Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta da aula será mais bem desenvolvida se aulas anteriores dessa mesma habilidade já tiverem sido aplicadas. Esta aula tem como objetivo levar os estudantes a reconhecerem a ocorrência de transformações químicas dos combustíveis nos automóveis e relacionar essas transformações com problemas ambientais, em especial as emissões de dióxido de carbono. Este plano poderá ser melhor desenvolvido se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Como nesta aula será utilizada a construção de um mapa conceitual pelos alunos, na etapa Mão na Massa, é interessante que o plano CIE6_02ME04 já tenha sido trabalhado, uma vez que nesse plano o professor constrói um mapa conceitual, em conjunto com os alunos, na etapa de sistematização.
Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: http://bit.ly/2uFKYop), canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, folha sulfite, lápis, régua.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Pergunte se eles sabem o que acontece com os combustíveis nos automóveis, permita que eles exponham o que já sabem.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a manchete dessa notícia, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42046977. Caso não seja possível realizar a projeção, leia para eles essa manchete. Pergunte aos alunos: Por que alguns países estão optando por parar de vender carros movidos a gasolina e diesel? Pergunte, também: Qual seria a vantagem em não ter mais carros movidos a esses combustíveis?; Que outros tipos de combustíveis podem ser utilizados em veículos? Estimule-os a participar e a responder às perguntas. Nesse momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros que surjam durante as respostas, apenas incentive os alunos a refletirem sobre as questões propostas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Incentive-os a refletir sobre ela e permita que eles levantem hipóteses para respondê-la.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 32 minutos, sendo 4 minutos para leitura do texto e para realização do destaque dos termos relevantes para a construção do mapa conceitual, 8 minutos para discussão do texto e dos termos destacados pelos grupos, e 20 minutos para a construção do mapa conceitual. Organize a turma em 6 grupos. Disponibilize para cada grupo uma folha contendo o texto a ser lido, disponível em: http://bit.ly/2uFKYop. Caso não seja possível imprimir o texto, recomenda-se a transcrição do mesmo para uma folha que deverá ser entregue para cada grupo ou colocação do texto no quadro, para que todos tenham acesso a ele. Oriente os alunos a lerem os textos e destacarem as palavras e termos que julgarem mais importantes para a construção de um mapa conceitual.
Ao término dos quatro minutos iniciais, proponha uma discussão coletiva do texto, incentivando-os a discutir questões como as evidências das transformações químicas dos combustíveis nos veículos, a liberação de gases poluentes pelos automóveis, o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Peça que os grupos exponham as palavras destacadas por eles. Após a discussão, oriente-os na construção do mapa conceitual (cada grupo deve construir um mapa conceitual). Tenha em mente que após a construção do mapa conceitual deseja-se que os alunos sejam capazes de responder a questão disparadora. Procure auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades. Um exemplo de como pode ficar esse mapa conceitual está disponível em: http://bit.ly/2NoGZ7z. Para maiores informações sobre a construção de mapas conceituais, consulte MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga, TORRES, Patrícia Lupion, “Mapas Conceituais uma Ferramenta para a Construção de uma Cartografia do Conhecimento”, disponível em: http://bit.ly/2NqNxCP (Acesso em 17 jul. 2018).
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades ou quadro, canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, folha sulfite, lápis, régua.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Solicite que cada grupo apresente, brevemente, o mapa conceitual construído e peça que cada grupo responda oralmente a questão disparadora: "Qual a relação entre a poluição do ar e a utilização de combustíveis nos automóveis?" (a apresentação de cada grupo deve ocupar, no máximo, um minuto e meio da aula). Permita a participação dos outros grupos para realização de apontamentos orais e caso surja algum erro, peça para que os próprios alunos o corrijam. Segue um exemplo de uma possível resposta para a questão disparadora: "Os combustíveis utilizados nos automóveis geram, depois de passar por transformações químicas, gases poluentes, como o gás carbônico, que contribuem para o aumento da poluição atmosférica".