13034
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano de aula - DIA E NOITE - QUAIS ATIVIDADES DIFERENTES PODEMOS REALIZAR?

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre DIA E NOITE - QUAIS ATIVIDADES DIFERENTES PODEMOS REALIZAR?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e noites, percebendo as diferentes atividades que realizamos, de acordo com o dia e com a noite.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, revistas, cola, tesoura, lápis e canetinhas.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula, converse com a turma:

  • Será que as atividades que fazemos de dia são as mesmas que fazemos à noite? Comente que na aula de hoje vamos identificar diferentes ações realizadas durante o dia e durante a noite.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete as imagens ou imprima-as para apresentá-las aos alunos. Pergunte a eles:

  • O que podemos perceber nas imagens?
  • Qual atividade está sendo realizada na primeira imagem? E na segunda?
  • A primeira imagem acontece de dia ou à noite? E a segunda imagem?

Em seguida, converse com as crianças sobre exemplos de atividades que nós, humanos, realizamos, por exemplo: estudar, trabalhar, dormir, ir ao parque, ir ao mercado etc. Faça uma lista coletiva e deixe-a exposta no quadro.

Após o levantamento de alguns exemplos, faça uma discussão com o objetivo de descobrir se essas atividades são realizados predominantemente de dia ou à noite.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que demonstram e anote-os para futuras intervenções.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de no máximo quatro alunos. Peça que cada equipe estruture um painel classificando as atividades que predominantemente são realizadas durante o dia e outras atividades realizadas à noite. Diga à turma para se apoiar na lista coletiva exposta no quadro. Disponibilize revistas para que os estudantes também possam utilizar as imagens encontradas para contextualizar as ideias no painel.

Circule pela sala e faça as intervenções necessárias, auxiliando nas discussões dos grupos. Deixe que os alunos pensem livremente nas atividades que podem ser realizadas, porém, é possível que eles apresentem dificuldades para encontrar atividades realizadas no período da noite. Para isso, promova uma discussão sobre profissões que podem ser realizadas nos dois períodos (dia e noite), justificando hábitos atuais, que nos possibilita encontrar diversos tipos de serviços que funcionam 24 horas, exigindo que profissionais se disponibilizem a trabalhar durante a noite.

  • Quais profissões/serviços podemos pensar que são mais encontradas durante o dia e outras durante a noite?
  • Quais profissões podem ser realizadas predominantemente à noite?
  • Em nossas famílias todos trabalham somente durante o dia? Alguém trabalha à noite?

Pense com as crianças os profissionais que podemos encontrar no período noturno, por exemplo, médicos, garçons, taxistas, vigias, porteiro, entre outros.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente seus painéis e que, juntos, criem uma conclusão sobre as atividades que podem ser realizadas durante o dia e durante a noite. Faça intervenções que auxiliem os alunos a refletir que nós, humanos, somos predominantemente diurnos, porém, em razão de algumas necessidade e hábitos, existem atividades sendo realizadas à noite ou nos dois períodos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e noites, percebendo as diferentes atividades que realizamos, de acordo com o dia e com a noite.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, revistas, cola, tesoura, lápis e canetinhas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula, converse com a turma:

  • Será que as atividades que fazemos de dia são as mesmas que fazemos à noite? Comente que na aula de hoje vamos identificar diferentes ações realizadas durante o dia e durante a noite.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete as imagens ou imprima-as para apresentá-las aos alunos. Pergunte a eles:

  • O que podemos perceber nas imagens?
  • Qual atividade está sendo realizada na primeira imagem? E na segunda?
  • A primeira imagem acontece de dia ou à noite? E a segunda imagem?

Em seguida, converse com as crianças sobre exemplos de atividades que nós, humanos, realizamos, por exemplo: estudar, trabalhar, dormir, ir ao parque, ir ao mercado etc. Faça uma lista coletiva e deixe-a exposta no quadro.

Após o levantamento de alguns exemplos, faça uma discussão com o objetivo de descobrir se essas atividades são realizados predominantemente de dia ou à noite.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que demonstram e anote-os para futuras intervenções.

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de no máximo quatro alunos. Peça que cada equipe estruture um painel classificando as atividades que predominantemente são realizadas durante o dia e outras atividades realizadas à noite. Diga à turma para se apoiar na lista coletiva exposta no quadro. Disponibilize revistas para que os estudantes também possam utilizar as imagens encontradas para contextualizar as ideias no painel.

Circule pela sala e faça as intervenções necessárias, auxiliando nas discussões dos grupos. Deixe que os alunos pensem livremente nas atividades que podem ser realizadas, porém, é possível que eles apresentem dificuldades para encontrar atividades realizadas no período da noite. Para isso, promova uma discussão sobre profissões que podem ser realizadas nos dois períodos (dia e noite), justificando hábitos atuais, que nos possibilita encontrar diversos tipos de serviços que funcionam 24 horas, exigindo que profissionais se disponibilizem a trabalhar durante a noite.

  • Quais profissões/serviços podemos pensar que são mais encontradas durante o dia e outras durante a noite?
  • Quais profissões podem ser realizadas predominantemente à noite?
  • Em nossas famílias todos trabalham somente durante o dia? Alguém trabalha à noite?

Pense com as crianças os profissionais que podemos encontrar no período noturno, por exemplo, médicos, garçons, taxistas, vigias, porteiro, entre outros.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente seus painéis e que, juntos, criem uma conclusão sobre as atividades que podem ser realizadas durante o dia e durante a noite. Faça intervenções que auxiliem os alunos a refletir que nós, humanos, somos predominantemente diurnos, porém, em razão de algumas necessidade e hábitos, existem atividades sendo realizadas à noite ou nos dois períodos.


1º ano

Objetivos de aprendizagem

Relacionar diferentes atividades humanas realizadas em função do dia e da noite.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.


Código: CIE1_06T&U05

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes