Atividade para impressão - Flashcards sobre hobbies
Plano de Aula
Plano de aula: Linguagem do cotidiano
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Imprimir e cortar os flashcards sobre hobbies sugeridos para esta aula. Alternativamente, você pode procurar outras imagens para projetar ou objetos relacionados a hobbies (livros, filmes, música, bola de futebol etc).
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. You can say: Today you will be able to express, ask and analyze preferences about hobbies.
CONTEXT
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Esta atividade de warm up tem como objetivo ativar os saberes dos alunos para a lição sobre hobbies. Peça para que os alunos analisem a imagem,que pode ser encontrada aqui e digam o que vêem. Faça perguntas do tipo: “This girl does not know what to do. She likes reading and playing basketball. She has to choose one. Which one do you like best?”. Encoraje os alunos a contarem suas preferências, com perguntas como: “what do you do when you have free time?”. Anote no quadro as sugestões que surgirem.
INPUT
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Analisar os gráficos e entender de onde são os jovens participantes desta pesquisa sobre hobbies.
Expectativa: Que os alunos consigam analisar o gráfico para descobrir os hobbies dos estudantes ao redor do mundo. Não é necessário que os alunos entendam todas as informações contidas no gráfico, e sim que entendam quais hobbies são populares no mundo e apreendam o novo vocabulário para expressar seus próprios gostos em relação aos hobbies.
Este é um gráfico de um site chamado Students Of the World, que disponibiliza atividades interativas para estudantes ao redor do mundo se conhecerem e se conectarem. Foi retirado de uma pesquisa que qualquer pessoa pode acessar e responder, e está disponível neste link.
Orientações:
(5 minutos neste slide) Explique aos alunos que a aula de hoje será sobre hobbies, ou seja, atividades que são realizadas nos momentos de lazer. Você pode dizer let’s talk about hobbies today. Mostre o slide e explique que se trata de um survey, ou seja, uma pesquisa para levantamento de dados. Pergunte aos alunos why do we use surveys? Eles provavelmente responderão algo como it’s a research to know people’s opinion. Pergunte aos alunos se já participaram de alguma pesquisa: Have you ever answered one?. Caso algum aluno responda “no”, mostre o primeiro slide e explique que a escolha que fizeram entre as atividades “reading” e “playing basketball” já é um tipo de pesquisa opinativa e, portanto, eles já participaram de pelo menos um survey na vida.
Explique que o website Students of the world realiza esta pesquisa com jovens de todo o mundo para descobrir quais são os hobbies preferidos de cada um. Volte ao slide e pergunte: How are the answers represented?. Os alunos deverão responder algo como “in a graph”. Aponte para as barras coloridas e pergunte: What do these numbers represent?. Os alunos devem responder algo como the number of people who answered. Explique que o site está ativo e que eles também, se quiserem, podem acessá-lo e responder ao questionário.
- MATERIAL COMPLEMENTAR:
-Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir este slide em tamanho grande para expor no quadro, ou para distribuir entre os alunos. Não é recomendado a impressão em modo preto e branco, pois pode comprometer a leitura dos dados.
-Se tiver tempo, ou os alunos estiverem mais avançados na língua, você pode trabalhar com uma variedade de dados nesta tabela. Pode, por exemplo, utilizar uma segunda aula para trabalhar o conteúdo interdisciplinarmente com Geografia. Você pode explorar o tema fazendo perguntas como which continent has the least participants? (Central America), ou can you list any countries in Europe?, ou which country is Brazil situated in?, etc e, a partir daí, pedir para que os alunos localizem e pintem os continentes em um mapa mundi utilizando corretamente as cores das barras do gráfico, por exemplo.
-Você também pode utilizar o questionário em outras lições, como para ensinar números, por exemplo. Você pode fazer perguntas do tipo: “how many students are from North America?”. Os alunos responderão “139”. Esse pode ser um gancho para ensinar a pronúncia e escrita de números com três casas decimais, como “one hundred and thirty-nine” em inglês, e a regra de números compostos como “thirty-nine”, que precisam de hífen (all compound numbers between 21 and 99 are hyphenized).
INPUT
Propósito: Analisar os gráficos e entender quais hobbies são os preferidos dos alunos ao redor do mundo.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar quais os hobbies listados, quais os mais e menos populares em diferentes partes do mundo e responder questões específicas sobre os resultados.
Este é o segundo print do site Students Of the World, que disponibiliza atividades interativas para estudantes ao redor do mundo se conhecerem e se conectarem. O print foi retirado de uma pesquisa que qualquer pessoa no mundo pode acessar e responder, e está disponível neste link.
Orientações:
Explore a pergunta Which of these is your hobbie, que é o foco da aula. Aqui, você deve primeiro se certificar de que todos os alunos entendem os hobbies listados: dancing, soccer, football, rubgy, cheerleading, hockey, tennis, golf, track (corrida), science club, reading, horse riding, musical instrument, drama club, local gym, e outro. Pergunte aos alunos which of these hobbies do you know?.Eles provavelmente reconhecerão as palavras cognatas, como “dancing”, “football”, “hockey”, “tennis”, “musical instrument”, “golf”, “drama club”. Você pode explicar o significado das outras palavras através de mímica ou pode imprimir os flashcards neste link e utilizá-los como apoio ou fazer uma atividade de mix and match.
De posse do vocabulário, entregue o primeiro worksheet (que pode ser encontrado aqui) que contém perguntas simples sobre este gráfico. Peça para que os alunos leiam todas as perguntas e sinalizem caso tenham alguma dúvida (como, por exemplo, o significado de how many [quanto] e which [qual]). Em seguida, explique que as perguntas serão respondidas individualmente ou em pares e que os alunos deverão registrar as respostas por escrito. As respostas podem ser encontradas neste link. Dê aos alunos entre 5 e 8 minutos para completar a tarefa e corrija coletivamente. (Caso alguns alunos terminem mais rápido, podem compartilhar e comparar suas respostas com um colega).
- MATERIAL COMPLEMENTAR: Caso você não possua computador em sua sala de aula, você pode imprimir este slide em tamanho grande para expor no quadro-negro, ou em uma folha de papel para distribuir entre os alunos e anotar as perguntas do worksheet no quadro.
OUTPUT
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Expressar suas preferências e hobbies em inglês e sondar as preferências dos colegas de classe.
Expectativa: Que os alunos expressem seus gostos e completem a pesquisa de opinião dos colegas de classe.
Orientações:
Aproveite a última pergunta do worksheet (Which hobbies from the survey are popular in your school?) e volte o tópico para a vida dos alunos. Pergunte a eles what are your hobbies?. Explique que, para expressar algo que gostam de fazer, devem utilizar a expressão “I like ________________” e, para o que não gostam de fazer, devem utilizar a expressão “I don’t like ____________”. Em seguida, escolha alguns alunos para contarem em voz alta qual seu hobby favorito. Caso falem algo diferente das opções mostradas no gráfico, anote no quadro, pois serão úteis para a próxima tarefa.
Output
Propósito: Praticar o target language (perguntar e expressar preferências sobre hobbies).
Expectativa: Que os alunos possam perguntar e responder a quatro colegas (tentando usar frases completas) e escolher diferentes hobbies para cada pergunta. É importante que todos participem (do seu jeito) e interajam bastante para adquirir confiança no uso da língua-alvo.
Orientações:
Diga aos alunos que, agora, cada um vai conduzir seu próprio survey. Imprima o worksheet (só a primeira página) (que pode ser encontrado aqui) e explique que cada um deve escolher quatro hobbies citados durante a aula. Em seguida, as crianças devem encontrar quatro amigos para responder seu questionário, utilizando o vocabulário aprendido: I like __________/ I don’t like______________. Na última pergunta, explique que eles devem escolher um hobby que acham interessante, mas não necessariamente praticam. Peça para que usem o formato “ hobbie + is interesting (Reading is interesting, por exemplo). Os alunos deverão pintar os quadrados de acordo com o hobby escolhido pelos amigos entrevistados.
