12399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Calendário: o dia, o mês e o ano

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Calendário: o dia, o mês e o ano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de reconhecer unidades básicas do tempo como dias, semanas e ano.

Materiais necessários para a aula: Vídeo "Que dia é hoje?", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=jUATeQx1gSo , lápis, borracha e fita adesiva (para montar o painel).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir como o calendário, um sistema que permite medir e representar graficamente o passar do tempo, é organizado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide, a fim de tematizar o que vem a ser um calendário e para que ele serve. Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias.

Converse com as crianças que, na aula de hoje, entenderemos melhor o que é um calendário e como ele é organizado.

Projete o vídeo “Que dia é hoje?”, de 2’25”. Caso não seja possível projetar o vídeo, imprima ou escreva a letra da música no quadro para cantar com as crianças.

Após cantar e explorar a música com os alunos, conversem sobre a necessidade que nós, humanos, temos em marcar o tempo, a fim de organizar o passado, o presente e o futuro. Levante algumas questões como:

  • Você já consegue responder o que é um calendário?
  • Para que ele serve?
  • Quem tem um calendário em casa?
  • Alguém sabe dizer como ele é organizado?
  • Em que momentos utilizamos o calendário?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que eles falem livremente suas hipóteses e anote-as no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo perguntas como:

  • Será que existe outros tipos de calendários?
  • Como o calendário é organizado?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote-os no quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em seis grupos, distribua dois meses para cada grupo (as folhas com os meses, tem referência ao ano de 2018 e estão disponíveis no arquivo para impressão). As tabelas dos meses já terão o primeiro e o último dia previamente demarcado. Os demais dados deverão ser preenchidos pelos alunos, como os dias da semana, os dias que faltam no mês e o ano atual. Deixe um tempo disponível para que os grupos possam observar as folhinhas dos meses, comparem e percebam suas diferenças e regularidades.

Questione:

  • Quem sabe o que essas folhas representam?
  • Se temos 6 grupo e cada grupo representa dois meses do ano. Quantos meses um ano possui?
  • Em qual ano estamos? (Ao acertarem, peça que todos os grupos escrevam nas folhas onde demarca o ano).
  • A semana sempre começa aos domingos, de acordo com as folhas dos meses, uma semana tem quantos dias? Quais são esses dias? (permita que as crianças já façam as marcações).

Após o preenchimento de todos os dados do calendário, os grupos se unirão para organizar em ordem os meses do ano, em um grande painel que pode ser exposto no quadro ou em uma parede. Oriente as crianças a se lembrarem da música “Que dia é hoje?”, aprendida no início da aula. Após a organização do painel, discuta os conceitos para que os alunos percebam como o calendário é organizado:

  • Em qual ano estamos?
  • Quantos meses tem o ano? Quais são esses meses?
  • Quantos dias tem uma semana? Quais são esses dias da semana?
  • Todos os meses têm a mesma quantidade de dias? O que vocês podem observar com relação a isso? (Nesse momento, explore que temos meses de 30 e 31 dias e que apenas fevereiro tem 28. Permita, também, que os alunos observem que, ao terminar um mês, o primeiro dia do próximo mês, também acontece a sequência da semana).
  • Afinal que dia é hoje? (Discuta como encontrar no calendário um dia determinado).

É importante que o painel permaneça exposto na sala, para futuras pesquisas e diferentes consultas. Explore diariamente, enfatizando o dia do mês e da semana para que os alunos percebam o passar do tempo. Use o calendário para marcar quantos dias faltam para um determinado acontecimento, como por exemplo, o dia do passeio da turma ou o próximo aniversariante do mês, essas ações contribuirão para sistematizar ainda mais a aprendizagem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sistematize as aprendizagens, explorando todas as características de organização do calendário criado pela turma. Chame a atenção para o fato de que o calendário é constituído por 12 meses, que representam um ano. Informe que esses meses podem ter entre 28 a 31 dias e que cada semana tem sete dias. Reforce com as crianças, quais são os meses do ano e os dias da semana.

Com o calendário exposto, comente as funções e os usos do calendário, diga que o calendário é usado para marcar a passagem do tempo e que ele também serve para que as pessoas possam se organizar, como por exemplo, saber o dia de aniversário de um colega da turma, saber quais são os feriados que comemoramos, quando se iniciam e terminam as férias, entre vários outros acontecimentos.

Para praticar, questione a turma sobre alguma data comemorativa, enfatizando o mês e o dia em que ela acontece, e peça para que as crianças falem que dia da semana esse evento acontecerá. Esse exercício pode ser feito novamente em outros momentos e em outros dias.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de reconhecer unidades básicas do tempo como dias, semanas e ano.

Materiais necessários para a aula: Vídeo "Que dia é hoje?", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=jUATeQx1gSo , lápis, borracha e fita adesiva (para montar o painel).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir como o calendário, um sistema que permite medir e representar graficamente o passar do tempo, é organizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide, a fim de tematizar o que vem a ser um calendário e para que ele serve. Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias.

Converse com as crianças que, na aula de hoje, entenderemos melhor o que é um calendário e como ele é organizado.

Projete o vídeo “Que dia é hoje?”, de 2’25”. Caso não seja possível projetar o vídeo, imprima ou escreva a letra da música no quadro para cantar com as crianças.

Após cantar e explorar a música com os alunos, conversem sobre a necessidade que nós, humanos, temos em marcar o tempo, a fim de organizar o passado, o presente e o futuro. Levante algumas questões como:

  • Você já consegue responder o que é um calendário?
  • Para que ele serve?
  • Quem tem um calendário em casa?
  • Alguém sabe dizer como ele é organizado?
  • Em que momentos utilizamos o calendário?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que eles falem livremente suas hipóteses e anote-as no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo perguntas como:

  • Será que existe outros tipos de calendários?
  • Como o calendário é organizado?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote-os no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em seis grupos, distribua dois meses para cada grupo (as folhas com os meses, tem referência ao ano de 2018 e estão disponíveis no arquivo para impressão). As tabelas dos meses já terão o primeiro e o último dia previamente demarcado. Os demais dados deverão ser preenchidos pelos alunos, como os dias da semana, os dias que faltam no mês e o ano atual. Deixe um tempo disponível para que os grupos possam observar as folhinhas dos meses, comparem e percebam suas diferenças e regularidades.

Questione:

  • Quem sabe o que essas folhas representam?
  • Se temos 6 grupo e cada grupo representa dois meses do ano. Quantos meses um ano possui?
  • Em qual ano estamos? (Ao acertarem, peça que todos os grupos escrevam nas folhas onde demarca o ano).
  • A semana sempre começa aos domingos, de acordo com as folhas dos meses, uma semana tem quantos dias? Quais são esses dias? (permita que as crianças já façam as marcações).

Após o preenchimento de todos os dados do calendário, os grupos se unirão para organizar em ordem os meses do ano, em um grande painel que pode ser exposto no quadro ou em uma parede. Oriente as crianças a se lembrarem da música “Que dia é hoje?”, aprendida no início da aula. Após a organização do painel, discuta os conceitos para que os alunos percebam como o calendário é organizado:

  • Em qual ano estamos?
  • Quantos meses tem o ano? Quais são esses meses?
  • Quantos dias tem uma semana? Quais são esses dias da semana?
  • Todos os meses têm a mesma quantidade de dias? O que vocês podem observar com relação a isso? (Nesse momento, explore que temos meses de 30 e 31 dias e que apenas fevereiro tem 28. Permita, também, que os alunos observem que, ao terminar um mês, o primeiro dia do próximo mês, também acontece a sequência da semana).
  • Afinal que dia é hoje? (Discuta como encontrar no calendário um dia determinado).

É importante que o painel permaneça exposto na sala, para futuras pesquisas e diferentes consultas. Explore diariamente, enfatizando o dia do mês e da semana para que os alunos percebam o passar do tempo. Use o calendário para marcar quantos dias faltam para um determinado acontecimento, como por exemplo, o dia do passeio da turma ou o próximo aniversariante do mês, essas ações contribuirão para sistematizar ainda mais a aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sistematize as aprendizagens, explorando todas as características de organização do calendário criado pela turma. Chame a atenção para o fato de que o calendário é constituído por 12 meses, que representam um ano. Informe que esses meses podem ter entre 28 a 31 dias e que cada semana tem sete dias. Reforce com as crianças, quais são os meses do ano e os dias da semana.

Com o calendário exposto, comente as funções e os usos do calendário, diga que o calendário é usado para marcar a passagem do tempo e que ele também serve para que as pessoas possam se organizar, como por exemplo, saber o dia de aniversário de um colega da turma, saber quais são os feriados que comemoramos, quando se iniciam e terminam as férias, entre vários outros acontecimentos.

Para praticar, questione a turma sobre alguma data comemorativa, enfatizando o mês e o dia em que ela acontece, e peça para que as crianças falem que dia da semana esse evento acontecerá. Esse exercício pode ser feito novamente em outros momentos e em outros dias.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano