Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Objetivo específico
Resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais.
Conceito-chave
Transformar frações decimais em números decimais, a partir da resolução de problemas.
Recursos necessários
Código: MAT4_12NUM03
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
AULA 01
AULA 02
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes