12736
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição luminosa

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Poluição luminosa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo.

Optativas:
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora

Envie para os alunos, via e-mail, classroom ou whatsapp, um vídeo (usando o Loom) com apresentação das fotos de fundo, contextualizando a aula e explicando o que será feito.

Siga as orientações dos slides 3 e 4. Peça para que os alunos escrevam as hipóteses no caderno e depois partilhem com os pais para ver se as respostas coincidem. Diga que podem reescrever a opinião após as conversas com as famílias. Elas serão discutidas no momento da aula síncrona.

Na sequência, apresente a “questão disparadora” e peça para que os alunos tragam algumas respostas para aula.

Mão na massa

Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, com a turma e retome rapidamente o contexto buscando as possíveis respostas. Pergunte se mudaram de opinião após conversarem com as famílias.

Nesse momento, eles estarão mais embasados para iniciarem o mão na massa. Explique aos alunos a atividade detalhada nos slides 6 e 7. Diga que cada um deles deve projetar a praça por meio de desenho, assim como o poste a ser utilizado (não utilize a impressão e colagem). Envie o arquivo com desenho dos postes.

Faça todas as intervenções de modo que fique clara a tarefa. Ao final dos desenhos, peça aos alunos que fotografem e subam as fotos para o Padlet. Deixe um link de acesso já disponível para os grupos e marque uma próxima videochamada.

Sistematização

De volta a videochamada, abra o Padlet e projete-o para toda a turma. Marque o tempo de 1 minuto para cada criança que quiser falar do próprio projeto. Caso alguns projetos não estejam de acordo, faça as ponderações necessárias e permita uma adaptação.

Ao final, retome o slide 8, faça as intervenções finais e peça aos alunos que necessitam fazer as adaptações que retomem os desenhos e o postem novamente.

Convite às famílias

Convide as famílias para auxiliarem as crianças na discussão do contexto, na execução dos desenhos e postagem das fotos.

Sugestão Enviada Por:


Código: CIE3_03M&E05

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas