Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Tiras de papel, recortes de revista de folhas ou copa de árvore, cola, terra, palitos de sorvete e copinhos de café descartável. Esta aula pode ser projetada em aparelho multimídia, impressa ou passada no quadro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ler o Título da aula e comentar que nesta aula conhecerão um pouco sobre raízes e caules, e observarão a importância deles. Contudo, a diversidade destas estruturas é imensa, e, portanto, o que irão observar é apenas uma parcela delas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Desenvolver o Contexto utilizando o exemplo da imagem ou comentando sobre a presença de árvores, grandes florestas e a sombra que elas nos proporcionam. Em seguida, questione: Você já parou pra pensar em quais estruturas auxiliam essas plantas a ficarem fixas no solo e se sustentarem?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Pedir para a turma lembrar da imagem da árvore que apareceu no Contexto ou imaginar uma e comente que irão descobrir para o que serve o caule e a raiz de uma planta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Dividir a turma em quatro grupos. Disponibilize primeiramente as tiras de papel e os recortes de folhas de árvores e oriente-os para montar um esquema de árvore e deixá-la em pé, sem segurá-la. Provavelmente isso não será possível, pois a tira de papel é maleável, não dando suporte às folhas para permanecer em pé. Em um segundo momento, disponibilize palitos de sorvete e peça para que façam a mesma coisa. Neste momento, os alunos irão perceber que a árvore agora possui mais estabilidade devido à dureza do palito, mas ainda não ficará em pé sozinha. No terceiro momento, disponibilize copinhos de café com terra e peça que façam a mesma coisa: deixar o esquema da árvore em pé, sozinha. Fixando o palito de sorvete no copinho de terra, a árvore terá estabilidade e permanecerá estável. Após todos os grupos terminarem os três procedimentos, peça que expliquem aos demais grupos em qual etapa sentiram mais facilidade em deixar a árvore em pé e qual a relação dos materiais que utilizaram com a raiz e o caule de uma planta.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Questione quais materiais proporcionaram a eles completar a missão. Fazer a Sistematização comparando o palito de sorvete com o caule, sendo uma estrutura que dá sustentação à planta e complementando que é por ele que os alimentos passam até chegar à última folha da copa da árvore. Relacione o solo com a terra presente no copinho plástico e, por fim, a ponta do palito que ficou abaixo da Terra, tem a função da raiz: fixar a planta no solo e absorver água
e nutrientes, que passarão pelo caule, posteriormente. Finalize comentando que esTas são as funções principalmente do caule e da raiz e que a comparação que fizeram serve para compreender a importância de cada um para a sobrevivência da planta no habitat que vive.