Entregue o worksheet 1. Leia a tabela com eles e esclareça qualquer dúvida de vocabulário. Você pode reproduzir a tabela em um papel pardo e colar na parede para que todos vejam. Conforme vocês vão fazendo a exploração do site e leitura do texto, você anota as respostas no papel.

Acesse o site aqui. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula você pode reproduzir o conteúdo do site em cartolinas ou papel pardo e mostrar aos alunos. É importante manter o layout original.

Explore o site e o tipo textual.

Faça as seguintes perguntas (possíveis respostas estão entre parênteses) :

What’s the name of the website? (National Geographic Kids)

Do you know National Geographic? What do they talk about? (Encontre informações sobre a Nat Geo aqui e sobre a Nat Geo Kids aqui)

Let’s explore the text. What kind of text is it? (Texto informativo)

Was it written for adults? (Não. O texto foi escrito para crianças. As informações no site Nat Geo kids são escritas para o público mais jovem, por isso os textos são mais fáceis de entender e os temas são voltados para os interesses desse público)

Leia o texto e complete as informações.

Let’s start. What’s the name of the dinosaur?

Can you find its size?

What about its diet? What did Parasaurolophus eat?

Now let’s check some characteristics. Can you find any in the text?

Let’s talk about its abilities. What could this dinosaur do?

Conforme vocês forem lendo vá completando todas as informações. É importante anotar as informações no quadro usando o simple past. Para escrever sobre as habilidades use o modal could.

Você encontra as respostas para as últimas perguntas aqui.

Tempo sugerido: 28 minutos.

Propósito: Escrever, coletivamente, um texto sobre o mesmo dinossauro em forma de parágrafo e mais compacto que o anterior. Depois eles deverão escrever individualmente o perfil de um dinossauro a partir das informações dadas pelo professor sobre o T-Rex.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever o perfil de um dinossauro seguindo o modelo feito coletivamente no início da atividade.

Orientações: Diga que vocês irão escrever o perfil do Parassaurolofo a partir das informações anotadas na tabela:

Now, based on the information we collected from the website, we’re going to write a short profile of the Parasaurolophus.

Cole outro papel pardo no quadro para você escrever o texto. Se preferir pode fazer direto no quadro. Porém esse texto deverá ficar exposto para que os alunos o usem como modelo posteriormente.

No papel.

Escreva o início do texto no papel: The name of this dinosaur was Parasaurolophus.

Peça ajuda para continuar. Conforme eles forem dando as informações escreva as características no simple past. Chame atenção para o tempo verbal do texto:

Why do we use simple past in this text? (Porque o dinossauro não existe mais. Suas informações fazem parte do passado)

Ao falar das habilidades é preciso também chamar a atenção deles para o modal could. Quando eles falarem a primeira habilidade, escreva a frase usando o could e explique:

To talk about abilities in the past we need to use the modal verb could. The dinosaur no longer exists and its abilities are not real anymore.

Se você achar necessário, explore um pouco mais o modal:

Could is used to talk about abilities in the past that are not real anymore. Some abilities we had but we don’t have now. Can you give me examples of yourselves? (Cite exemplos seus também)

O texto escrito nessa atividade não é igual ao texto do site. As informações aqui foram organizadas de uma maneira diferente. Deixe isso claro:

Is the text we read on the website the same as the one we’ve just written? (Não. O site usa imagens e um layout diferente para mostrar algumas informações e o texto que acabaram de escrever está escrito apenas em parágrafo e não há uso de imagens para auxiliar na compreensão. Além disso, a linguagem é mais simples do que no texto no site)

Why does the text use more pictures and a different layout? (Para chamar mais atenção do público alvo: crianças)

Você encontra um modelo de texto aqui.

Produção individual do texto.

Agora eles irão escrever um texto sobre o Tiranossauro Rex a partir das informações em outra tabela. Vamos imaginar que a escola tem uma revista em inglês que engloba assuntos de todas as matérias escolares. Nesta edição eles foram escolhidos para escrever sobre um dinossauro na parte de Ciências. Entregue agora o worksheet 2 e explique:

It’s your turn to write now. Let’s imagine our school has a magazine in English which has all kinds of subjects you learn at school. For this edition, you were chosen to write a dinosaur’s profile for the Science Section. You have some information about the T-rex and you need to write a text based on that information. The same as we’ve just done. Read the information and organize your text. Remember to use simple past and could.

Dê a eles 10 minutos para escreverem seus textos. Caminhe pela sala e ajude no que for necessário.

Revisão

Após a escrita, explique que, assim como qualquer outro texto, o artigo de revista precisa passar por revisão. Eles serão os revisores do texto de um colega. Diga:

As you are writing for a magazine your text has to be proofread and the mistakes need to be corrected. You’re going to be the proofreader of a colleague's work. Exchange papers.

Entregue o worksheet 3 e explique que eles deverão ler o texto do colega e depois passar pela checklist de revisão. Caso alguma sentença do checklist não seja marcada, eles deverão apontar o que consideram que não foi abordado ou que foi feito de maneira errada. Depois, eles devem explicar suas colocações ao autor.

You need to exchange papers with a colleague. Read his/her text and then read the Review checklist. Check all the sentences that are true. If one of them does not apply to your colleague’s text, you must tell him/her to make any necessary corrections. Explain to him/her why you didn’t check that option.

Após o término, você pode expor os trabalhos dos alunos na parede da sala ou juntar todos e encadernar como se fosse uma revista. Peça para um aluno desenhar a capa. Depois, cada um poderá levar para casa um dia e mostrar para amigos e familiares.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula

Expectativa: Que os alunos saiam da aula sabendo identificar o modal could para habilidades no passado e usar o passado simples.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Contents

  1. INPUT: Read a dinosaur’s profile from the website National Geographic Kids and complete a table.
  2. OUTPUT: Write a dinosaur’s profile as a group and then individually.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros)

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (presente e passado)

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes