Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma introdução à mitose.
Materiais necessários para a aula: Projetor e computador ou cartazes com as imagens sugeridas, cartolina colorida (uma por trio de alunos), canetinhas ou lápis de cor, lápis, acesso à internet ou materiais para pesquisa (livro didático ou dicionário), borracha e uma folha impressa para cada aluno (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit).
A proposta desta aula é montar um mapa conceitual.
Para saber mais: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Disponível em: http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf, acesso em 23 jun. 2018 e CARNEIRO, S. P.; DAL-FARRA, R. A. As situações-problema no ensino de genética: estudando a mitose. Revista Genética na Escola, v. 6, n° 2, 2011. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/b703be_52af92c4c6b94a3ba1532c2c6a808bb9.pdf, acesso: em 20 mai. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013,
p. 291 e p.299.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente as imagens aos estudantes e converse com eles sobre o que elas representam. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta e compartilhem as suas concepções prévias com a turma: O que está sendo demonstrado na imagem?; Sempre fomos do mesmo tamanho?; O processo de crescimento acontece apenas com os seres humanos? Dê exemplos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro e leia com os alunos a Questão disparadora. Escreva no quadro as falas dos estudantes. Não julgue as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança neste momento de levantamento das concepções prévias sobre o assunto.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida os alunos em trios. Distribua cópias do texto que trata do crescimento de um ser humano e que insere a problemática da divisão celular nas células somáticas: a mitose (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit). Oriente os trios que devem decidir quem assume cada papel para uma leitura ativa. Os papéis são: um leitor, que fará a leitura em voz alta para todos, um escriba, que vai anotando as ideias que considera principais do texto, e um detetive, que vai marcar as palavras desconhecidas ou trechos a ser investigados (esta investigação pode ser realizada usando internet e celular ou no livro didático, ou com um dicionário, ou, ainda, esclarecendo diretamente as dúvidas com você, professor. Não dê respostas prontas, mas problematize para que os alunos cheguem às suas conclusões). No final, os alunos devem elaborar um mapa conceitual utilizando a cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis e borracha. Lembre-os que, por se tratar de um cartaz, o tamanho da letra deve ser adequado para que todos consigam ler mesmo sentado na última fileira da sala de aula. Para saber mais sobre mapas conceituais: para um melhor aproveitamento da aula os estudantes já devem estar familiarizados com este método de organização conceitual: MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa, em https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf, acesso em: 21 jun. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça para que cada trio apresente e explique seu mapa conceitual à turma. No final, compare com as concepções iniciais, fazendo as relações percebidas por você, professor, retomando os registros das ideias dos alunos ao responderem a Questão disparadora. Oriente-os a comparar as ideias iniciais ao que foi apresentado pelos grupos e ao conteúdo sugerido neste slide, registrando os conceitos abordados nesta aula. Lembrando que a mitose acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Para saber mais: LINHARES, S.; GEWANDSZNADJER, F.; PACCA, H. BIOLOGIA HOJE, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017, p. 140 e LOPES, S.; ROSSO, S. BIO, vol. 1, 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 291 e p.299.
Para o professor saber mais: https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/a/bacterial-binary-fission&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNHis9vmxbkJhultytiiCY06U_UEUQ e https://www.google.com/url?q=https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/mitosis/v/mitosis&sa=D&ust=1528570018315000&usg=AFQjCNFWN_rAOM44PR0AcFn2AU1Np6sW0A, acesso em: 8 jun. 2018.