Ao final, peça que comparem surveys com os colegas, e chequem quais as atividades mais e menos votadas. Também pode fazer um feedback coletivo: What hobbies were popular?, Who likes soccer?, How many students are interested in reading? (raise your hands) etc.
- MATERIAL COMPLEMENTAR:
Caso haja tempo, ou você pretenda explorar o assunto em uma próxima aula, no mesmo worksheet onde se encontra o survey (disponível neste link) há uma tabela para a criação de um gráfico coletivo. De posse das respostas dos questionários dos alunos, explique que agora é a vez de montar um gráfico com os hobbies preferidos deles. Utilize a primeira coluna da tabela para escrever os hobbies mais citados entre a turma nas etapas anteriores. Em seguida, peça que cada aluno verbalize sua preferência em voz alta, seguindo o padrão “I like __________________”. Compute o voto de cada aluno pintando o quadrado na linha correspondente.
Ao final, analise o gráfico com a turma e faça perguntas do tipo:
- Which hobbie is the most liked?
- Which hobbie is the least liked?
- Which hobbies you can do at home?
- Which hobbies can you do outdoors?
- Which hobbies can you do alone?
- Which hobbies need more than one person?
Sinta-se livre para acrescentar perguntas conforme o resultado de sua pesquisa. Encoraje os alunos a descreverem seus hobbies, que horas o praticam, quantas vezes na semana etc.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados. Você pode utilizar o slide ou as anotações que já estão no quadro. Utilize os flashcards para relembrar os hobbies aprendidos. Enfatize o uso de “I like/ I don’t like” “Which do you like?” etc. para expressar gostos pessoais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_10UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2256/linguagem-do-cotidiano
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Navegador de internet (Mozilla, Chrome, Explorer, Safari)
Optativas:
- Zoom, Hangout
- Google Sheets, Mentimeter
- Flipgrid, Padlet
Context
Explique aos alunos que o tema da aula é hobbies, e eles aprenderão a conversar sobre o que gostam de fazer em seu tempo livre. Para isto, eles irão analisar um gráfico sobre as atividades mais praticadas em diferentes países.
Para trabalhar o vocabulário que será utilizado na aula, compartilhe com a turma o jogo da memória sobre hobbies para que eles, de maneira lúdica, entrem em contato com as atividades que aparecerão na lesson.
Compartilhe com antecedência os gráficos do site Students of the World através de alguma plataforma de troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Messenger). Explique o contexto dos gráficos e peça aos alunos que identifiquem as informações contidas no worksheet.
Peça aos estudantes que anotem suas respostas e as levem para a aula síncrona, ou enviem suas respostas através de um formulário no Google Sheets ou Mentimeter.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, abra o site com as enquetes e siga as instruções do slide para conduzir as perguntas da aula.
Você pode trabalhar com o gráfico de diferentes maneiras. Utilize as sugestões do slide de context caso a turma tenha condições de analisar gráficos com facilidade.
Em seguida, concentre-se no gráfico sobre hobbies. Utilize as perguntas do input para guiar a análise.
Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do input através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.
Output
Aproveite um encontro síncrono para fazer a dinâmica presente no output: utilizando o vocabulário aprendido durante a lesson. Pergunte aos alunos "What is your favourite hobbie?" e deixe que respondam oralmente utilizando a estrutura "(hobbie) is interesting".
Em seguida divida turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que os alunos completem a tarefa. Eles deverão perguntar e responder uns aos outros sobre seus hobbies favoritos e enviar as respostas através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de hobbies que lembrarem, ou perguntando "Who likes playing basketball?", por exemplo, e pedindo que os alunos que gostam de jogar basquete levantem a mão.
Em uma aula assíncrona, você pode fazer a pergunta "What hobbies do you find interesting?" deixar que os alunos enviem a resposta.
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos que utilizem o worksheet para produzir uma enquete com a família. A família também pode ser incluída na lesson através de um pequeno vídeo ou foto mostrando o que fazem nos momentos de lazer. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Chart about students’ preferred hobbies (global survey)
- OUTPUT: Students complete survey about hobbies with their classmates
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes