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Plano de aula - Características das flores

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Características das flores

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, cola, tesoura sem ponta, forminhas de brigadeiro, pedaços de EVA, de preferência verde, tiras de papelão, barbante, papel crepom amarelo ou outra cor semelhante. Esta aula pode ser projetada via aparelho multimídia, passada ao quadro ou impressa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione a turma se já pararam para observar uma flor, seu perfume, sua coloração e outras características e pergunte se eles sabem o nome das partes principais de uma flor. Complemente dizendo que nessa aula irão aprender sobre esse assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Recite o poema para a turma ou recitem juntos e, em seguida, questione-os sobre o que o poema fala. O ideal é provocar o pensamento sobre as partes de uma flor.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Lance a questão disparadora, de modo que a turma pense sobre onde se localiza a pétalas, folhas, caule, pólen ou semente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 componentes. Disponibilize para cada grupo uma folha de papel sulfite, tiras de papelão, pedaços de E.V.A verde, forminhas de brigadeiro, papel crepom, de preferência amarelo, tesoura e cola. Oriente-os à seguirem os passos mostrados no slide, utilizando as tiras de papelão para colarem primeiramente o caule, os recortes de EVA para confeccionarem folhas, as forminhas de brigadeiro representando pétalas e o papel crepon, que deve ser colado ao centro das pétalas, em forma de bolinhas, de preferência. Você pode também borrifar perfume nas forminhas, demonstrando o cheiro da flor, que atrai polinizadores. Após colarem todas as partes, peça para que as nomeiem indicando por seta, por exemplo. Se julgar necessário, escreva no quadro: PÉTALAS, FOLHAS, CAULE, PÓLEN para que os alunos localizem que nomes utilizar para nomear as partes da flor. Ao final, peça para cada grupo apresentar a flor que produziu aos demais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Compare os resultados dos grupos com o do slide. Se preferir, você pode montar uma flor previamente e demonstrar as partes que nomearam com a localização da estrutura. Uma ideia é trazer uma flor para sala de aula e fazer a comparação das partes do esquema com as de uma de verdade, como por exemplo, comparando o cheiro das pétalas e sua função, o pólen que origina uma semente que será responsável por gerar uma nova planta, o caule responsável pela sustentação e as folhas fixas nele. Explique que, para ocorrer a geração de uma nova flor, o pólen de uma flor precisa ser levado até outra flor, e, geralmente quem participa desse processo é algum tipo de animal, como um inseto, abelha, pássaro, etc., e estes, são atraídos pelas características das pétalas, já citadas (cor e cheiro). É importante lembrar que o ar e o vento também podem participar do processo de polinização e que a semente que se forma depois da polinização cai na Terra, germina e gera uma nova planta. É importante sabermos o nome das partes principais de uma flor e que podem ocorrer variações de tamanhos, formatos e estruturas, e o que eles observaram são as estruturas básicas de uma flor.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, cola, tesoura sem ponta, forminhas de brigadeiro, pedaços de EVA, de preferência verde, tiras de papelão, barbante, papel crepom amarelo ou outra cor semelhante. Esta aula pode ser projetada via aparelho multimídia, passada ao quadro ou impressa.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione a turma se já pararam para observar uma flor, seu perfume, sua coloração e outras características e pergunte se eles sabem o nome das partes principais de uma flor. Complemente dizendo que nessa aula irão aprender sobre esse assunto.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Recite o poema para a turma ou recitem juntos e, em seguida, questione-os sobre o que o poema fala. O ideal é provocar o pensamento sobre as partes de uma flor.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Lance a questão disparadora, de modo que a turma pense sobre onde se localiza a pétalas, folhas, caule, pólen ou semente.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos de 4 ou 5 componentes. Disponibilize para cada grupo uma folha de papel sulfite, tiras de papelão, pedaços de E.V.A verde, forminhas de brigadeiro, papel crepom, de preferência amarelo, tesoura e cola. Oriente-os à seguirem os passos mostrados no slide, utilizando as tiras de papelão para colarem primeiramente o caule, os recortes de EVA para confeccionarem folhas, as forminhas de brigadeiro representando pétalas e o papel crepon, que deve ser colado ao centro das pétalas, em forma de bolinhas, de preferência. Você pode também borrifar perfume nas forminhas, demonstrando o cheiro da flor, que atrai polinizadores. Após colarem todas as partes, peça para que as nomeiem indicando por seta, por exemplo. Se julgar necessário, escreva no quadro: PÉTALAS, FOLHAS, CAULE, PÓLEN para que os alunos localizem que nomes utilizar para nomear as partes da flor. Ao final, peça para cada grupo apresentar a flor que produziu aos demais.

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Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Compare os resultados dos grupos com o do slide. Se preferir, você pode montar uma flor previamente e demonstrar as partes que nomearam com a localização da estrutura. Uma ideia é trazer uma flor para sala de aula e fazer a comparação das partes do esquema com as de uma de verdade, como por exemplo, comparando o cheiro das pétalas e sua função, o pólen que origina uma semente que será responsável por gerar uma nova planta, o caule responsável pela sustentação e as folhas fixas nele. Explique que, para ocorrer a geração de uma nova flor, o pólen de uma flor precisa ser levado até outra flor, e, geralmente quem participa desse processo é algum tipo de animal, como um inseto, abelha, pássaro, etc., e estes, são atraídos pelas características das pétalas, já citadas (cor e cheiro). É importante lembrar que o ar e o vento também podem participar do processo de polinização e que a semente que se forma depois da polinização cai na Terra, germina e gera uma nova planta. É importante sabermos o nome das partes principais de uma flor e que podem ocorrer variações de tamanhos, formatos e estruturas, e o que eles observaram são as estruturas básicas de uma flor.

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