13020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Estudo do léxico

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 31/10/2018
Código: ING7_07UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Estudo do léxico

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não seja possível projetar os slides, imprima-os com antecedência. Leia o texto do input com antecedência e identifique possíveis palavras desconhecidas. Imprima cópias do texto do input em quantidade suficiente para a sua turma.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Atribuir sentido para a palavra connector.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que todas as imagens mostram distintos exemplos de conexão.

Orientações:

  • Cumprimente sua turma: Hello, amazing guys! Let’s start one more English adventure!
  • Diga: Today I have a challenge for you! I’m going to show you some pictures and you’ll guess what do they have in common. Are you ready to start? (resposta esperada: Yes)
  • Mostre para a turma todos os slides do context (você pode projetá-los, imprimir em tamanho que seja visível para toda a turma ou recortar de jornais e revistas imagens semelhantes) e em seguida, pergunte: what do these pictures have in common? Espera-se que os alunos digam algo como: They’re showing a connection/ link. Caso os alunos não consigam estabelecer relação entre as imagens, ajude-os analisando cada uma, assim: a) The first picture shows a bridge. What’s the function of a bridge? (Ss: It links two parts of land divided by a river) b) How can you describe the second picture? (Ss: There’s a family. Each person is using their own cell phones). c) This picture shows a shadow of a human face with some light inside. What do you think this light represent? (Ss: brain connections/ cerebral connections) d) In this slide you can see two images: the first one shows some objects used to link hydraulic tubes. In the other you can see a cell phone linked into its connector.
  • Assim que os alunos derem a resposta que é esperada, elogie-os: You’re brilliant! In all pictures we can see a kind of connectors.
  • Neste slide há a imagem de uma grande ponte sobre um rio.

Context select-down

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há a imagem de uma família composta por pai, mãe e dois filhos sentados à mesa. Cada membro está utilizando um aparelho celular.

Context select-down

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há a imagem de uma sombra do perfil de um rosto humano. Na cabeça evidencia-se pontos brilhantes, simulando conexões cerebrais.

Context select-down

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há duas imagens: uma mostra conexões hidráulicas, que são tubos que permitem a ligação entre canos de água e possuem formatos variados. A outra imagem mostra um aparelho celular ligado ao seu cabo conector.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide ou escreva o objetivo no quadro e diga: Have you ever thought that language also has its connectors? Today, you are going to identify and use them to write a personal narrative about a memorable day in your life!

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (para toda a etapa de input)

Propósito: Ler e conhecer um relato de memória.

Expectativa: Que os alunos leiam e compreendam o enredo do texto.

Orientações:

  • Informe aos alunos: In order to identify these connectors, we’re going to read an excerpt of a Syrian girl personal narrative. A personal narrative is a text about a memorable day in someone’s life. Continue: Syria, a Middle Eastern country, is facing a civil war since 2011. This situation is widely shown on media news. Have you ever heard about the conflict in Syria? (Alunos podem dizer: Yes ou No. Caso respondam que sim, pergunte: Which facts about this conflict do you remember? (é provável que citem: bombs, image of a dead baby at a beach, people running off). Retome: That’s right! As I told you, this is a personal narrative written by a 16 year old Syrian girl named Amira. In her narrative, Amira wrote what happened with her and her family when their village was destroyed by bombs.
  • Entregue aos alunos uma cópia do texto. Você pode entregar cópias com o texto reproduzido por completo, mas, para esta aula, o trecho utilizado será do parágrafo 3 ao 13. Informe isso aos alunos: The excerpt we’re going to read is paragraphs 3 to 13.
  • Leia para os alunos o parágrafo 3 e diga: Amira, her family and neighbours experienced a bad night that day. What was happening? (espera-se como resposta: the bombs were coming/ the bombs were destroying the houses). Continue: Exactly! The sound of bombs must be too scary! Where were they while the bombs were comming? (Alunos devem responder: They were sitting downstairs). Confirme a resposta dizendo: That’s it! And what’s the reason why they were sitting downstairs? (Ss: because they couldn’t sleep.) T: Great! Here you can find an example of connector. Can you say what is the word that introduces the explanation about the reason? (Espera-se que eles apontem because como conector). Confirme a resposta explicando: Exactly! The word because is the connector! Because introduces a reason! Continue: What happened to the neighbours when their houses were destroyed? (Ss: They were running to another house). Pay attention to the word Amira started the last sentence with: ‘So, some neighbours were gathered in our house too’. The word ‘So’ links the previous sentence to this, concluding to the reader the reason why the neighbours were in her house.
  • Conduza a leitura do texto até o parágrafo 6 fazendo as pausas e as interferências que forem importantes para a compreensão do texto. Após, por exemplo, a leitura da frase:A rocket landed on the roof of our house, but no one was injured’, explique: in this sentence you have an example of a connector that gives contrast. After a rocket landed on the house, the reader’s expectation is that people were injured. Amira uses the word ‘but’ to indicate the opposite idea.
  • Projete o slide 5 ou uma cópia impressa em tamanho grande que toda a turma consiga enxergar. Instrua os estudantes a continuarem a leitura dos parágrafos 7 ao 13 de forma silenciosa, buscando as informações requeridas no slide, assim: Read those paragraphs by yourself silently and find the information asked in each question. Leia para os alunos as três perguntas a fim de certificar-se que eles as tenham compreendido.
  • Após o momento de leitura silenciosa, diga: Now, let’s share what you found. E faça cada uma das perguntas, dando tempo para que os alunos digam a informação encontrada. (respostas esperadas: Question 1 - They were scared or terrified; Question 2: They went to a refugee camp; Question 3: They didn’t go to school, they didn’t have books, they helped each other, they watched TV all day.) Confirme se a resposta encontrada está correta, fazendo-os voltar para o texto: In which paragraph did you find this?
  • Exiba o próximo slide e siga as orientações descritas nele.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Para entender um pouco mais sobre os conflitos na Síria: https://www.aljazeera.com/news/2016/05/syria-civil-war-explained-160505084119966.html, acesso em 20/07/2018

Input select-down

Propósito: Organizar informações sobre os conectores.

Expectativa: Que os alunos consigam, após leitura do texto, identificar frases com conectores.

Orientações:

  • Diga aos alunos: In the beginning of our class, you saw some pictures that show kinds of connectors. What’s the connectors’ function? (Resposta esperada: To link one thing to another). Continue: So, what do you think language connectors are? (espera-se que algum aluno responda algo semelhante a: Words that can connect two sentences. Caso os alunos demonstrem dificuldade em expressar-se em inglês, ajude-os com o vocabulário.) Apresente o slide 6 (projetado, impresso em um tamanho que toda a turma consiga enxergar ou reproduzido no quadro) e confirme: Exactly! Connectors are words used to link sentence ideas in a text. They can be used to add information, give contrast, introduce an explanation and conclude an idea. There are some examples of connectors in the excerpt you read. Did you identify any of them? Se algum aluno responder Yes, peça que aponte qual palavra ele identificou como um connector, onde ela se encontra no texto e como ele atribuiu esse sentido a essa palavra. Se o aluno estiver correto, parabenize-o e peça aos demais alunos que procurem no texto mais exemplos semelhantes: So, find in the text more examples of connectors. Os alunos devem apresentar, pelo menos, duas das seguintes frases, apontando as palavras destacadas como conectores: 1 Our tent has two rooms and a kitchen area; 2 We could pick up and leave at any time, as we don’t have anything of value here; 3 I wear them all at the same time, because they have many memories; 4 One was given to me by a boyfriend, but I don’t want my mother to know about that! ; 5 At home we had our own bedrooms, but here we all sleep together in the tent on the ground. Vale lembrar que existem outras frases com conectores no trecho lido. Grife todas elas na cópia que ficará com você.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Possibilitar o exercício da escrita utilizando conectores

Expectativa: Que os alunos escrevam um relato pessoal (de memória) sobre um dia memorável de suas vidas utilizando verbos no passado e conectores.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now it’s your turn! You’re going to write your own personal narrative about a true story in your life! You’ve just read Amira’s personal narrative about her life in a refugee camp. Probably when she wrote it, she couldn’t image it would turn into a historical record!
  • Apresente o slide e oriente os alunos a pensarem sobre o que vão escrever: The first step is to think of something really significant. To Amira it was a scary day, but, for you, it can be a funny situation! After that, make a plan for your writing. To end up, strat your production: say what was your memorable day and also when and where the event took place. In the introduction, narrate the sequence of facts. In the development, say how you were feeling and what you learned with this event!
  • Entregue aos alunos o worksheet e deixe-os trabalhar por 15 minutos. Enquanto os alunos produzem, ande pela sala atendendo e os auxiliando nas necessidades que apresentarem. Sempre que necessário, oriente-os a retornar ao texto para verificar o uso de um verbo ou conector. Observe se, ao escrever o texto, o aluno faz uso dos conectores. Também observe a produção e anote o nome dos alunos que conseguiram elaborar frases com conectores de forma eficaz.
  • Nos últimos cinco minutos, peça aos alunos notificados que leiam suas produções para os colegas. Chame a atenção para as frases com o uso eficaz do conector e parabenize o (s) aluno (s) pelo trabalho desenvolvido: That’s so good, (student’s name)! You really understand the use of connectors!
  • Prepare um ambiente na sala e exponha os relatos feitos pelos alunos. Se a sua escola trabalhar com Jornal Mural, utilize esse espaço.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre relato pessoal ou de memória em: https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/, acesso em 20/07/2018

Assista a essa série de vídeos com dicas de como escrever personal narrative: https://youtu.be/AxInWagSaA0, acesso em 21/07/2018

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar as aprendizagens adquiridas com esta aula.

Expectativa: Que os alunos consigam apontar o que aprenderam na aula.

Orientações:

  • Para finalizar a aula, sonde o que os alunos aprenderam. Pergunte: Hey, guys, what have you learned today? (Espera-se que os alunos citem os ítens apresentados no slide. É possível que eles usem palavras soltas para expressar suas aprendizagens (pode ser que falem assim: about life in a refugee camp, about connectors, to do a personal narrative). Depois que os alunos falarem, apresente o slide e leia cada ítem, pedindo a confirmação deles.
  • Em seguida, parabenize-os pelas conquistas do dia: You did an excellent work today! Congratulations!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não seja possível projetar os slides, imprima-os com antecedência. Leia o texto do input com antecedência e identifique possíveis palavras desconhecidas. Imprima cópias do texto do input em quantidade suficiente para a sua turma.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Atribuir sentido para a palavra connector.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que todas as imagens mostram distintos exemplos de conexão.

Orientações:

  • Cumprimente sua turma: Hello, amazing guys! Let’s start one more English adventure!
  • Diga: Today I have a challenge for you! I’m going to show you some pictures and you’ll guess what do they have in common. Are you ready to start? (resposta esperada: Yes)
  • Mostre para a turma todos os slides do context (você pode projetá-los, imprimir em tamanho que seja visível para toda a turma ou recortar de jornais e revistas imagens semelhantes) e em seguida, pergunte: what do these pictures have in common? Espera-se que os alunos digam algo como: They’re showing a connection/ link. Caso os alunos não consigam estabelecer relação entre as imagens, ajude-os analisando cada uma, assim: a) The first picture shows a bridge. What’s the function of a bridge? (Ss: It links two parts of land divided by a river) b) How can you describe the second picture? (Ss: There’s a family. Each person is using their own cell phones). c) This picture shows a shadow of a human face with some light inside. What do you think this light represent? (Ss: brain connections/ cerebral connections) d) In this slide you can see two images: the first one shows some objects used to link hydraulic tubes. In the other you can see a cell phone linked into its connector.
  • Assim que os alunos derem a resposta que é esperada, elogie-os: You’re brilliant! In all pictures we can see a kind of connectors.
  • Neste slide há a imagem de uma grande ponte sobre um rio.

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há a imagem de uma família composta por pai, mãe e dois filhos sentados à mesa. Cada membro está utilizando um aparelho celular.

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há a imagem de uma sombra do perfil de um rosto humano. Na cabeça evidencia-se pontos brilhantes, simulando conexões cerebrais.

Tempo sugerido:

Orientações:

Siga as orientações apresentadas no primeiro slide da seção Context. Neste slide há duas imagens: uma mostra conexões hidráulicas, que são tubos que permitem a ligação entre canos de água e possuem formatos variados. A outra imagem mostra um aparelho celular ligado ao seu cabo conector.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide ou escreva o objetivo no quadro e diga: Have you ever thought that language also has its connectors? Today, you are going to identify and use them to write a personal narrative about a memorable day in your life!

Tempo sugerido: 20 minutos (para toda a etapa de input)

Propósito: Ler e conhecer um relato de memória.

Expectativa: Que os alunos leiam e compreendam o enredo do texto.

Orientações:

  • Informe aos alunos: In order to identify these connectors, we’re going to read an excerpt of a Syrian girl personal narrative. A personal narrative is a text about a memorable day in someone’s life. Continue: Syria, a Middle Eastern country, is facing a civil war since 2011. This situation is widely shown on media news. Have you ever heard about the conflict in Syria? (Alunos podem dizer: Yes ou No. Caso respondam que sim, pergunte: Which facts about this conflict do you remember? (é provável que citem: bombs, image of a dead baby at a beach, people running off). Retome: That’s right! As I told you, this is a personal narrative written by a 16 year old Syrian girl named Amira. In her narrative, Amira wrote what happened with her and her family when their village was destroyed by bombs.
  • Entregue aos alunos uma cópia do texto. Você pode entregar cópias com o texto reproduzido por completo, mas, para esta aula, o trecho utilizado será do parágrafo 3 ao 13. Informe isso aos alunos: The excerpt we’re going to read is paragraphs 3 to 13.
  • Leia para os alunos o parágrafo 3 e diga: Amira, her family and neighbours experienced a bad night that day. What was happening? (espera-se como resposta: the bombs were coming/ the bombs were destroying the houses). Continue: Exactly! The sound of bombs must be too scary! Where were they while the bombs were comming? (Alunos devem responder: They were sitting downstairs). Confirme a resposta dizendo: That’s it! And what’s the reason why they were sitting downstairs? (Ss: because they couldn’t sleep.) T: Great! Here you can find an example of connector. Can you say what is the word that introduces the explanation about the reason? (Espera-se que eles apontem because como conector). Confirme a resposta explicando: Exactly! The word because is the connector! Because introduces a reason! Continue: What happened to the neighbours when their houses were destroyed? (Ss: They were running to another house). Pay attention to the word Amira started the last sentence with: ‘So, some neighbours were gathered in our house too’. The word ‘So’ links the previous sentence to this, concluding to the reader the reason why the neighbours were in her house.
  • Conduza a leitura do texto até o parágrafo 6 fazendo as pausas e as interferências que forem importantes para a compreensão do texto. Após, por exemplo, a leitura da frase:A rocket landed on the roof of our house, but no one was injured’, explique: in this sentence you have an example of a connector that gives contrast. After a rocket landed on the house, the reader’s expectation is that people were injured. Amira uses the word ‘but’ to indicate the opposite idea.
  • Projete o slide 5 ou uma cópia impressa em tamanho grande que toda a turma consiga enxergar. Instrua os estudantes a continuarem a leitura dos parágrafos 7 ao 13 de forma silenciosa, buscando as informações requeridas no slide, assim: Read those paragraphs by yourself silently and find the information asked in each question. Leia para os alunos as três perguntas a fim de certificar-se que eles as tenham compreendido.
  • Após o momento de leitura silenciosa, diga: Now, let’s share what you found. E faça cada uma das perguntas, dando tempo para que os alunos digam a informação encontrada. (respostas esperadas: Question 1 - They were scared or terrified; Question 2: They went to a refugee camp; Question 3: They didn’t go to school, they didn’t have books, they helped each other, they watched TV all day.) Confirme se a resposta encontrada está correta, fazendo-os voltar para o texto: In which paragraph did you find this?
  • Exiba o próximo slide e siga as orientações descritas nele.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Para entender um pouco mais sobre os conflitos na Síria: https://www.aljazeera.com/news/2016/05/syria-civil-war-explained-160505084119966.html, acesso em 20/07/2018

Propósito: Organizar informações sobre os conectores.

Expectativa: Que os alunos consigam, após leitura do texto, identificar frases com conectores.

Orientações:

  • Diga aos alunos: In the beginning of our class, you saw some pictures that show kinds of connectors. What’s the connectors’ function? (Resposta esperada: To link one thing to another). Continue: So, what do you think language connectors are? (espera-se que algum aluno responda algo semelhante a: Words that can connect two sentences. Caso os alunos demonstrem dificuldade em expressar-se em inglês, ajude-os com o vocabulário.) Apresente o slide 6 (projetado, impresso em um tamanho que toda a turma consiga enxergar ou reproduzido no quadro) e confirme: Exactly! Connectors are words used to link sentence ideas in a text. They can be used to add information, give contrast, introduce an explanation and conclude an idea. There are some examples of connectors in the excerpt you read. Did you identify any of them? Se algum aluno responder Yes, peça que aponte qual palavra ele identificou como um connector, onde ela se encontra no texto e como ele atribuiu esse sentido a essa palavra. Se o aluno estiver correto, parabenize-o e peça aos demais alunos que procurem no texto mais exemplos semelhantes: So, find in the text more examples of connectors. Os alunos devem apresentar, pelo menos, duas das seguintes frases, apontando as palavras destacadas como conectores: 1 Our tent has two rooms and a kitchen area; 2 We could pick up and leave at any time, as we don’t have anything of value here; 3 I wear them all at the same time, because they have many memories; 4 One was given to me by a boyfriend, but I don’t want my mother to know about that! ; 5 At home we had our own bedrooms, but here we all sleep together in the tent on the ground. Vale lembrar que existem outras frases com conectores no trecho lido. Grife todas elas na cópia que ficará com você.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Possibilitar o exercício da escrita utilizando conectores

Expectativa: Que os alunos escrevam um relato pessoal (de memória) sobre um dia memorável de suas vidas utilizando verbos no passado e conectores.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now it’s your turn! You’re going to write your own personal narrative about a true story in your life! You’ve just read Amira’s personal narrative about her life in a refugee camp. Probably when she wrote it, she couldn’t image it would turn into a historical record!
  • Apresente o slide e oriente os alunos a pensarem sobre o que vão escrever: The first step is to think of something really significant. To Amira it was a scary day, but, for you, it can be a funny situation! After that, make a plan for your writing. To end up, strat your production: say what was your memorable day and also when and where the event took place. In the introduction, narrate the sequence of facts. In the development, say how you were feeling and what you learned with this event!
  • Entregue aos alunos o worksheet e deixe-os trabalhar por 15 minutos. Enquanto os alunos produzem, ande pela sala atendendo e os auxiliando nas necessidades que apresentarem. Sempre que necessário, oriente-os a retornar ao texto para verificar o uso de um verbo ou conector. Observe se, ao escrever o texto, o aluno faz uso dos conectores. Também observe a produção e anote o nome dos alunos que conseguiram elaborar frases com conectores de forma eficaz.
  • Nos últimos cinco minutos, peça aos alunos notificados que leiam suas produções para os colegas. Chame a atenção para as frases com o uso eficaz do conector e parabenize o (s) aluno (s) pelo trabalho desenvolvido: That’s so good, (student’s name)! You really understand the use of connectors!
  • Prepare um ambiente na sala e exponha os relatos feitos pelos alunos. Se a sua escola trabalhar com Jornal Mural, utilize esse espaço.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre relato pessoal ou de memória em: https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/, acesso em 20/07/2018

Assista a essa série de vídeos com dicas de como escrever personal narrative: https://youtu.be/AxInWagSaA0, acesso em 21/07/2018

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar as aprendizagens adquiridas com esta aula.

Expectativa: Que os alunos consigam apontar o que aprenderam na aula.

Orientações:

  • Para finalizar a aula, sonde o que os alunos aprenderam. Pergunte: Hey, guys, what have you learned today? (Espera-se que os alunos citem os ítens apresentados no slide. É possível que eles usem palavras soltas para expressar suas aprendizagens (pode ser que falem assim: about life in a refugee camp, about connectors, to do a personal narrative). Depois que os alunos falarem, apresente o slide e leia cada ítem, pedindo a confirmação deles.
  • Em seguida, parabenize-os pelas conquistas do dia: You did an excellent work today! Congratulations!

Contents

  1. INPUT: Excerpt of a Syrian girl personal narrative
  2. OUTPUT: Writing their own personal narrative

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes