Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Quais características você daria para a substância que deverá criar?
Peça a eles que reflitam sobre ela.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Oriente os grupos a formularem hipóteses para descrever o ozônio. Peça para discutirem e registrarem:
- Como é o ozônio?
- Qual o cheiro?
- Qual a cor?
- Quais as características?
Após os registro das hipóteses, peça para os grupos lerem o texto, disponível na aba “materiais e atividades”, e compararem as informações dele com as hipóteses levantadas.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem conclusões. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a refletirem sobre o que é o ozônio.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_13T&U01
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
AULA 04
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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