Plano de aula: Usando o dicionário bilíngue

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III

Sobre esta aula: Esta aula é a primeira de um conjunto de 2 aulas, que tem como objetivo ensinar a manusear um dicionário bilíngue para extrair informações.

Preparação para a aula: O professor deve possuir pelo menos um dicionário bilíngue impresso, para realizar as atividades de context e input. Os alunos deverão possuir um dicionário bilíngue, impresso ou online, para executar as atividades do output.

CONTEXT

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Esta atividade de warm up tem como objetivo ativar os saberes dos alunos para a tarefa de aprender a utilizar um dicionário bilíngue. Mostre a imagem do slide (retirada deste site) e pergunte: What are we going to talk about today? Pelo contexto, os alunos responderão: dictionary. Proponha um jogo com a turma. Mostre o dicionário bilíngue, abra na parte Português-Inglês e diga aos alunos: Pick a number between X and X (o intervalo de páginas desta parte Português-Inglês). Abra o dicionário na página escolhida e diga aos alunos que você lerá a primeira definição, e eles devem adivinhar a qual verbete em português pertence a tradução. Comece com a classificação gramatical (substantivo, adjetivo etc.) e qualquer outra especificação que estiver escrita no dicionário. Caso a palavra seja muito difícil, você pode escolher outra na mesma página ou fazer mímica, dar outras dicas, utilizar palavras que já fazem parte do repertório dos alunos para que eles consigam chegar na definição correta.