12763
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Usina eólica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Usina eólica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o slide "Contexto". Proponha que anotem as opiniões. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como Carlos Eduardo conseguiu manter a casa iluminada usando o vento?

Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a atividade via Whatsapp.

Peça para responderem:
- O que Carlos Eduardo fez para evitar a falta de luz em sua casa?
- Qual é o recurso natural usado pelo gerador eólico?
- Quais as condições geográficas mais adequadas para a construção de usinas eólicas?
- Qual é a forma de energia que o gerador eólico transforma em energia elétrica?
- Expliquem como funciona um gerador eólico.
- Analisem o infográfico “Como funciona uma Usina Eólica?” e discutam coletivamente as vantagens e as desvantagens da instalação dessa usina em uma determinada região.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.

Material de Apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para consolidarem os conceitos.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_05M&E04

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas