12475
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Linguagem de sala de aula

POR: Roberta Ventura Calabre 05/12/2018
Código: ING6_10UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Linguagem de sala de aula

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia). Estas imagens podem ser encontradas no site https://www.pexels.com.

Em seguida, faça as seguintes perguntas:

  • What do you see in the pictures? (Os alunos devem responder coisas como: school, students, classroom, people, girls, boy, book).
  • Let’s take a closer look at each picture. What is happening in the first picture? (Os alunos provavelmente responderão: he is opening a book). What about the second picture? (Os alunos devem responder algo do tipo: the girls are in line for lunch). What about the third picture? (Os alunos devem responder algo do tipo: a boy/student raising his hand). What about the fourth picture? (Os alunos devem responder algo do tipo: the girl/student is bored) .

Se os alunos já tiverem vocabulário para expressar estas ideias, você deve anotá-las em um canto do quadro. Se não tiverem, você pode dar a eles as palavras necessárias conforme as ideias forem surgindo, e anotá-las no quadro. Por exemplo: se o aluno disser “book” para descrever a primeira imagem, por exemplo, você pode incentivá-lo dizendo What is he doing with the book? He’s opening the book, fazendo o gesto de abrir um livro imaginário. Você pode pedir também para a turma fazer os gestos com você. Os comandos de cada imagem são:

  • Open your book
  • Get in line
  • Raise your hand
  • Pay attention

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será para aprender novas palavras para entender as instruções do professor e conseguir se comunicar com ele e com os colegas durante as aulas. Diga: Today you will identify classroom language from a video clip of a movie and practice it.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Assistir ao vídeo e identificar os comandos típicos de sala de aula.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber os diálogos estabelecidos e as ordens de comando do professor.

Orientações: Acesse o trecho do filme Catch me if you can através de https://www.youtube.com/watch?v=KAeAqaA0Llg e ative a legenda closed caption.

Explique o contexto do vídeo: o personagem de Leonardo DiCaprio, Frank Abagnale Jr, é um falsário que assume diferentes personalidades e profissões para subir na vida. No trecho escolhido, após sofrer bullying em sua nova escola, Frank se passa pelo professor substituto de seu agressor para se vingar. Você pode usar palavras-chave simples em inglês para descrever a cena: Frank Abagnale Jr. is an impostor/ a con artist. He’s pretending to be the French substitute teacher because he was bullied. Os alunos já devem conhecer a palavra “bullying” e você pode pedir que eles mesmos expliquem o significado para entender o contexto da cena.

Peça aos alunos que prestem atenção na linguagem utilizada pelo professor e na resposta dos alunos. Você pode dizer: Pay attention to the language the teacher uses.

Ao final do vídeo, pergunte:

  • What words did Frank use to ask for the French room? (Os alunos irão responder algo do tipo: Excuse me, where’s the French room?)
  • How did he introduce himself to the students? (Os alunos irão responder algo do tipo: Mr. Abagnale, not Abagnalee)
  • Was he nice to the students or was he mean/bad? (Os alunos irão responder algo do tipo: mean, bad)
  • Why was he mean/bad? (Os alunos irão responder algo do tipo: bullying, he was bullied)
  • What orders did he give to the students? (Os alunos irão responder algo do tipo: sit down, take a seat, open your books)

Explique que, embora não seja a maneira ideal de interagir com os alunos, o personagem de Leonardo DiCaprio utiliza várias expressões que são muito necessárias em aula. Você pode começar explicando, por exemplo, que nos países de língua inglesa, os professores são chamados pelo título Ms. ou Mr. ou Mrs. + o sobrenome.

Repita o vídeo se for necessário para que os alunos revejam a interação e se familiarizem com o diálogo para executar a próxima tarefa. Escreva no quadro os comandos enunciados pelo personagem de Leonardo Di Caprio: sit down, open your textbooks, quiet down.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Caso você não possua aparelhos que transmitam vídeo para os alunos, você pode transmitir apenas o áudio do trecho do filme e utilizar prints de cenas do filme, desenhos ou até fantoches para fazer a dramatização do diálogo.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam as estruturas de instruções de classe em inglês.

Expectativa: Que os alunos acompanhem o diálogo do vídeo e a transcrição e transcrevam os comandos em inglês e suas respectivas ações na tabela, que pode ser impressa acessando este link.

Orientações: Entregue o worksheet com a transcrição do diálogo do filme para os alunos, que pode ser encontrado aqui . Peça para que leiam individualmente e em silêncio pela primeira vez, e identifiquem os comandos anotados no quadro. Completada esta tarefa, explique que você irá passar o trecho do filme devagar, pausando após cada bloco de diálogo para que os alunos identifiquem os comandos dados pelo “professor” e a resposta física dada pelos alunos para preencher a tabela. Pause o vídeo nos seguintes trechos e veja se os alunos destacam as seguintes frases em negrito:

  • 0:52 - Quiet down, people. My name is Mr. Abagnale”. Os alunos devem transcrever este trecho para a tabela debaixo de “Teacher’s order” e observar, no vídeo, que a resposta dos alunos foi parar de conversar e se acalmarem. Neste ponto, você pode relembrar aos alunos sobre o fato de os professores serem tratados por pronomes de tratamentos formais + sobrenome, diferente do que acontece no Brasil.

  • 1:06 - “Excuse me, people, if I need to ask again I’m gonna write up the entire class. Take your seats”. Os alunos devem transcrever o trecho em negrito para a tabela debaixo de “Teacher’s order” e observar, no vídeo, que a resposta dos alunos foi sentarem em seus lugares. Neste ponto, você pode explicar o uso da expressão excuse me como uma forma educada de chamar a atenção, e que deverá ser utilizado quando alguém desejar interromper a aula, ou chamar a atenção do professor ou de um colega.

  • 1:14 - “Can you please open your textbooks to chapter eight, and we’ll get started?”. Os alunos devem transcrever o trecho em negrito para a tabela debaixo de “Teacher’s order” e observar, no vídeo, que a resposta dos alunos foi abrir o livro. Neste ponto, você pode enfatizar o uso da palavra please, cujo uso é de extrema importância para pedir favores de maneira polida durante a aula.

  • Complete a tabela com os comandos anotados durante o warm up:

  • Get in line (os alunos entram na fila)
  • Raise your hand (os alunos levantam a mão)
  • Pay attention (os alunos prestam atenção)

Peça que os alunos sublinhem os verbos. Faça perguntas do tipo:

  • Which word is the verb?
  • Where is the verb in the sentence?
  • Is the sentence a request or an order?

Explique, então, que estes são verbos no imperativo. This is the imperative tense. We use the imperative for commands and orders.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

  • Caso haja tempo, faça um jogo com os alunos: você escolherá aleatoriamente um comando e o falará em voz alta. Os alunos devem obedecê-lo o mais rápido que puderem. Quem errar, sai da brincadeira.
  • Apresente o worksheet com as atividades Fill in the blanks e Match the halves, que pode ser acessado neste link. Os alunos devem completar o diálogo com as estruturas aprendidas em aula e combinar os verbos no imperativo com seus respectivos complementos. Ao final, você pode corrigir oralmente o exercício utilizando a folha de respostas, que pode ser encontrada neste link.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos entendam os comandos aprendidos em inglês, e que ajam de acordo sempre que o professor proferir um dos comandos.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados. Você pode utilizar o slide ou as anotações que já estão no quadro. Enfatize os comandos aprendidos, o uso do verbo imperativo que caracteriza as frases e explique que, sempre que ouvirem alguma das frases, os alunos devem agir de acordo com o comando. Explique também que eles podem utilizar as frases entre si para melhorar o andamento da aula, e podem ainda acrescentar os termos please e excuse me para tornar os diálogos mais educados e agradáveis.

6º ano



Contents

  1. INPUT: Scene from the movie “Catch me if you can”
  2. OUTPUT: Reading and identification of class commands

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes