9648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Divisão com resto 0

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver através de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartição equitativa e resto 0.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08)  Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.

Objetivo específico  

Resolver através de registro pessoal operações de divisão  com o significado de repartição equitativa e resto 0.

Conceito-chave    

Divisão com resto 0.

Recursos necessários

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • cartazes,
  • cartões com desafios,
  • envelopes,
  • materiais manipulativos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que eles aprenderão com a aula.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos. Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.Esclareça o significado de registro pessoal.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.

Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.Projete o slide ou imprima a atividade no link abaixo.

Discuta com a turma:

  • O que você imagina quando vê o desenho?
  • A qual ideia matemática você associa a imagem?
  • Todos os carrinhos foram distribuídos?
  • Sobrou algum carrinho?
  • Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.

Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.

Discuta com a turma:

  • O que você imagina quando vê o desenho?
  • A qual ideia matemática você associa a imagem?
  • Todos os carrinhos foram distribuídos?
  • Sobrou algum carrinho?
  • Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Desafiar os alunos a fazer uma divisão equitativa

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos em grupos pequenos e deixe-os explorar o problema, utilizando as suas próprias estratégias de cálculos.

Discuta com a turma: Movimente-se pelos grupos e instigue seus alunos a pensar:

  • Como vocês estão pensando em dividir os chocolates ?
  • Cada criança poderá ganhar uma barrinha? Por que?
  • Registre da forma como estão pensando para socializar com seus colegas.

Nesse momento, vá observando a forma como os alunos organizam o pensamento. Se vão contar todos os pedacinhos primeiro. Se vão distribuindo um a um. Se utilizam a adição para representar, etc.

À medida que for observando as dificuldades sinalizadas pelos alunos, faça intervenções pontuais, auxiliando-os a organizar o pensamento matemático.

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Textos de apoio

Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto da sua aula, clique aqui

Para compreender o uso do algoritmo e a importância do desenvolvimento de estratégias pessoais , clique aqui

Conheça dicas de agrupamento dos alunos clicando aqui

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Discutir as estratégias encontradas pelos alunos.

Orientação: Fale para os alunos que você fará a troca das soluções entre os grupos, em sistema de rodízio, para que todos possam ver as estratégias utilizadas pelos outros grupos.Esses slides trazem possíveis soluções,e devem ser aproveitadas, se você achar necessário e somente depois de explorar as estratégias usadas pelos seus alunos.

Faça um painel na sala, onde os grupos fixarão as atividades e essas ficarão expostas por alguns dias para análises e observações posteriores.

Discuta com a turma: A discussão da solução não acontece apenas nesse momento. Antes, durante a aplicação das atividades, você deverá estimular seus alunos a pensar e discutir com eles suas estratégias. Ao retomar a discussão das soluções, nesse momento da aula, você já tem suas constatações das dificuldades de seus alunos. E dos elementos que você deverá destacar ao socializar as respostas.

  • Existe apenas uma maneira de resolver o problema?
  • Como posso ter certeza se cheguei ao resultado correto?
  • Qual a ideia que é comum a todos os grupos? A ideia é a mesma?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontrada pelos alunos.

Orientação: Provavelmente, os alunos indicarão a distribuição dos chocolates por linhas. Mas é possível que os alunos utilizem um caminho diferente. Estimule-os a pensar e registrar com desenhos esse caminho.

Discuta com a turma: Quando o grupo estiver resolvendo, pergunte, instigue e envolva a classe a ouvir como seus colegas conduziram a solução do problema.

  • Tem uma barrinha para cada criança?
  • Como posso distribuir a mesma quantidade se tenho 3 chocolates e quatro crianças?

Discussão da solução 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos.

Orientação: É ideal que todos os alunos tenham acesso a materiais manipulativos para resolver situações matemáticas. É possível que a maioria dos alunos foquem na representação concreta. Pode ser que um grupo cole tampinhas ou palitinhos para representar a forma como resolveram o problema.

Discuta com a turma:

  • Foi possível chegar ao resultado utilizando outros materiais de contagem?
  • O que cada botão desenhado aqui representa no problema?

Discussão da solução 3 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos

Orientação: Para chegar a esse registro, o aluno já terá compreendido a ideia da divisão.Pode ser que apareça, porém esse não é o objetivo da aula, e sim registros pessoais. É importante que os alunos compreendam que essa é mais uma das formas de registro do conceito trabalhado, mas não é a única.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia o problema sugere com a palavra distribuição. Pense como se você fosse a menina. E quisesse compartilhar seus chocolates. O que você estaria fazendo?
  • Existe outra forma de representar essa ideia ?
  • Esse grupo apresentou o sinal da divisão. Você já conhecia?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Apresentar a síntese do que foi aprendido na aula.

Orientação: Retome as soluções de divisão apresentadas durante a atividade. Pergunte aos alunos qual a forma de registro da solução que mais chamou a atenção deles. E se todas as soluções levaram a resposta correta do problema.Eles devem concluir que dividir igualmente é repartir em partes iguais, e que para isso existem vários caminhos.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma maneira de chegar ao resultado de um problema?
  • O que quer dizer distribuir igualmente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Concluir junto dos alunos de que existem muitas maneiras de resolver o problema com ideia de dividir igualmente..

Orientação:Resuma a aprendizagem do dia em uma frase.Leia junto com os alunos e depois peça que copiem no caderno.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • Como você pode registrar o que você pensou?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que eles aprenderão com a aula.

Orientação: Leia o objetivo com os alunos. Explicite de maneira simples e com linguagem clara o assunto que será tratado.Esclareça o significado de registro pessoal.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08)  Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.

Objetivo específico  

Resolver através de registro pessoal operações de divisão  com o significado de repartição equitativa e resto 0.

Conceito-chave    

Divisão com resto 0.

Recursos necessários

  • Equipamento de projeção de imagem,
  • cartazes,
  • cartões com desafios,
  • envelopes,
  • materiais manipulativos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.

Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.Projete o slide ou imprima a atividade no link abaixo.

Discuta com a turma:

  • O que você imagina quando vê o desenho?
  • A qual ideia matemática você associa a imagem?
  • Todos os carrinhos foram distribuídos?
  • Sobrou algum carrinho?
  • Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.(slides 3 e 4)

Propósito: Sondar os conhecimentos dos alunos a respeito do conceito da divisão.

Orientação: Explore a compreensão da representação da operação de divisão através da ilustração. Estimule seus alunos a criarem oralmente um problema para a representação em desenho.

Discuta com a turma:

  • O que você imagina quando vê o desenho?
  • A qual ideia matemática você associa a imagem?
  • Todos os carrinhos foram distribuídos?
  • Sobrou algum carrinho?
  • Para que as caixinhas tenham a mesma quantidades de carrinhos sem sobrar nenhum, quantos carrinhos faltam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Desafiar os alunos a fazer uma divisão equitativa

Orientação: Apresente a atividade para seus alunos em grupos pequenos e deixe-os explorar o problema, utilizando as suas próprias estratégias de cálculos.

Discuta com a turma: Movimente-se pelos grupos e instigue seus alunos a pensar:

  • Como vocês estão pensando em dividir os chocolates ?
  • Cada criança poderá ganhar uma barrinha? Por que?
  • Registre da forma como estão pensando para socializar com seus colegas.

Nesse momento, vá observando a forma como os alunos organizam o pensamento. Se vão contar todos os pedacinhos primeiro. Se vão distribuindo um a um. Se utilizam a adição para representar, etc.

À medida que for observando as dificuldades sinalizadas pelos alunos, faça intervenções pontuais, auxiliando-os a organizar o pensamento matemático.

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Textos de apoio

Para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto da sua aula, clique aqui

Para compreender o uso do algoritmo e a importância do desenvolvimento de estratégias pessoais , clique aqui

Conheça dicas de agrupamento dos alunos clicando aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Discutir as estratégias encontradas pelos alunos.

Orientação: Fale para os alunos que você fará a troca das soluções entre os grupos, em sistema de rodízio, para que todos possam ver as estratégias utilizadas pelos outros grupos.Esses slides trazem possíveis soluções,e devem ser aproveitadas, se você achar necessário e somente depois de explorar as estratégias usadas pelos seus alunos.

Faça um painel na sala, onde os grupos fixarão as atividades e essas ficarão expostas por alguns dias para análises e observações posteriores.

Discuta com a turma: A discussão da solução não acontece apenas nesse momento. Antes, durante a aplicação das atividades, você deverá estimular seus alunos a pensar e discutir com eles suas estratégias. Ao retomar a discussão das soluções, nesse momento da aula, você já tem suas constatações das dificuldades de seus alunos. E dos elementos que você deverá destacar ao socializar as respostas.

  • Existe apenas uma maneira de resolver o problema?
  • Como posso ter certeza se cheguei ao resultado correto?
  • Qual a ideia que é comum a todos os grupos? A ideia é a mesma?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontrada pelos alunos.

Orientação: Provavelmente, os alunos indicarão a distribuição dos chocolates por linhas. Mas é possível que os alunos utilizem um caminho diferente. Estimule-os a pensar e registrar com desenhos esse caminho.

Discuta com a turma: Quando o grupo estiver resolvendo, pergunte, instigue e envolva a classe a ouvir como seus colegas conduziram a solução do problema.

  • Tem uma barrinha para cada criança?
  • Como posso distribuir a mesma quantidade se tenho 3 chocolates e quatro crianças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos.

Orientação: É ideal que todos os alunos tenham acesso a materiais manipulativos para resolver situações matemáticas. É possível que a maioria dos alunos foquem na representação concreta. Pode ser que um grupo cole tampinhas ou palitinhos para representar a forma como resolveram o problema.

Discuta com a turma:

  • Foi possível chegar ao resultado utilizando outros materiais de contagem?
  • O que cada botão desenhado aqui representa no problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Socializar as estratégias encontradas pelos alunos

Orientação: Para chegar a esse registro, o aluno já terá compreendido a ideia da divisão.Pode ser que apareça, porém esse não é o objetivo da aula, e sim registros pessoais. É importante que os alunos compreendam que essa é mais uma das formas de registro do conceito trabalhado, mas não é a única.

Discuta com a turma:

  • Qual ideia o problema sugere com a palavra distribuição. Pense como se você fosse a menina. E quisesse compartilhar seus chocolates. O que você estaria fazendo?
  • Existe outra forma de representar essa ideia ?
  • Esse grupo apresentou o sinal da divisão. Você já conhecia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Apresentar a síntese do que foi aprendido na aula.

Orientação: Retome as soluções de divisão apresentadas durante a atividade. Pergunte aos alunos qual a forma de registro da solução que mais chamou a atenção deles. E se todas as soluções levaram a resposta correta do problema.Eles devem concluir que dividir igualmente é repartir em partes iguais, e que para isso existem vários caminhos.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma maneira de chegar ao resultado de um problema?
  • O que quer dizer distribuir igualmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Concluir junto dos alunos de que existem muitas maneiras de resolver o problema com ideia de dividir igualmente..

Orientação:Resuma a aprendizagem do dia em uma frase.Leia junto com os alunos e depois peça que copiem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Qual informação você precisa descobrir?
  • Como você pode registrar o que você pensou?

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano