Plano de aula: Utilizando o dicionário bilíngue para traduzir content words

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III

Sobre esta aula: Este é o segundo plano de uma sequência de dois sobre a utilização de um dicionário bilíngue em sala de aula.

Preparação para a aula: Os alunos deverão possuir um dicionário bilíngue, impresso ou online, para completar as atividades, e material de pintura (lápis de cor/canetinha/giz de cera).

Context

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: (4 minutos para este slide, 4 minutos para o próximo e 3 para o último). Esta atividade tem como objetivo introduzir o conceito de content words, ou seja, palavras-chave de um texto cuja tradução é primordial para a compreensão do mesmo. Mostre o slide aos alunos e leia a primeira frase: John has blue eyes and a sparkling smile. Pergunte aos alunos: What does this sentence mean? Do you know all the words? Alguns alunos poderão saber o significado de algumas palavras como blue e eyes , e ter dúvidas sobre o significado de outras, como sparkling e smile. Explique aos alunos que, para entender o idioma, eles deverão aprender muitas palavras, mas algumas são mais importantes do que outras. Dê exemplos de palavras como the, a, on e and e explique que estas são function words, ou seja, palavras gramaticais que dão estrutura às frases e podem ser encontradas em quase todos os textos, mas palavras como smile, sparkle, por exemplo, embora sejam muito comuns, não aparecem em todos os textos.

Explique aos alunos que uma maneira muito útil de compreender as frases em inglês é dividi-las em function words e content words. Diga aos alunos: Content words are words that have meaning. They are usually nouns, verbs, adjectives and adverbs. These are the words we usually look up in the dictionary. Volte à frase do slide e pergunte: Which words do you think we should look up in the dictionary? Os alunos poderão responder algumas ou todas estas opções: Has, blue, sparkling, smile. Passe para o próximo slide.