12734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os tipos de sementes

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Os tipos de sementes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para apresentar vídeo e ter acesso a comentários dos espectadores, como grupo no Whatsapp ou YouTube; documento no Google Drive.

- Optativas: ferramenta de videochamada, como Hangout ou Zoom, por exemplo.

Contexto e questão disparadora

Apresente para os alunos diversos tipos de semente (sugestões: feijão, abacate, mamão, ameixa…). Para isso, faça uso de uma videochamada com os alunos e apresente as frutas e as sementes ou grave um vídeo e compartilhe por e-mail, Whatsapp ou link do YouTube. Peça que as crianças respondam:

- Que outros tipos de sementes podem existir?

Mão na massa

Peça para as crianças coletarem algumas sementes de frutas que possuem em casa e tirem fotos dessas sementes. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Solicite que compartilhem as imagens das sementes em um documento do Google Drive, categorizando em: lisas ou ásperas, claras ou escuras e grandes ou pequenas. Após todos terminarem a categorização, solicite que os grupos compartilhem os documentos entre si e que observem as categorizações uns dos outros.

Sistematização

Explore a variedade de sementes que os grupos categorizaram e pergunte:

- Quais tipos de sementes vocês observaram?
- Qual seria a função da semente?

Comente que as sementes são de vários tipos, mas que a função é sempre a mesma: a reprodução das plantas. Posteriormente, você poderá explorar melhor a função desse órgão.

Convite às famílias

Os familiares podem colaborar durante a coleta das sementes e motivar a criança a observar detalhadamente cada uma delas, a fim de categorizá-las corretamente.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_06V&E03

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas