12294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Alimentos processados x absorção dos nutrientes

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Alimentos processados x absorção dos nutrientes

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas fundamentais para disparar reflexões sobre a importância das escolhas de alimentos e produtos, com foco em uma alimentação saudável. O objetivo é que esse seja um momento em que os alunos construam novos conhecimentos. Portanto, o foco não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma dos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE05, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Apesar desta não aula não fazer parte de uma sequência, para seu maior aproveitamento seria interessante que o plano CIE5_07VE02 - Nutrientes! O que são e para que servem?, fosse aplicado anteriormente.

Materiais necessários para a aula: impressão dos materiais complementares, tesoura e dados para o jogo de tabuleiro.

Professor: Para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. No capítulo 2, podemos encontrar especificidades desta aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma e pergunte:

  • O que são nutrientes?
  • Para que os nutrientes servem?
  • Qual será a relação entre alimentos e nutrientes?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote as respostas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, reproduza o cartaz e as perguntas de Carol no quadro. Faça as perguntas para a turma.

Para potencializar a discussão, você pode perguntar:

  • Por que é importante conhecermos esses termos?
  • Em que eles influenciam nos alimentos?

Promova a discussão e anote as diferentes hipóteses levantadas pelos alunos. Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. Estes serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anote a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Para potencializar a discussão, proponha as seguintes perguntas para a turma:

  • Os nutrientes são encontrados nos alimentos, mas para que eles servem?
  • Vocês comem mais produtos naturais ou industrializados?

É possível que algum aluno traga consigo alguma informação que os alimentos industrializados podem ser maléficos para a saúde. A ideia aqui é levantar uma breve discussão acerca dessa informação como introdução da temática da aula. O professor pode questionar sobre o motivo pelo qual eles acreditam que há ou não nutrientes em alimentos industrializados e, se eles chegarem ao consenso de que não há, questioná-los sobre o que aconteceu para que aquele alimento perdesse os nutrientes. Incentive os alunos a discutirem sobre as respostas entre si e, em seguida, escrevam individualmente em uma folha ou no caderno o que pensam sobre as questões. Esse registro será retomado no final da aula, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final dela.

O professor deve ficar atento para os alunos que ainda têm alguma dificuldade de escrita. Uma estratégia seria fazer uma dupla produtiva.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, reproduza o esquema no quadro. Nesta aula, o Mão na Massa será dividido em duas etapas. Converse com a turma que hoje o trabalho será realizado em grupos e todos terão um papel importante na produção. Reforce também que a pesquisa é fundamental para que eles construam novos conhecimentos.

Etapa 1

Apresente o esquema sobre a categoria dos alimentos para a turma, a fim de promover uma pequena discussão. Segue sugestões de perguntas:

  • Por que será que os alimentos são divididos em categorias?
  • O que acontece com os nutrientes em cada categoria?

A cada pergunta, incentive o grupo a discutir as hipóteses. Em seguida, entregue o material de apoio do aluno. Para acessá-lo, basta buscar nos materiais complementares desta aula. Oriente a turma a fazer a leitura e destaque que esse momento é fundamental para a construção do jogo. Ao término da leitura, retome as perguntas acima e questione-os se, após a leitura, alguém mudaria sua resposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o conteúdo para os alunos.

Etapa 2

Converse com a turma que eles serão responsáveis pela construção de um jogo de tabuleiro. Para isso, será necessário utilizar o material para tirar possíveis dúvidas durante a construção. Cada grupo receberá um tabuleiro de papel e cartões de instruções a serem preenchidos. Para acessar o modelo, busque-o nos materiais complementares desta aula.

Agora é hora de criar as instruções dos cartões. Cada grupo receberá um exemplo, reforce com a turma que é importante que, na instrução, apareça uma pergunta que envolva um alimento e em qual categoria ele se encaixa.

Para o trabalho em grupo é importante que a discussão seja coletiva, porém é necessário que cada integrante assuma uma função: um será escriba, outro revisor, outro pode cortar os cartões e assim por diante. Durante a construção dos cartões é importante que o professor circule entre os grupos. Ao perceber que o grupo comete equívocos na classificação do alimentos, pode perguntar:

  • Em qual categoria esse alimento se encaixa?
  • Relate as características dele. Pensando nessas características, qual é a categoria dele?

Os alunos também podem ter dificuldade na construção da perguntas. Para ajudá-los, pode perguntar:

  • A informação está completa?
  • O que podemos melhorar para o outro descobrir a categoria do alimento?

Ao término da construção, anuncie que agora é hora de jogar, mas não jogarão o seu jogo e sim o de outro grupo (troque os jogos entre os grupos). Se um grupo observar algumas falhas na construção dos cartões de instruções, bem como nas informações, incentive que façam sugestões de melhorias para o cartão.

Regras do jogo:

Distribua um pino para cada jogador;

Todos devem colocar o pino na casa “Saída”;

Peça que os jogadores lancem o dado. Quem tirar o maior número iniciará o jogo;

O jogador deve lançar o dado e avançar o número de casas correspondentes;

Se cair na casa com o “?” um outro jogador deve pegar uma carta e fazer a pergunta contida nela, aguardar a resposta e conferir se a resposta está correta ou não.

Ganha aquele que chegar primeiro na casa “Chegada”.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, explique que será construído de forma coletiva um mapa textual. Converse com a turma que hoje aprendemos que os alimentos podem sofrer transformações e, nesses processos, podem perder seu valor nutricional. Conhecer esses processos e suas implicações é fundamental para a escolha de uma alimentação saudável, equilibrada e moderada. Retome com a turma a questão disparadora e suas respectivas anotações.

Questão disparadora: Quais as diferenças entre o alimento industrializado e o alimento natural?

  • Depois de tudo que estudamos, o que responderiam de diferente do início da aula?
  • Podemos consumir esse tipo de produtos diariamente? Por quê?
  • Eles possuem nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do nosso corpo?

Anote no quadro a conclusão dos alunos e peça para que copiem em seus cadernos, para futuras consultas. Construa com a turma uma mapa textual para sistematizar o que foi aprendido. É interessante que o mapa seja construído em uma cartolina, ou papel pardo, para que fique exposto na sala. Para essa construção, utilize os pequenos textos, encontrados nos materiais complementares desta aula. Leia cada pequeno texto e decida com a turma onde ele se encaixa no mapa textual.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas fundamentais para disparar reflexões sobre a importância das escolhas de alimentos e produtos, com foco em uma alimentação saudável. O objetivo é que esse seja um momento em que os alunos construam novos conhecimentos. Portanto, o foco não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma dos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE05, CIE5_07VE08 e CIE5_07VE10.

Apesar desta não aula não fazer parte de uma sequência, para seu maior aproveitamento seria interessante que o plano CIE5_07VE02 - Nutrientes! O que são e para que servem?, fosse aplicado anteriormente.

Materiais necessários para a aula: impressão dos materiais complementares, tesoura e dados para o jogo de tabuleiro.

Professor: Para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. No capítulo 2, podemos encontrar especificidades desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide, se não for possível, leia o título para a turma e pergunte:

  • O que são nutrientes?
  • Para que os nutrientes servem?
  • Qual será a relação entre alimentos e nutrientes?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote as respostas no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, reproduza o cartaz e as perguntas de Carol no quadro. Faça as perguntas para a turma.

Para potencializar a discussão, você pode perguntar:

  • Por que é importante conhecermos esses termos?
  • Em que eles influenciam nos alimentos?

Promova a discussão e anote as diferentes hipóteses levantadas pelos alunos. Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos. Estes serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, anote a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Para potencializar a discussão, proponha as seguintes perguntas para a turma:

  • Os nutrientes são encontrados nos alimentos, mas para que eles servem?
  • Vocês comem mais produtos naturais ou industrializados?

É possível que algum aluno traga consigo alguma informação que os alimentos industrializados podem ser maléficos para a saúde. A ideia aqui é levantar uma breve discussão acerca dessa informação como introdução da temática da aula. O professor pode questionar sobre o motivo pelo qual eles acreditam que há ou não nutrientes em alimentos industrializados e, se eles chegarem ao consenso de que não há, questioná-los sobre o que aconteceu para que aquele alimento perdesse os nutrientes. Incentive os alunos a discutirem sobre as respostas entre si e, em seguida, escrevam individualmente em uma folha ou no caderno o que pensam sobre as questões. Esse registro será retomado no final da aula, com o objetivo de confrontar o que sabiam antes da discussão e o que aprenderam ao final dela.

