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Plano de aula - Cálculo mental com múltiplos de 10 - Divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na divisão por múltiplos de 10. Utilizar a ideia da divisão como distribuição em partes iguais para descobrir regularidades de divisões por 10 e seus múltiplos. Desenvolver processos de cálculo mental relacionados à divisão.

Conceito-chave

Divisão, cálculo mental.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, decomposição, fatores, divisor, dividendo.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • cartolina,
  • lápis de cor.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as divisões na lousa. Leia a pergunta. Peça para que os alunos pensem, em 1 minuto, como resolver mentalmente as divisões. Abra a discussão para toda a turma. A medida que os alunos vão falando suas estratégias, sistematize na lousa e vá pedindo que cada um explique suas estratégias e por que usaram aquela determinada estratégia. Pergunte à turma se todos concordam com aquela estratégia, se ela está correta e se alguém pensou diferente.

Propósito: Levantar hipóteses sobre formas de se resolver divisões envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou?
  • Quando essa estratégia é eficiente?
  • Por que você usou essa estratégia?
  • Essa estratégia está correta?
  • Todos concordam com a estratégia utilizada pelo colega?
  • Alguém utilizou outra estratégia?

Resolução:

320: 40 = 8

180 : 20 = 9

420 : 70 = 6

540 : 90 = 6

200 : 50 = 4

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução da Karina (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ela. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que a Karina (apresentada no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).

Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • A estratégia da Karina está correta?
  • Alguém pode explicar como ela pensou?
  • Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
  • Vocês acham que podem utilizar a estratégia da Karina para resolver outras divisões?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução do Cauê (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ele. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que o Cauê (apresentado no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).

Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • A estratégia do Cauê está correta?
  • Alguém pode explicar como ele pensou?
  • Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
  • Vocês acham que podem utilizar a estratégia do Cauê para resolver outras divisões?
  • Comparando as estratégias do Cauê com a da Karina (slide anterior), qual vocês acham mais simples? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Dominó da Divisão”, para a prática de divisões envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Como o jogo de dominó comum provavelmente será conhecido pela maioria dos alunos, espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam das regras apresentadas? Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.
  • Alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas?

Materiais complementares

Atividade Principal

Atividade principal - peças

Atividade principal - regras

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Distribua as folhas impressas com as peças do dominó em branco. Se possível, imprima em um papel de maior gramatura (cartolina, papel cartão, etc.) ou forneça um para que os alunos colem a folha para fazer as peças. Cada aluno elaborará 6 peças do dominó. Oriente para que eles iniciem com a divisão (lado direito da primeira peça) e siga preenchendo com resultados e novas divisões como mostrado no slide. Faça um exemplo na lousa de como construir as peças. Chame a atenção para o fato de que o primeiro campo deve ser o último a ser preenchido, pois dependerá da última divisão do colega. Para esse último resultado, divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e disponha-os em círculo, de forma que cada um preencha seu primeiro campo com o resultado da última divisão do colega à sua esquerda. Assim, o jogo de dominó estará fechado. Peça para que os alunos troquem suas folhas para conferir os resultados uns dos outros antes de recortar as peças. Cada grupo terá um jogo completo, que poderá ser jogado nesses mesmos grupos, ou em outra configuração. Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada demonstrativa na lousa. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.

Propósito: Preparar o jogo, desenvolvendo estratégias e praticando o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Como podemos verificar se as respostas estão corretas?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão (Regras)

Atividade principal para impressão (Peças)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize grupos de 5 ou 6 alunos para jogar. Podem ser os mesmos da construção das peças nesse momento para agilizar a organização. Assim, pense previamente em formar agrupamentos produtivos. Cada grupo precisará de um conjunto de dominó. Proponha aos grupos que joguem algumas rodadas e que anotem, em uma folha avulsa, os resultados que eles forem produzindo das divisões (tanto certos como errados), registrando quais acertaram e quais erraram. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles jogam, calculam e registram seus resultados. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nas divisões, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.

Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos verificar se as respostas estão corretas?
  • Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • Quais estratégias foram usadas?
  • Como você pensou para resolver essa divisão?
  • Alguém do grupo resolveu com outra estratégia?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão (Regras)

Atividade principal para impressão (Peças)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor:

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que observem individualmente as folhas avulsas onde anotaram os resultados que disseram para as divisões durante o jogo. Pergunte aos alunos quais foram as divisões mais difíceis e por que eles acreditam que aquelas foram as mais difíceis. Peça que 3 ou 4 alunos expliquem como resolveram as divisões e quais dificuldades tiveram. Peça que compartilhem como resolveram as dificuldades ou como um colega lhe explicou o erro. Pergunte se alguém usou diferentes estratégias dependendo dos números envolvidos. Peça que compartilhem. Nesse momento, retome as anotações que você fez durante a observação do jogo e convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, de acordo com o que foi observado. Dessa forma, haverá uma variedade a ser discutida. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia.

Propósito: Analisar os cálculos mentais que dominam, em quais precisam empreender maior esforço e o que é preciso revisar.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram usadas?
  • Em que situação cada estratégia foi mais utilizada?
  • Quais as dificuldades que apareceram?
  • Como as dificuldades foram resolvidas?
  • Como você pode trabalhar seus pontos fracos?
  • O que você aprendeu com seus erros?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a estratégia para divisão envolvendo múltiplos de 10 mais eficiente aprendida na aula. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade.

Propósito: Apresentar o conceito principal aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente a proposta aos estudantes e peça que eles calculem mentalmente os resultados. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia do enunciado. Como essa é uma atividade bastante direta, disponibilize 2 minutos para que eles resolvam (use um cronômetro se possível). Peça que os estudantes compartilhem em voz alta os caminhos que eles seguiram para calcular, escrevendo no quadro se necessário. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Sempre pergunte quem resolveu da mesma forma apresentada e quais outros caminhos eles seguiram ou poderiam usar?

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias possíveis para se fazer esses cálculos?
  • Qual é a estratégia mais prática para esse cálculo?
  • Quais foram as dificuldades encontradas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na divisão por múltiplos de 10. Utilizar a ideia da divisão como distribuição em partes iguais para descobrir regularidades de divisões por 10 e seus múltiplos. Desenvolver processos de cálculo mental relacionados à divisão.

Conceito-chave

Divisão, cálculo mental.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Múltiplos, decomposição, fatores, divisor, dividendo.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • cartolina,
  • lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete ou escreva as divisões na lousa. Leia a pergunta. Peça para que os alunos pensem, em 1 minuto, como resolver mentalmente as divisões. Abra a discussão para toda a turma. A medida que os alunos vão falando suas estratégias, sistematize na lousa e vá pedindo que cada um explique suas estratégias e por que usaram aquela determinada estratégia. Pergunte à turma se todos concordam com aquela estratégia, se ela está correta e se alguém pensou diferente.

Propósito: Levantar hipóteses sobre formas de se resolver divisões envolvendo múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou?
  • Quando essa estratégia é eficiente?
  • Por que você usou essa estratégia?
  • Essa estratégia está correta?
  • Todos concordam com a estratégia utilizada pelo colega?
  • Alguém utilizou outra estratégia?

Resolução:

320: 40 = 8

180 : 20 = 9

420 : 70 = 6

540 : 90 = 6

200 : 50 = 4

Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução da Karina (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ela. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que a Karina (apresentada no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).

Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • A estratégia da Karina está correta?
  • Alguém pode explicar como ela pensou?
  • Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
  • Vocês acham que podem utilizar a estratégia da Karina para resolver outras divisões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução do Cauê (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ele. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que o Cauê (apresentado no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).

Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • A estratégia do Cauê está correta?
  • Alguém pode explicar como ele pensou?
  • Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
  • Vocês acham que podem utilizar a estratégia do Cauê para resolver outras divisões?
  • Comparando as estratégias do Cauê com a da Karina (slide anterior), qual vocês acham mais simples? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Dominó da Divisão”, para a prática de divisões envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Como o jogo de dominó comum provavelmente será conhecido pela maioria dos alunos, espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam das regras apresentadas? Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.
  • Alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas?

