Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e noites, percebendo as diferentes atividades que realizamos, de acordo com o dia e com a noite.
Materiais necessários para a aula: Cartolina, revistas, cola, tesoura, lápis e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula, converse com a turma:
- Será que as atividades que fazemos de dia são as mesmas que fazemos à noite? Comente que na aula de hoje vamos identificar diferentes ações realizadas durante o dia e durante a noite.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete as imagens ou imprima-as para apresentá-las aos alunos. Pergunte a eles:
- O que podemos perceber nas imagens?
- Qual atividade está sendo realizada na primeira imagem? E na segunda?
- A primeira imagem acontece de dia ou à noite? E a segunda imagem?
Em seguida, converse com as crianças sobre exemplos de atividades que nós, humanos, realizamos, por exemplo: estudar, trabalhar, dormir, ir ao parque, ir ao mercado etc. Faça uma lista coletiva e deixe-a exposta no quadro.
Após o levantamento de alguns exemplos, faça uma discussão com o objetivo de descobrir se essas atividades são realizados predominantemente de dia ou à noite.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que demonstram e anote-os para futuras intervenções.
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de no máximo quatro alunos. Peça que cada equipe estruture um painel classificando as atividades que predominantemente são realizadas durante o dia e outras atividades realizadas à noite. Diga à turma para se apoiar na lista coletiva exposta no quadro. Disponibilize revistas para que os estudantes também possam utilizar as imagens encontradas para contextualizar as ideias no painel.
Circule pela sala e faça as intervenções necessárias, auxiliando nas discussões dos grupos. Deixe que os alunos pensem livremente nas atividades que podem ser realizadas, porém, é possível que eles apresentem dificuldades para encontrar atividades realizadas no período da noite. Para isso, promova uma discussão sobre profissões que podem ser realizadas nos dois períodos (dia e noite), justificando hábitos atuais, que nos possibilita encontrar diversos tipos de serviços que funcionam 24 horas, exigindo que profissionais se disponibilizem a trabalhar durante a noite.
- Quais profissões/serviços podemos pensar que são mais encontradas durante o dia e outras durante a noite?
- Quais profissões podem ser realizadas predominantemente à noite?
- Em nossas famílias todos trabalham somente durante o dia? Alguém trabalha à noite?
Pense com as crianças os profissionais que podemos encontrar no período noturno, por exemplo, médicos, garçons, taxistas, vigias, porteiro, entre outros.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Peça para que cada grupo apresente seus painéis e que, juntos, criem uma conclusão sobre as atividades que podem ser realizadas durante o dia e durante a noite. Faça intervenções que auxiliem os alunos a refletir que nós, humanos, somos predominantemente diurnos, porém, em razão de algumas necessidade e hábitos, existem atividades sendo realizadas à noite ou nos dois períodos.