O professor deve ficar atento para os alunos que ainda têm alguma dificuldade de escrita. Uma estratégia seria fazer uma dupla produtiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, reproduza o esquema no quadro. Nesta aula, o Mão na Massa será dividido em duas etapas. Converse com a turma que hoje o trabalho será realizado em grupos e todos terão um papel importante na produção. Reforce também que a pesquisa é fundamental para que eles construam novos conhecimentos.

Etapa 1

Apresente o esquema sobre a categoria dos alimentos para a turma, a fim de promover uma pequena discussão. Segue sugestões de perguntas:

  • Por que será que os alimentos são divididos em categorias?
  • O que acontece com os nutrientes em cada categoria?

A cada pergunta, incentive o grupo a discutir as hipóteses. Em seguida, entregue o material de apoio do aluno. Para acessá-lo, basta buscar nos materiais complementares desta aula. Oriente a turma a fazer a leitura e destaque que esse momento é fundamental para a construção do jogo. Ao término da leitura, retome as perguntas acima e questione-os se, após a leitura, alguém mudaria sua resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o conteúdo para os alunos.

Etapa 2

Converse com a turma que eles serão responsáveis pela construção de um jogo de tabuleiro. Para isso, será necessário utilizar o material para tirar possíveis dúvidas durante a construção. Cada grupo receberá um tabuleiro de papel e cartões de instruções a serem preenchidos. Para acessar o modelo, busque-o nos materiais complementares desta aula.

Agora é hora de criar as instruções dos cartões. Cada grupo receberá um exemplo, reforce com a turma que é importante que, na instrução, apareça uma pergunta que envolva um alimento e em qual categoria ele se encaixa.

Para o trabalho em grupo é importante que a discussão seja coletiva, porém é necessário que cada integrante assuma uma função: um será escriba, outro revisor, outro pode cortar os cartões e assim por diante. Durante a construção dos cartões é importante que o professor circule entre os grupos. Ao perceber que o grupo comete equívocos na classificação do alimentos, pode perguntar:

  • Em qual categoria esse alimento se encaixa?
  • Relate as características dele. Pensando nessas características, qual é a categoria dele?

Os alunos também podem ter dificuldade na construção da perguntas. Para ajudá-los, pode perguntar:

  • A informação está completa?
  • O que podemos melhorar para o outro descobrir a categoria do alimento?

Ao término da construção, anuncie que agora é hora de jogar, mas não jogarão o seu jogo e sim o de outro grupo (troque os jogos entre os grupos). Se um grupo observar algumas falhas na construção dos cartões de instruções, bem como nas informações, incentive que façam sugestões de melhorias para o cartão.

Regras do jogo:

Distribua um pino para cada jogador;

Todos devem colocar o pino na casa “Saída”;

Peça que os jogadores lancem o dado. Quem tirar o maior número iniciará o jogo;

O jogador deve lançar o dado e avançar o número de casas correspondentes;

Se cair na casa com o “?” um outro jogador deve pegar uma carta e fazer a pergunta contida nela, aguardar a resposta e conferir se a resposta está correta ou não.

Ganha aquele que chegar primeiro na casa “Chegada”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, explique que será construído de forma coletiva um mapa textual. Converse com a turma que hoje aprendemos que os alimentos podem sofrer transformações e, nesses processos, podem perder seu valor nutricional. Conhecer esses processos e suas implicações é fundamental para a escolha de uma alimentação saudável, equilibrada e moderada. Retome com a turma a questão disparadora e suas respectivas anotações.

Questão disparadora: Quais as diferenças entre o alimento industrializado e o alimento natural?

  • Depois de tudo que estudamos, o que responderiam de diferente do início da aula?
  • Podemos consumir esse tipo de produtos diariamente? Por quê?
  • Eles possuem nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do nosso corpo?

Anote no quadro a conclusão dos alunos e peça para que copiem em seus cadernos, para futuras consultas. Construa com a turma uma mapa textual para sistematizar o que foi aprendido. É interessante que o mapa seja construído em uma cartolina, ou papel pardo, para que fique exposto na sala. Para essa construção, utilize os pequenos textos, encontrados nos materiais complementares desta aula. Leia cada pequeno texto e decida com a turma onde ele se encaixa no mapa textual.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano