Atividade para impressão - Mão na Massa - Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto
Plano de Aula
Plano de aula: Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita de um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula é uma sequência da aula apresentada no plano CIE4_08TU08, por isso, recomenda-se a realização dessas duas aulas em sequência. Para um melhor aproveitamento, os temas abordados nas 6 primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06) precisam ser trabalhados anteriormente com os alunos, pois as descobertas dessas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como nosso calendário foi construído. Recomenda-se, portanto, a utilização desses planos como uma sequência.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na aula, consulte o site do Centro de divulgação de Astronomia da USP: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3b.html . (Acesso em 18/07/2018).
Materiais necessários para a aula: papel ou caderno para registro, calculadoras, texto impresso ou digital
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que o calendário gregoriano é o que utilizamos oficialmente no Brasil. Explique que, nessa aula, eles irão identificar como o nosso calendário é adaptado para que o ano coincida com o ano solar, ou seja, com o tempo de translação da Terra ao redor do Sol.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um círculo, semicírculo ou “U”, de acordo com as possibilidades do seu espaço. Projete o slide ou desenhe o modelo da translação da Terra no quadro e escreva a informação fornecida. Em seguida, peça para que um aluno leia a informação e inicie uma discussão com o grupo. Você pode usar questões como:
- Vimos que um ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Se a passagem do ano é comemorada sempre à meia-noite, onde entra esse tempo restante no calendário?
- Como o calendário poderia se adaptar a esse tempo astronômico?
- Como o nosso calendário se adapta a isso?
Registre o que os alunos forem falando. Você pode montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade. Leia mais sobre o quadro SQA em http://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/kwl-chart (Acesso em 26/06/2018).
É possível que alguns alunos saibam que alguns anos têm 366 dias, com fevereiro tendo 29 dias nesses anos. É possível até que eles falem que o ano bissexto acontece a cada 4 anos. Caso isso seja falado, registre no quadro SQA da mesma forma como outras possíveis ideias. Durante a aula, os alunos serão convidados a pensar em diferentes formas que poderiam resolver esse “problema” das horas restantes. Espera-se que eles entendam que o ano bissexto foi a adaptação adotada, mas que isso foi uma escolha entre outras possíveis.
Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada. Explique que nesta aula eles pensarão em diferentes formas que essa questão das horas, minutos e segundos restantes poderia ser resolvida para que o ano do calendário seja o mais próximo possível do ano solar. Eles também verão como o nosso calendário, o calendário gregoriano, resolve essa questão.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a construção do calendário, caso ainda haja algoalém do que já foi conversado anteriormente. Como o contexto (slide anterior) está diretamente ligado à questão disparadora, essa será uma etapa bem rápida. Não é necessário que as ideias sejam repetidas neste momento. Registre alguma ideia nova na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder as dúvidas neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos cada. Pense nos agrupamentos para que o trabalho seja produtivo (leia sobre agrupamentos produtivos aqui). Cada grupo necessitará de material para registro (cadernos ou folhas avulsas) e uma calculadora.
Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos ou explicar o que será feito, anotando os dados no quadro. Nesse momento, faça combinados com a turma sobre o tempo disponível para o levantamento das possibilidades. Você pode projetar, caso seja possível, um temporizador com a contagem regressiva do tempo combinado, para ajudar os estudantes a gerenciarem seu tempo. Um temporizador online pode ser acessado aqui, por exemplo, mas existem outras opções para esse recurso. Caso isso não seja possível, combine com os alunos que você irá avisá-los a cada 5 minutos quanto tempo ainda falta para o final da atividade.
É importante que você ressalte que eles devem criar diversas possibilidades que podem solucionar o problema, e não apenas uma. Forneça papel ou peça que eles utilizem seus cadernos para o registro. Peça para que todos os membros do grupo tenham seus registros, pois isso será necessário na segunda parte dessa etapa. Você pode imprimir o enunciado dessa atividade para os alunos.
Materiais necessários: papel ou caderno para registro, calculadoras
Materiais complementares:
MÃO NA MASSA
Forneça a cada dupla o texto sobre o ano bissexto, disponível em http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ (Acesso em 15/07/2018). Você pode imprimir o texto ou disponibilizá-lo digitalmente, caso a escola tenha recursos suficientes para isso. Peça para que os alunos conversem sobre as perguntas do item 3 e registrem em seus cadernos, ou em uma folha avulsa, as adaptações do nosso calendário (gregoriano) para que o ano corresponda ao ano solar.
Materiais necessários: papel ou caderno para registro, texto impresso ou digital
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Peça para que alguns alunos compartilhem outras possíveis soluções levantadas. Ressalte a ideia de que o ano bissexto foi a forma adotada em nosso calendário, mas que é uma criação humana e poderia ser de outra forma.
Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e peça para que eles registrem na coluna A o que descobriram com a atividade. Compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.
Comente com os alunos que existem outros calendários que lidam com essa e outras questões de uma forma diferente, e que isso é o que eles vão investigar na próxima aula.
Recomenda-se a sequência deste plano com o plano CIE4_08TU10.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Lousa virtual: Google Jamboard.
- Calculadora online: Digite “Calculadora” na área de pesquisa do Google.
Opcionais:
- Temporizador Online (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Leia o tema da aula e comente com os alunos sobre o calendário gregoriano, usado oficialmente no Brasil. Projete, através do google apresentações, a imagem e informações do slide 3. Em seguida, inicie uma discussão em grupo, seguindo os questionamentos sugeridos nas orientações do slide.
Registre as ideias dos alunos no quadro SQA, provocando-os a dizerem o que sabem e o que gostariam de saber sobre o tema. Apresente a pergunta disparadora.
Mão na massa
Divida a turma em grupos/salas virtuais menores e explique a atividade. Projete o slide 5 e leia junto com os alunos o que deve ser feito.
Oriente as crianças a registrarem as possibilidades criadas pelo grupo através do Jamboard, para que você possa projetar a lousa virtual para toda a turma posteriormente.
Faça combinados com os alunos em relação ao gerenciamento do tempo de trabalho e, se achar necessário, projete o temporizador online sugerido para situar a turma durante a atividade.
Sistematização
Siga as orientações dos slides 6 e 7 para a sistematização e peça para os grupos compartilharem as ideias e descobertas após a etapa “mão na massa”, evidenciando o que é semelhante ou divergente dos outros colegas.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula e no uso da calculadora online, disponível no Google.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as adaptações feitas no calendário gregoriano para considerar as frações de tempo do período de translação da Terra.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido