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Plano de aula - Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema Solar

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Conhecendo o alinhamento e as zonas habitáveis do Sistema Solar

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa é uma aula introdutória sobre a viabilidade de a espécie humana habitar outros planetas do Sistema Solar. Os fatores essenciais, como água e temperatura, serão tratados de forma geral.

Materiais necessários para a aula: Serão necessárias as cartas que os grupos utilizarão para realização da atividade (material anexo).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Introduza o título da aula, direcionando os alunos ao tema que será tratado. Peça para que pensem um pouco sobre as características de nosso planeta e sua posição dentro do Sistema Solar. Direcione para que reflitam sobre a distância do Sol até a Terra, a temperatura e a composição dos planetas em relação à existência e à sobrevivência da vida humana nesses astros.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem do Sistema Solar (ou cole a foto impressa no quadro). É importante que a imagem demonstre a diferença do tamanho dos planetas, a ordem de alinhamento em relação ao Sol, bem como o nome de cada um. Faça a seguinte contextualização: “Habitamos um planeta com as condições necessárias para a existência e manutenção da vida, como a temperatura e existência de água. Porém, existem outros planetas com fatores e composições diferentes do nosso”.

Peça aos alunos que observem atentamente a imagem, procurando semelhanças e diferenças entre os planetas apresentados. Aqui, os estudantes podem dizer que planetas muito próximos ou muito distantes do Sol são muito quentes ou muito frios, impossibilitando a sobrevivência humana. É possível que eles comentem que em planetas gasosos seria mais difícil a sobrevivência humana, por sua composição, além da inexistência da água na maioria deles. Para isso, pontue os fatores que devem ser considerados (temperatura, distância do Sol, água e composição) e os encaminhe para a atividade.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Levante a questão disparadora, lendo-a para os alunos. É interessante escrever a questão no quadro, ou projetá-la, para que não a esqueçam. A seguir, retome a contextualização do slide anterior, propondo que formulem hipóteses sobre essa questão. Para isso, é preciso relembrar alguns conceitos. Faça, rapidamente, o levantamento de alguns conhecimentos prévios que os estudantes deverão ter para desenvolver a atividade. Provavelmente, esses conhecimentos foram aprendidos anteriormente, porém, relembre-os com eles. Alguns conceitos como a diferença entre planetas rochosos e gasosos, massa e densidade, temperatura e estados físicos da água serão fundamentais para o desenvolvimento satisfatório do exercício proposto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos. Imprima folhas iguais as do exemplo (disponível no material complementar) e recorte as oito cartas, antes do início da aula. Distribua as cartas de 1 a 8 para cada grupo. Mantenha a imagem do Sistema Solar projetada e peça aos alunos para que leiam atentamente as informações das cartas, e que as relacionem a um determinado planeta, ordenando-os de acordo com o esquema apresentado. O grupo deve eleger um redator para registrar e discutir sobre os argumentos levantados na escolha das respostas e a hipótese da questão feita anteriormente.

É importante esclarecer que os estudantes devem estar atentos às massas dos planetas, às características “rochoso ou gasoso”, às temperaturas, às densidades e aos diâmetros apresentados. Depois transcorrido o tempo, os alunos apresentarão as respostas.

Resposta das cartas: 1: Júpiter, 2: Urano, 3: Marte, 4: Terra, 5: Vênus, 6: Saturno, 7: Mercúrio, 8: Netuno

Logo, a ordem será: 7, 5, 4, 3, 1, 6, 2, 8

Antes da apresentação das conclusões, peça aos alunos que comparem as respostas dos grupos. Promova uma discussão sobre as diferentes opiniões. Se as respostas dos grupos estiverem iguais, peça para cada um para explicar como chegaram a elas. Essa reflexão ficará mais simples no momento em que as cartas estiverem alinhadas conforme o Sistema Solar. Por exemplo, poderá ser observado que a temperatura vai diminuindo conforme o planeta se afasta do Sol e que a densidade é mais baixa nos planetas gasosos e, ainda, que se pode associar massa e diâmetro ao tamanho dos planetas.

Características relevantes a serem trabalhadas por carta:

1 - a massa e diâmetro de Júpiter;

2 - a temperatura em Urano;

3 - a descoberta de água em Marte;

4 - a existência de seres fotossintetizantes, que só é possível pelas condições da Terra;

5 - a temperatura de Vênus (apesar de não ser o mais próximo do Sol, a maior temperatura é devida à sua atmosfera densa, rica em CO2);

6 - a densidade e diâmetro de Saturno;

7 - a temperatura, massa e diâmetro de Mercúrio;

8 - a temperatura e distância do Sol de Netuno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Dedique aproximadamente 15 minutos a esta parte da sistematização.

Após levantados todos os pontos que os levaram à resolução da atividade, peça aos redatores de cada grupo que argumentem quais planetas poderiam sustentar a vida humana e quais hipóteses levantaram para isso. Possíveis respostas são: Marte, pois já foi encontrado água lá.

Peça para que utilizem a imagem do Sistema Solar, que continuará projetada, para apontar possíveis características dos planetas que os fizeram chegar na resolução.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Encerre a aula comentando que a existência de locais que possam abrigar nossa espécie fora do planeta Terra ainda é um mistério que intriga os cientistas. A existência de vidas microscópicas nos corpos celestes conhecidos é considerada mais viável, uma vez que microrganismos podem sobreviver em condições adversas. Conclua que, para a existência de vida humana, são necessários diversos fatores relacionados entre si.

Texto sugerido como material complementar de estudos ao professor: https://nationalgeographic.sapo.pt/71-edicoes/160/238-vida-fora-da-terra

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa é uma aula introdutória sobre a viabilidade de a espécie humana habitar outros planetas do Sistema Solar. Os fatores essenciais, como água e temperatura, serão tratados de forma geral.

Materiais necessários para a aula: Serão necessárias as cartas que os grupos utilizarão para realização da atividade (material anexo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Introduza o título da aula, direcionando os alunos ao tema que será tratado. Peça para que pensem um pouco sobre as características de nosso planeta e sua posição dentro do Sistema Solar. Direcione para que reflitam sobre a distância do Sol até a Terra, a temperatura e a composição dos planetas em relação à existência e à sobrevivência da vida humana nesses astros.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem do Sistema Solar (ou cole a foto impressa no quadro). É importante que a imagem demonstre a diferença do tamanho dos planetas, a ordem de alinhamento em relação ao Sol, bem como o nome de cada um. Faça a seguinte contextualização: “Habitamos um planeta com as condições necessárias para a existência e manutenção da vida, como a temperatura e existência de água. Porém, existem outros planetas com fatores e composições diferentes do nosso”.

Peça aos alunos que observem atentamente a imagem, procurando semelhanças e diferenças entre os planetas apresentados. Aqui, os estudantes podem dizer que planetas muito próximos ou muito distantes do Sol são muito quentes ou muito frios, impossibilitando a sobrevivência humana. É possível que eles comentem que em planetas gasosos seria mais difícil a sobrevivência humana, por sua composição, além da inexistência da água na maioria deles. Para isso, pontue os fatores que devem ser considerados (temperatura, distância do Sol, água e composição) e os encaminhe para a atividade.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Levante a questão disparadora, lendo-a para os alunos. É interessante escrever a questão no quadro, ou projetá-la, para que não a esqueçam. A seguir, retome a contextualização do slide anterior, propondo que formulem hipóteses sobre essa questão. Para isso, é preciso relembrar alguns conceitos. Faça, rapidamente, o levantamento de alguns conhecimentos prévios que os estudantes deverão ter para desenvolver a atividade. Provavelmente, esses conhecimentos foram aprendidos anteriormente, porém, relembre-os com eles. Alguns conceitos como a diferença entre planetas rochosos e gasosos, massa e densidade, temperatura e estados físicos da água serão fundamentais para o desenvolvimento satisfatório do exercício proposto.

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Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em grupos. Imprima folhas iguais as do exemplo (disponível no material complementar) e recorte as oito cartas, antes do início da aula. Distribua as cartas de 1 a 8 para cada grupo. Mantenha a imagem do Sistema Solar projetada e peça aos alunos para que leiam atentamente as informações das cartas, e que as relacionem a um determinado planeta, ordenando-os de acordo com o esquema apresentado. O grupo deve eleger um redator para registrar e discutir sobre os argumentos levantados na escolha das respostas e a hipótese da questão feita anteriormente.

É importante esclarecer que os estudantes devem estar atentos às massas dos planetas, às características “rochoso ou gasoso”, às temperaturas, às densidades e aos diâmetros apresentados. Depois transcorrido o tempo, os alunos apresentarão as respostas.

Resposta das cartas: 1: Júpiter, 2: Urano, 3: Marte, 4: Terra, 5: Vênus, 6: Saturno, 7: Mercúrio, 8: Netuno

Logo, a ordem será: 7, 5, 4, 3, 1, 6, 2, 8

Antes da apresentação das conclusões, peça aos alunos que comparem as respostas dos grupos. Promova uma discussão sobre as diferentes opiniões. Se as respostas dos grupos estiverem iguais, peça para cada um para explicar como chegaram a elas. Essa reflexão ficará mais simples no momento em que as cartas estiverem alinhadas conforme o Sistema Solar. Por exemplo, poderá ser observado que a temperatura vai diminuindo conforme o planeta se afasta do Sol e que a densidade é mais baixa nos planetas gasosos e, ainda, que se pode associar massa e diâmetro ao tamanho dos planetas.

Características relevantes a serem trabalhadas por carta:

1 - a massa e diâmetro de Júpiter;

2 - a temperatura em Urano;

3 - a descoberta de água em Marte;

4 - a existência de seres fotossintetizantes, que só é possível pelas condições da Terra;

5 - a temperatura de Vênus (apesar de não ser o mais próximo do Sol, a maior temperatura é devida à sua atmosfera densa, rica em CO2);

6 - a densidade e diâmetro de Saturno;

7 - a temperatura, massa e diâmetro de Mercúrio;

8 - a temperatura e distância do Sol de Netuno.

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Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Dedique aproximadamente 15 minutos a esta parte da sistematização.

Após levantados todos os pontos que os levaram à resolução da atividade, peça aos redatores de cada grupo que argumentem quais planetas poderiam sustentar a vida humana e quais hipóteses levantaram para isso. Possíveis respostas são: Marte, pois já foi encontrado água lá.

Peça para que utilizem a imagem do Sistema Solar, que continuará projetada, para apontar possíveis características dos planetas que os fizeram chegar na resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Encerre a aula comentando que a existência de locais que possam abrigar nossa espécie fora do planeta Terra ainda é um mistério que intriga os cientistas. A existência de vidas microscópicas nos corpos celestes conhecidos é considerada mais viável, uma vez que microrganismos podem sobreviver em condições adversas. Conclua que, para a existência de vida humana, são necessários diversos fatores relacionados entre si.

Texto sugerido como material complementar de estudos ao professor: https://nationalgeographic.sapo.pt/71-edicoes/160/238-vida-fora-da-terra

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