12338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (Whatsapp, por exemplo);
- Optativas: site para criação de fórum (Forumeiros, por exemplo); Videochamada (Zoom ou Hangouts, por exemplo).

Contexto e questão disparadora
Questione os alunos sobre o motivo pelo qual sentimos nossa boca salivar quando vemos ou cheiramos algum alimento que gostamos muito.
- Sempre sentimos isso?
- Por que será que isso acontece?

Solicite que respondam por meio de mensagens em grupo de Whatsapp ou Fórum.

Mão na massa
Peça para que as crianças escolham um alimento que tenham em casa. Eles devem comer o alimento, porém, seguindo as instruções:
1. Coloque o alimento na boca e aguarde alguns segundos para começar a mastigá-lo. Atentem-se para o que está acontecendo com o alimento.
2.  Mastigue lentamente e observe o que está acontecendo. Realize cada etapa de forma lenta, de modo que seja possível observar o que está acontecendo.

Após engolir o alimento, solicite que os alunos gravem um áudio explicando o que perceberam ao realizarem a atividade e compartilhem com os colegas.

Sistematização
Faça os alunos refletirem sobre o que aconteceria se o alimento fosse engolido da forma como ele é posto na boca. Então, discutam sobre a importância dos processos ocorridos ainda na boca para a digestão do alimento.

Convite às famílias
Os familiares podem propor que a atividade Mão na Massa seja realizada novamente e com outras opções de alimento, como biscoitos de sal, jujuba, iogurte, etc.

Para cada alimento, as percepções do que ocorre dentro da boca podem ser diferentes. Essa é uma oportunidade da família refletir sobre a importância de mastigar bem os alimentos antes de o engolirem.

Sugestão Enviada Por:


Código: CIE5_05V&E02

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas