Plano de Aula
Plano de aula: Fundamentos da navegação astronômica
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Astronomia e cultura
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e também como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Esta aula tem um requisito climático: ser realizada em um dia ensolarado. Entretanto, é recomendado que o plano CIE8_11TU10 já tenha sido abordado para uma boa compreensão do tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição. Também é possível acessar o site do autor, que contém muitos assuntos relacionados com a aula, disponível em http://astro.if.ufrgs.br/. Outra sugestão é o canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home.
Para esta aula é importante ter informações de localização astronômicas, portanto, antes de dar sequência à aula, é sugerido pesquisar orientações de latitude e longitude locais. Sugerimos o programa de simulação de um observatório gratuito, disponível em http://stellarium.org/pt/. Você também pode usar o roteiro de como localizar a latitude e longitude da sua cidade no Google Maps: https://support.google.com/maps/answer/18539?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.
Materiais necessários para a aula: Canudo reto, fita adesiva ou cola quente, uma linha fina (linha de pesca, ou fio dental), transferidor, peso leve, papel sulfite ou cartolina.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão montar e utilizar um dos instrumentos de navegação astronômica. Comunique os alunos que eles serão encarregados de analisar como o Sol se move em relação ao horizonte de acordo com a orientação de latitude e longitude.
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