Materiais complementares

Atividade Principal

Atividade principal - peças

Atividade principal - regras

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Distribua as folhas impressas com as peças do dominó em branco. Se possível, imprima em um papel de maior gramatura (cartolina, papel cartão, etc.) ou forneça um para que os alunos colem a folha para fazer as peças. Cada aluno elaborará 6 peças do dominó. Oriente para que eles iniciem com a divisão (lado direito da primeira peça) e siga preenchendo com resultados e novas divisões como mostrado no slide. Faça um exemplo na lousa de como construir as peças. Chame a atenção para o fato de que o primeiro campo deve ser o último a ser preenchido, pois dependerá da última divisão do colega. Para esse último resultado, divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e disponha-os em círculo, de forma que cada um preencha seu primeiro campo com o resultado da última divisão do colega à sua esquerda. Assim, o jogo de dominó estará fechado. Peça para que os alunos troquem suas folhas para conferir os resultados uns dos outros antes de recortar as peças. Cada grupo terá um jogo completo, que poderá ser jogado nesses mesmos grupos, ou em outra configuração. Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada demonstrativa na lousa. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.

Propósito: Preparar o jogo, desenvolvendo estratégias e praticando o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10.

Discuta com a turma:

  • Como podemos verificar se as respostas estão corretas?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão (Regras)

Atividade principal para impressão (Peças)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Organize grupos de 5 ou 6 alunos para jogar. Podem ser os mesmos da construção das peças nesse momento para agilizar a organização. Assim, pense previamente em formar agrupamentos produtivos. Cada grupo precisará de um conjunto de dominó. Proponha aos grupos que joguem algumas rodadas e que anotem, em uma folha avulsa, os resultados que eles forem produzindo das divisões (tanto certos como errados), registrando quais acertaram e quais erraram. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles jogam, calculam e registram seus resultados. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nas divisões, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.

Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Como podemos verificar se as respostas estão corretas?
  • Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • Quais estratégias foram usadas?
  • Como você pensou para resolver essa divisão?
  • Alguém do grupo resolveu com outra estratégia?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão (Regras)

Atividade principal para impressão (Peças)

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que observem individualmente as folhas avulsas onde anotaram os resultados que disseram para as divisões durante o jogo. Pergunte aos alunos quais foram as divisões mais difíceis e por que eles acreditam que aquelas foram as mais difíceis. Peça que 3 ou 4 alunos expliquem como resolveram as divisões e quais dificuldades tiveram. Peça que compartilhem como resolveram as dificuldades ou como um colega lhe explicou o erro. Pergunte se alguém usou diferentes estratégias dependendo dos números envolvidos. Peça que compartilhem. Nesse momento, retome as anotações que você fez durante a observação do jogo e convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, de acordo com o que foi observado. Dessa forma, haverá uma variedade a ser discutida. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia.

Propósito: Analisar os cálculos mentais que dominam, em quais precisam empreender maior esforço e o que é preciso revisar.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram usadas?
  • Em que situação cada estratégia foi mais utilizada?
  • Quais as dificuldades que apareceram?
  • Como as dificuldades foram resolvidas?
  • Como você pode trabalhar seus pontos fracos?
  • O que você aprendeu com seus erros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a estratégia para divisão envolvendo múltiplos de 10 mais eficiente aprendida na aula. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade.

Propósito: Apresentar o conceito principal aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente a proposta aos estudantes e peça que eles calculem mentalmente os resultados. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia do enunciado. Como essa é uma atividade bastante direta, disponibilize 2 minutos para que eles resolvam (use um cronômetro se possível). Peça que os estudantes compartilhem em voz alta os caminhos que eles seguiram para calcular, escrevendo no quadro se necessário. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Sempre pergunte quem resolveu da mesma forma apresentada e quais outros caminhos eles seguiram ou poderiam usar?

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias possíveis para se fazer esses cálculos?
  • Qual é a estratégia mais prática para esse cálculo?
  • Quais foram as dificuldades encontradas?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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