12781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Mitos e Crenças do Céu Estrelado

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Mitos e Crenças do Céu Estrelado

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:

CIE09_15TU01

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.

Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/

Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home

Reportagens sobre a origem dos nomes dos planetas:

https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-origem-dos-nomes-dos-planetas/

https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-origem-do-nome-dos-planetas-do-sistema-solar/

Materiais necessários para a aula: Material impresso, lápis, borracha, caneta e criatividade. Se possível, fantasias.

Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes desta aula ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre diferentes mitologias e crenças relacionadas aos cosmos. Comunique os alunos que eles serão encarregados de serem os diretores (as), atores e atrizes de uma peça de teatro de apenas 3 minutos, na qual deverão ilustrar como estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram algum filme de super-herói como “Thor”(2011). Pergunte também se eles já ouviram falar das Olímpiadas. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Quais personagens têm poder de trovão no filme?
  • Vocês assistiram as últimas olímpiadas?
  • Que cultura desenvolveu os signos dos zodíaco?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles realizarão: hoje vocês serão os produtores, diretores e atores, e terão a missão de relacionar como as diferentes mitologias propostas observavam a cosmologia e como toda a sua cultura estão presentes até os dias de hoje. Os alunos podem questionar coisas como “mas existem muitas mitologias”? Comente que, nesta aula, abordaremos apenas 3 mitologias, mas que existem várias outras como a hebraica, egípcia, navajo, iorubá, babilônica, maia, tupi guarani entre outras.

Explique que, como eles precisarão atuar, focaremos apenas em 3. Comente que um indivíduo é mais do que compostos de matéria, somos recheados de cultura e intelecto, que refletem diretamente nas nossas atitudes. É importante que eles observem que muitos valores associados às outras culturas estão presentes também no nosso dia a dia.

É possível que haja alunos que nunca tenham visto filmes envolvendo super-heróis. Portanto, talvez seja interessante levar algumas revistas, ilustrações ou pôsteres. Se possível, leve relatos olímpicos sobre Atenas, onde ocorreram os primeiros jogos olímpicos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça para que os alunos imaginem que são historiadores, diretores e atores responsáveis pela produção cinematográfica das outras mitologias. Em seguida, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, levantem hipóteses e desenvolvam quais seriam as melhores formas de conduzir a criação a partir da observação. Explique que estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia, tal como em filmes, astrologia e comportamentos socioculturais. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles, é importante manter o foco e estimular a criatividade e produção textual sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 3 grupos. Explique a atividade usando o slide projetado. Distribua o material impresso, cartolinas e o que julgar necessário para os alunos poderem criar um cenário. Caso você tenha comentado sobre o tema em uma aula anterior, sugira que os alunos tragam fantasias se quiserem.

Peça para que, dentre todas as mitologias apresentadas no material impresso, os alunos escolham uma para fazer a apresentação da peça teatral de 3 minutos.

Dê a eles 2 minutos para a escolha do tema e 13 minutos para criar a peça, que deve durar 3 minutos. Destine 5 minutos para as apresentações das peças e intervalo entre elas, com 3 minutos de peça e 2 minutos para folga entre as trocas de grupo, ou caso um grupo exceda o tempo.

Durante a atividade, observe como eles atuam, processam as informações e as expõem. Durante os intervalos de 2 minutos de troca, pergunte aos outros se concordam ou discordam com a relação do tema ao cotidiano apresentada.

Sempre observe se eles não estão “se equivocando” em misturar as mitologias. Talvez, durante os intervalos, valha a pena esclarecer o que é mitologia. A ideia é que os alunos produzam as mais diferentes situações e que seja possível relacioná-las ao cotidiano.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, todos os alunos devem apresentar as 3 peças escolhidas para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo da mitologia com o cotidiano, e elaborem hipóteses do porque tais processos ainda estão presentes na sociedade. Procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacioná-las com o contexto da atividade.

Materiais necessários: material impresso, lápis, borracha, caneta, criatividade. Se possível, fantasias.

Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes da aula, ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que eles observem os diferentes tipos de mitologias e o que cada uma acrescenta na nossa cultura. Pergunte se algum tema teria mais de uma influência cultural.

Pergunte para os alunos as questões descritas na aula:

  • Qual a diferença entre mitologia e ciência?

Os alunos devem entender que a ciência utiliza a metodologia científica, que se embasa através da investigação, observação, análise de fatos e reprodutibilidade. Por outro lado, na mitologia não há rigor em se manter fixa aos fatos, além de não haver a necessidade de se provar que o mito exista ou faça sentido no mundo real.

Por fim, os alunos devem relacionar como estas culturas antigas afetam nosso comportamento diário. Apesar de não serem consideradas ciências, elas têm seu valor histórico e cultural na sociedade, enriquecendo tudo aquilo que entendemos sobre arte, literatura, música, filmes, entre outras coisas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Se julgar conveniente, discuta estas ideias com o grupo. Abaixo estão alguns links que pode auxiliá-lo:

Astronomia x Astrologia;

https://www.estudopratico.com.br/entenda-a-diferenca-entre-astronomia-e-astrologia/

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=c6wN-XokaPY

Nomes dos planetas e a influência da mitologia;

https://www.youtube.com/watch?v=vAjSyifslCI

Como a guerra influenciou qual cultura seria a predominante;

Guarinello, Norberto Luiz. Ordem, Integração e Fronteiras no Império Romano. Um Ensaio. Mare Nostrum, v. 1, p. 113-127, 2010

Se julgar conveniente e houver tempo, mostre a relação entre os nomes dos planetas, constelações e fenômenos da natureza com a mitologia greco romana.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido quão enriquecedora é a cultura dos povos antigos e como historicamente isso mudou o comportamento das pessoas. Essa aula é introdutória para o estudo de mitologias e pode ser bem desenvolvida em parceria com o professor de história. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais e afins.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:

CIE09_15TU01

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.

Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/

Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home

Reportagens sobre a origem dos nomes dos planetas:

https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-origem-dos-nomes-dos-planetas/

https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-origem-do-nome-dos-planetas-do-sistema-solar/

Materiais necessários para a aula: Material impresso, lápis, borracha, caneta e criatividade. Se possível, fantasias.

Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes desta aula ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre diferentes mitologias e crenças relacionadas aos cosmos. Comunique os alunos que eles serão encarregados de serem os diretores (as), atores e atrizes de uma peça de teatro de apenas 3 minutos, na qual deverão ilustrar como estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram algum filme de super-herói como “Thor”(2011). Pergunte também se eles já ouviram falar das Olímpiadas. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Quais personagens têm poder de trovão no filme?
  • Vocês assistiram as últimas olímpiadas?
  • Que cultura desenvolveu os signos dos zodíaco?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles realizarão: hoje vocês serão os produtores, diretores e atores, e terão a missão de relacionar como as diferentes mitologias propostas observavam a cosmologia e como toda a sua cultura estão presentes até os dias de hoje. Os alunos podem questionar coisas como “mas existem muitas mitologias”? Comente que, nesta aula, abordaremos apenas 3 mitologias, mas que existem várias outras como a hebraica, egípcia, navajo, iorubá, babilônica, maia, tupi guarani entre outras.

Explique que, como eles precisarão atuar, focaremos apenas em 3. Comente que um indivíduo é mais do que compostos de matéria, somos recheados de cultura e intelecto, que refletem diretamente nas nossas atitudes. É importante que eles observem que muitos valores associados às outras culturas estão presentes também no nosso dia a dia.

É possível que haja alunos que nunca tenham visto filmes envolvendo super-heróis. Portanto, talvez seja interessante levar algumas revistas, ilustrações ou pôsteres. Se possível, leve relatos olímpicos sobre Atenas, onde ocorreram os primeiros jogos olímpicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça para que os alunos imaginem que são historiadores, diretores e atores responsáveis pela produção cinematográfica das outras mitologias. Em seguida, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, levantem hipóteses e desenvolvam quais seriam as melhores formas de conduzir a criação a partir da observação. Explique que estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia, tal como em filmes, astrologia e comportamentos socioculturais. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles, é importante manter o foco e estimular a criatividade e produção textual sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 3 grupos. Explique a atividade usando o slide projetado. Distribua o material impresso, cartolinas e o que julgar necessário para os alunos poderem criar um cenário. Caso você tenha comentado sobre o tema em uma aula anterior, sugira que os alunos tragam fantasias se quiserem.

Peça para que, dentre todas as mitologias apresentadas no material impresso, os alunos escolham uma para fazer a apresentação da peça teatral de 3 minutos.

Dê a eles 2 minutos para a escolha do tema e 13 minutos para criar a peça, que deve durar 3 minutos. Destine 5 minutos para as apresentações das peças e intervalo entre elas, com 3 minutos de peça e 2 minutos para folga entre as trocas de grupo, ou caso um grupo exceda o tempo.

Durante a atividade, observe como eles atuam, processam as informações e as expõem. Durante os intervalos de 2 minutos de troca, pergunte aos outros se concordam ou discordam com a relação do tema ao cotidiano apresentada.

Sempre observe se eles não estão “se equivocando” em misturar as mitologias. Talvez, durante os intervalos, valha a pena esclarecer o que é mitologia. A ideia é que os alunos produzam as mais diferentes situações e que seja possível relacioná-las ao cotidiano.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, todos os alunos devem apresentar as 3 peças escolhidas para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo da mitologia com o cotidiano, e elaborem hipóteses do porque tais processos ainda estão presentes na sociedade. Procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacioná-las com o contexto da atividade.

Materiais necessários: material impresso, lápis, borracha, caneta, criatividade. Se possível, fantasias.

Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes da aula, ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que eles observem os diferentes tipos de mitologias e o que cada uma acrescenta na nossa cultura. Pergunte se algum tema teria mais de uma influência cultural.

Pergunte para os alunos as questões descritas na aula:

  • Qual a diferença entre mitologia e ciência?

Os alunos devem entender que a ciência utiliza a metodologia científica, que se embasa através da investigação, observação, análise de fatos e reprodutibilidade. Por outro lado, na mitologia não há rigor em se manter fixa aos fatos, além de não haver a necessidade de se provar que o mito exista ou faça sentido no mundo real.

Por fim, os alunos devem relacionar como estas culturas antigas afetam nosso comportamento diário. Apesar de não serem consideradas ciências, elas têm seu valor histórico e cultural na sociedade, enriquecendo tudo aquilo que entendemos sobre arte, literatura, música, filmes, entre outras coisas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Se julgar conveniente, discuta estas ideias com o grupo. Abaixo estão alguns links que pode auxiliá-lo:

Astronomia x Astrologia;

https://www.estudopratico.com.br/entenda-a-diferenca-entre-astronomia-e-astrologia/

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=c6wN-XokaPY

Nomes dos planetas e a influência da mitologia;

https://www.youtube.com/watch?v=vAjSyifslCI

Como a guerra influenciou qual cultura seria a predominante;

Guarinello, Norberto Luiz. Ordem, Integração e Fronteiras no Império Romano. Um Ensaio. Mare Nostrum, v. 1, p. 113-127, 2010

Se julgar conveniente e houver tempo, mostre a relação entre os nomes dos planetas, constelações e fenômenos da natureza com a mitologia greco romana.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido quão enriquecedora é a cultura dos povos antigos e como historicamente isso mudou o comportamento das pessoas. Essa aula é introdutória para o estudo de mitologias e pode ser bem desenvolvida em parceria com o professor de história. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais e afins.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano