Atividade para impressão - Transcript Mãe e Pai - Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words
Plano de Aula
Plano de aula: Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o segundo plano de uma sequência de dois sobre a utilização de um dicionário bilíngue em sala de aula.
Preparação para a aula: Os alunos deverão possuir um dicionário bilíngue, impresso ou online, para completar as atividades, e material de pintura (lápis de cor/canetinha/giz de cera).
Context
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: (4 minutos para este slide, 4 minutos para o próximo e 3 para o último). Esta atividade tem como objetivo introduzir o conceito de content words, ou seja, palavras-chave de um texto cuja tradução é primordial para a compreensão do mesmo. Mostre o slide aos alunos e leia a primeira frase: John has blue eyes and a sparkling smile. Pergunte aos alunos: What does this sentence mean? Do you know all the words? Alguns alunos poderão saber o significado de algumas palavras como blue e eyes , e ter dúvidas sobre o significado de outras, como sparkling e smile. Explique aos alunos que, para entender o idioma, eles deverão aprender muitas palavras, mas algumas são mais importantes do que outras. Dê exemplos de palavras como the, a, on e and e explique que estas são function words, ou seja, palavras gramaticais que dão estrutura às frases e podem ser encontradas em quase todos os textos, mas palavras como smile, sparkle, por exemplo, embora sejam muito comuns, não aparecem em todos os textos.
Explique aos alunos que uma maneira muito útil de compreender as frases em inglês é dividi-las em function words e content words. Diga aos alunos: Content words are words that have meaning. They are usually nouns, verbs, adjectives and adverbs. These are the words we usually look up in the dictionary. Volte à frase do slide e pergunte: Which words do you think we should look up in the dictionary? Os alunos poderão responder algumas ou todas estas opções: Has, blue, sparkling, smile. Passe para o próximo slide.
Context
Tempo sugerido: Context
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 4 minutos. Mostre o slide (print retirado do site Cambridge Dictionary ) ou entre no site https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese (ou outro dicionário online) e faça uma busca no campo Inglês-Português com o termo smile. Leia com os alunos os resultados obtidos: smile como verbo (sorrir) e smile como substantivo (sorriso). Leia as definições e as frases-exemplo (“She smiled at me” e “He gave me a big smile and wished me good luck”). Relembre aos alunos a diferença entre nouns e verbs (Noun: a word that refers to a person, place, thing, event, substance or quality. Verb: a word or phrase that describes an action, condition or experience).
Volte ao slide anterior e pergunte: What definition is adequate for this sentence? Os alunos responderão: Smile as a noun (sorriso).
Diga aos alunos que é muito importante que não se contentem com a primeira definição que aparece no dicionário. Diga: Always pay attention to the different meanings a word can have. Diga que devem sempre prestar atenção nas definições dadas pelo dicionário e aos exemplos fornecidos, para que possam escolher a tradução que melhor se enquadra ao contexto da frase de onde foi retirado o verbete.
Context
Tempo sugerido: Context
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Mostre o slide aos alunos e procure junto com a turma no dicionário as informações que faltam sobre as content words do quadro. Complete a tradução e classificação de smile, vista no slide anterior, e termine de preencher a tabela. Aproveite para explicar que nomes próprios, embora não sejam difíceis de identificar, também fazem parte das content words. Relembre aos alunos que as classificações aparecem logo após o verbete, abreviadas da seguinte maneira:
- Adj. = adjective
- N. = noun
- Adv. = adverb
- V. = verb
Caso seja necessário, relembre também o que significa cada classificação gramatical:
Noun = person, place or thing
Verb = action, state
Adjective = describes an object, person, place or thing
Adverb = tells us how, where or when something happens
Segue o quadro com as respostas.
- Has - tem/possui - verb
- Blue - azul - adjective
- Eyes - olhos - noun
- Sparkling (sparkle) - cintilante- adjective
- Smile - sorriso - noun
Objective <\title>
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão utilizar o dicionário para ajudá-los na tarefa de entender um diálogo em inglês. “Today you will learn to choose the right meaning of words using a bilingual dictionary to understand a dialogue.”
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Apresentar um diálogo de descrição de pessoas aos alunos para que marquem as content words mais difíceis.
Expectativa: Que os alunos compreendam o diálogo e marquem as content words mais difíceis para consultar no dicionário.
Este é um transcipt do vídeo “Kids Describe”, do canal HiHo Kids, que pode ser encontrado aqui. Nele, o artista pede que as crianças dêem sua descrição para vários tipos de itens, enquanto os desenha. Neste vídeo em particular, Ernie (a criança) descreve seus pais ao ilustrador, Koji.
Orientações:
Mostre aos alunos o slide. Peça que prestem atenção à estrutura do texto. Pergunte: What kind of text is this? Os alunos responderão: A dialogue. Pergunte: Who are the people in the dialogue? Os alunos responderão: Ernie and Koji. Explique, então, que eles lerão um diálogo entre estas duas pessoas: Ernie e Koji. Ernie é uma criança e Koji é um desenhista. Peça aos alunos que voltem a atenção para o título do texto: What is Ernie going to do? Os alunos responderão: Describe his mother. Em seguida, pergunte: What do you think Koji is going to do? Os alunos responderão: He will draw Ernie’s mother.
Explique que, neste diálogo, cada bloco de texto descreve uma característica diferente da mãe de Ernie. Mostre aos alunos que cada fala é precedida por um nome: quando Koji fala, aparece “KOJI” seguido de dois pontos; quando Ernie fala, aparece “ERNIE” seguido de dois pontos.
Distribua o handout (que pode ser encontrado aqui) aos alunos. Você pode pedir que realizem esta atividade individualmente ou em duplas. Diga à turma que, em conjunto, vocês farão a primeira leitura do texto, e destacarão as palavras mais difíceis, e eles devem procurar o significado de cada uma no dicionário para que todos entendam o diálogo apresentado. Explique aos alunos que eles deverão marcar no texto as content words em relação às quais sentirem mais dificuldade em cada frase, e focar nelas para entender o significado das frases. Leia cada frase junto com os alunos, e dê ênfase nas content words que poderão ajudá-los. Segue, em negrito, algumas sugestões:
KOJI: -Let's draw your mom, now. What does she usually wear?
ERNIE: - The hat that says “heigh ho”, like a heigh-ho hat.
KOJI:- Oh, it's like a baseball hat, kinda?
ERNIE: - Uh-huh.
KOJI: - Okay.
KOJI: - How long is her hair?
ERNIE: - Like, this long.
KOJI: - You keep going longer.
KOJI: - What can you tell me about her face?
ERNIE:- Her eyes are square.
KOJI: - What color are her eyes?
ERNIE: - Purple.
KOJI: -What kind of face does she have?
ERNIE: - A smiling face.
KOJI: - Oh, so she is nice and smiley. And her lips, are they thin or are they thick?
ERNIE: - Thick.
KOJI: - So, she's got luscious lips.
ERNIE: - What is that?
KOJI: - You said she has a really, really big smile. Big lips, and you said she's also skinny.
ERNIE: - Yeah, no! I said she was round.
KOJI: - She is round, okay.
ERNIE:- Yeah, and then, there is a reindeer on her shirt, so they're short sleeves.
KOJI:- And has short sleeves.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Criar um glossário de palavras sobre o texto utilizando o dicionário bilíngue.
Expectativa: Que os alunos utilizem o dicionário para completar o glossário com a função e significado das palavras-chave apresentadas no texto.
Orientações:(14 minutos para este slide e 6 minutos para o próximo).
Depois que os alunos tiverem marcado o texto, mostre este slide e diga à turma que vocês irão montar um glossário para ajudar na compreensão do texto. Peça aos alunos que digam, em voz alta, quais as palavras mais difíceis que escolheram e escreva-as no quadro. Diga aos alunos que você já começou o glossário inserindo algumas palavras, Os alunos, então, devem procurar o significado dos verbetes restantes no dicionário. Você também pode sugerir que os alunos procurem o significado de uma ou duas palavras em duplas, e depois compartilhem o significado com os colegas em um mural, para que todos tenham acesso ao glossário. Diga aos alunos que eles também podem acrescentar uma terceira coluna de exemplos, transcrevendo do dicionário algum exemplo da palavra procurada que achem mais adequado para o texto.
Circule pela sala para garantir que todos os alunos estão utilizando o dicionário corretamente, e aproveite este momento para revisar e tirar dúvidas dos alunos sobre os conceitos básicos da organização de um dicionário: ordem alfabética dos verbetes, fonética, significado, aspectos gramaticais, região, estilos, expressões idiomáticas, imagens (se houver) etc.
Caso a turma esteja utilizando um dicionário online, oriente-os a procurar a aba “English-Portuguese” e colocar a palavra desejada no campo de busca. O resultado será quase o mesmo de uma busca em um dicionário bilíngue tradicional, com as vantagens de que poderão ouvir a pronúncia e/ou mais definições e usos do vocábulo. Seguem alguns endereços online de dicionários bilíngue gratuitos:
Ao final, cada aluno terá um pequeno glossário com as características da mãe de Ernie em mãos, e poderão partir para a próxima atividade. Faça perguntas oralmente em relação ao texto, para se certificar de que todos compreenderam o diálogo:
- What color are Ernie’s mom’s eyes? (Purple)
- What kind of hat does she wear (A baseball hat/ a heigh-ho hat)
- What is the shape of Ernie’s mom’s eyes? (Square)
- Is Ernie’s mom skinny or round? (Round)
- What animal is on her T-shirt? (A reindeer)
- Does she wear long sleeves or short sleeves? (Short sleeves)
Output
Tempo: Output
Propósito: Que os alunos representem, através do desenho, as características que acabaram de pesquisar no dicionário.
Expectativa: Que os alunos tenham traduzido as palavras com sucesso, entendendo o diálogo e desenhando corretamente as características da pessoa descrita no texto
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 6 minutos. Antes de mostrar este slide, peça aos alunos que, baseando-se na descrição de Ernie, façam um desenho de como acham que a mãe dele é. Após, mostre este slide com o still do vídeo e apresente Ernie, Koji e os pais de Ernie, do jeito que foram desenhados por Koji. Deixe que os alunos comparem desenhos com os colegas e com o de Koji. Pergunte aos alunos: Does your drawing look like Koji’s drawing?
- MATERIAL COMPLEMENTAR: Caso queira, você pode utilizar a parte do transcript onde Ernie descreve seu pai para fazer um exercício similar ao desta aula. Utilize o handout e faça os mesmos procedimentos: encontre as content words, peça aos alunos que montem um glossário com tradução e função e depois peça que desenhem o pai de Ernie baseado na descrição que traduziram. O material pode ser encontrado aqui.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_10UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2106/utilizando-o-dicionario-bilingue-para-traduzir-content-words
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Navegador de internet (Mozilla, Chrome, Explorer, Safari)
Optativas:
- Zoom, Hangout
- Google Sheets, Mentimeter
- Flipgrid, Padlet
- Blog
Context
Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão utilizar um dicionário bilíngue para traduzir palavras e entender um diálogo.
Envie a frase contida no slide de context e peça aos alunos que acessem o site do dicionário de Cambridge e digitem a palavra "smile" do input através de alguma plataforma de troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Messenger). Explique o contexto seguindo as instruções do slide e peça aos alunos que identifiquem qual o melhor significado para a palavra na frase.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, explique a diferença entre function words e content words, presentes nos slides, e compartilhe a tabela do context. Analise-a junto com os alunos, utilizando as instruções do slide. Certifique-se de que todos os alunos estão entendendo, para que consigam realizar a atividade do output com sucesso.
Compartilhe com a turma o transcript do vídeo Kids Describe, e analise junto com eles as frases e reflitam sobre as questões presentes no output. Combine um novo encontro síncrono para discutir as questões. Em seguida, divida a turma em grupos e peça que destaquem do texto as content words mais difíceis, procurem o significado no dicionário online e levem para o próximo encontro síncrono.
Output
Utilize o encontro síncrono para coletar as diferentes respostas dos alunos e montar o glossário sobre o texto do input. Mostre as imagens do slide e converse com a turma sobre os diferentes significados da palavra bar. Em seguida, siga as instruções do slide para criar o glossário. Você pode pedir aos alunos que utilizem o FlipGrid ou o Padlet para montar murais com as palavras, ou criar nuvens de palavras ou flashcards no GoConqr.
Utilize as perguntas do slide sobre o vídeo que a turma peça que criem o retrato-falado da mãe de Ernie e compartilhem com o grupo.
Feedback
Mostre o vídeo aos alunos e compare o retrato feito pelo desenhista do vídeo com o que produziram. Leve os alunos a refletir sobre semelhanças e diferenças, vejam se traduziram alguma palavra erroneamente, se os desenhos correspondem à descrição.
Convite às famílias
Os alunos podem escolher um membro da família e descrevê-los para a turma. Esta atividade pode ser feita síncrona ou assíncronamente. Eles devem anotar as características da pessoa, lê-las para a turma e cada um deve desenhar o parente. Ao final, o aluno mostra a pessoa por foto ou vídeo para os demais.
6º ano
Contents
- INPUT: Transcript do vídeo “Ernie describes his parents”
- OUTPUT: Glossário de palavras
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes