Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para apresentar vídeo e ter acesso a comentários dos espectadores, como grupo no Whatsapp ou YouTube; documento no Google Drive.
- Optativas: ferramenta de videochamada, como Hangout ou Zoom, por exemplo.
Contexto e questão disparadora
Apresente para os alunos diversos tipos de semente (sugestões: feijão, abacate, mamão, ameixa…). Para isso, faça uso de uma videochamada com os alunos e apresente as frutas e as sementes ou grave um vídeo e compartilhe por e-mail, Whatsapp ou link do YouTube. Peça que as crianças respondam:
- Que outros tipos de sementes podem existir?
Mão na massa
Peça para as crianças coletarem algumas sementes de frutas que possuem em casa e tirem fotos dessas sementes. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Solicite que compartilhem as imagens das sementes em um documento do Google Drive, categorizando em: lisas ou ásperas, claras ou escuras e grandes ou pequenas. Após todos terminarem a categorização, solicite que os grupos compartilhem os documentos entre si e que observem as categorizações uns dos outros.
Sistematização
Explore a variedade de sementes que os grupos categorizaram e pergunte:
- Quais tipos de sementes vocês observaram?
- Qual seria a função da semente?
Comente que as sementes são de vários tipos, mas que a função é sempre a mesma: a reprodução das plantas. Posteriormente, você poderá explorar melhor a função desse órgão.
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar durante a coleta das sementes e motivar a criança a observar detalhadamente cada uma delas, a fim de categorizá-las corretamente.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE2_06V&E03
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes