Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Nesta aula os estudantes aprenderão a relacionar diferentes ferramentas para a realização de observações astronômicas, bem como a localizar e a identificar características de constelações, planetas, dentre outros corpos celestes.
Sobre esta aula:
Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a habilidade EF06CI14.
Materiais necessários para a aula: papel de cor preta, glíter prateado, barbante, lantejoulas, tesouras, cola, cópia da carta celeste do estado onde a escola está localizada (disponível no site do planetário do RJ): (http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt )
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula, consulte o livro “Reconhecimento do céu”, de Paulo Gomes Varella (Editora UNB) e o módulo 1 de Astronomia do Centro de Divulgação de Astronomia da USP (link: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html).
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que diferentes astros podem ser visualizados e identificados quando observamos o céu.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o trecho do filme “O Rei Leão” (1994) a partir do tempo 0:50:07 até 0:52:07 (imagem relacionada ao trecho é apresentada neste slide). Após a exibição do vídeo, realize uma breve conversa com os alunos a respeito dos astros, a partir da pergunta contida no slide. Em caso de indisponibilidade de projetor para a exibição da imagem e/ou do vídeo, comente as informações neles exibidas.
Durante o bate-papo, comente que os seres humanos sempre buscaram compreender informações sobre os astros. Caso considere oportuno, neste momento cite a lenda indígena a respeito do surgimento das estrelas (“Como surgiram as estrelas”, de Clarice Lispector. Link: http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ClariceLispector.pdf
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e comentem algo sobre os astros que já visualizaram e/ou puderam reconhecer no céu. Não se preocupe em responder os questionamentos deles neste momento, mas sim, estimule-os a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Os alunos serão divididos em grupos de cinco integrantes e receberão a cópia da carta celeste (Link do planetário do Rio de Janeiro para obtenção da carta celeste: http://www.planetariodorio.com.br/astronomia/cartas-celestes/?cid=Vitoria&lat=-20.2976&long=-40.2958&elev=10&ano=2018&mes=06&dia=14&hora=08&min=46&seg=48&qtdest=4.0&est=S&lincon=S&nomcon=S&plansolu=S&cor=C&tam=800&fh=-3.0&lang=pt), papel de cor preta, glíter, barbante, lantejoulas, tesoura e cola. Em seguida, os estudantes deverão confeccionar sobre o papel uma constelação previamente selecionada (pelo professor ou via sorteio), porém, sem nomeá-las. É importante que demais astros localizados próximos à constelação selecionada seja também representados, a fim de facilitar a localização dela e a compreensão das posições relativas dos corpos celestes no espaço.
Após a produção das representações, os alunos devem apresentar a imagem para os demais alunos da turma e, neste momento, os mesmos devem identificá-la por meio da observação de suas características e do uso de suas cartas celestes.
Em seguida, utilize um celular, um tablet ou qualquer aparelho com plataforma Android para realizar a exploração do aplicativo “SkyMap” e a identificação das posições relativas das constelações representadas.
Como alternativa, em caso de ausência de internet na escola, realize o download do vídeo de realidade virtual “Constelations” (https://www.youtube.com/watch?v=WDR1a9RP6io). Ele pode ser exibido em um computador, um celular ou em um tablet e, da mesma forma você faria se estivesse usando o “SkyMap”, solicite que cada grupo busque encontrar a sua própria constelação durante a experiência interativa.
Em caso de indisponibilidade de quaisquer recursos eletrônicos como o computador, tablet ou celular, solicite que os alunos ordenem as constelações produzidas sobre uma superfície ou colem-nas sobre uma cartolina, observando suas posições de acordo com a carta celeste (posicionada corretamente em relação aos pontos cardeais).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Permita que os alunos compartilhem os saberes adquiridos no decorrer da atividade. Ressalte o que eles aprenderam na aula, utilizando-se dos modelos produzidos durante as atividades. Ressalte que a observação astronômica foi objeto de interesse humano, por despertar a curiosidade das pessoas e também por representar uma forma de auxílio em sua orientação e na determinação de momentos no ano. Comente que, com o passar do tempo, a observação a olho nu foi substituída por instrumentos astronômicos, como o astrolábio e o telescópio. Conte que hoje dispomos de diversas ferramentas para observação e reconhecimento do céu, como aplicativos astronômicos, consteloscópios, telescópios modernos, dentre outros.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora. Comente que povos antigos delimitavam áreas no céu nas quais conseguiam identificar desenhos, de acordo com as posições dos astros observáveis e, por meio deles, orientavam-se no espaço geográfico. Esclareça que também utilizou-se por muito tempo a observação das constelações como meio para determinação das estações do ano. Atualmente, a união astronômica internacional determinou áreas com 88 constelações, que são constituídas por estrelas visíveis a partir da Terra. Tais áreas podem ser descritas e utilizadas para abastecer bancos de dados, determinados a partir de diferentes ferramentas astronômicas.